Beleza

A Tarte Cosmetics chegou a Portugal (com maquilhagem vegan e não só)

A marca de maquilhagem Tarte Cosmetics acaba de chegar a Portugal e a Saber Viver entrevistou a sua fundadora. Maureen Kelly é empreendedora e criou um autêntico império de maquilhagem.

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A Tarte Cosmetics chegou a Portugal (com maquilhagem vegan e não só)
© Grafismo: Carolina Carvalhal
Marta Chaves
Escrito por
Out. 12, 2020

Não é maquilhadora profissional, é formada em Psicologia, mas quando era apenas uma jovem a viver em Nova Iorque lançou uma das marcas que viria a ser transformadora na indústria de beleza. Se não conhece a Tarte Cosmetics, saiba que o seu corretor de olheiras (o best-seller da marca) vende-se a cada 12 segundos.

Agora, a novidade é que a marca americana acaba de chegar à Sephora Portugal e com ela traz também a preocupação por produtos cruelty-free, ou seja, não são testados em animais, e também veganos.

A Saber Viver teve a oportunidade de falar com a fundadora da Tarte, Maureen Kelly, que nos contou como toda a aventura de lançar uma marca começou.

Entrevista a Maureen Kelly, fundadora da Tarte Cosmetics

O que é que os consumidores portugueses podem esperar do lançamento da Tarte?

Estou muito entusiasmada com a chegada da Tarte à Sephora Portugal, parece que estou a sonhar! Lancei a Tarte há 20 anos no meu apartamento com um quarto em Nova Iorque com o objetivo de ser uma marca destemida, com produtos multifunções com resultados eficazes.

Sempre acreditei que não se tem de adivinhar o que está dentro de um produto de maquilhagem e que não nos devemos comprometer com o que estamos a pôr na nossa pele. Por que é que se tem de escolher entre a beleza que funciona e a beleza que é saudável?

A Tarte tem o melhor dos dois mundos. Cada produto é formulado com produtos que a pele gosta (e sem os que fazem mal!) para criar beleza cruelty-free e que resulte eficazmente. Mais, 85% da linha é vegana! Além disso, a Tarte é pioneira no uso de ingredientes naturais de alta performance. Todos os nossos produtos são formulados com uma mistura de ingredientes de origem natural e outros ingredientes concebidos para atuar na pele.

Quer seja a argila da Amazónia, que ajuda a equilibrar a pele e a maquilhagem a durar mais tempo, ou o nosso óleo de maracujá, o consumidor pode descansar e confiar que não importa o que a vida lhe põe à frente, a sua maquilhagem e rotina de beleza vão estar à altura do desafio.

Como foi lançar a Tarte em 2000 numa indústria tão grande e assustadora?

Sempre sonhei em começar o meu próprio negócio. Sou empreendedora de coração! Mas a vida estava a atrapalhar-me e parecia que nunca era a altura certa. E, sinceramente, estava assustada! Finalmente, quando estava a tirar o meu mestrado em Psicologia, percebi que queria mais e comecei a pensar o que realmente queria na vida.

Sempre adorei maquilhagem e queria fazer algo na indústria da beleza. Como consumidora, sentia-me frustrada com a forma como a maquilhagem estava a ser formulada e como era complicado recriar os looks que me faziam numa loja. Isto levou-se a criar a Tarte.

Toda a minha vida fui obcecada por maquilhagem e, por isso, trabalhar na indústria da beleza sempre pareceu uma boa forma de combinar todos os meus interesses – Maureen Kelly, fundadora da Tarte

A Maureen tem dois mestrados em Psicologia. Como é que se interessou por beleza e maquilhagem?

Ao contrário de muitos outros fundadores de marcas de beleza, eu não sou maquilhadora, mas usei a minha experiência em Psicologia e Design de Interiores para trazer uma perspetiva totalmente diferente para o mundo da beleza.

Toda a minha vida fui obcecada por maquilhagem e, por isso, trabalhar na indústria sempre me pareceu uma boa forma de combinar todos os meus interesses – um pouco de Psicologia, um pouco de criatividade e muita diversão!

Tem algum conselho que gostaria de dar a mulheres empreendedoras?

Confiem no vosso instinto e nunca aceitem um não como resposta.

Os produtos da Tarte são cruelty-free e são embalados de forma sustentável. Acha que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com estes temas?

Absolutamente. Os consumidores atuais estão mais despertos do que nunca. Eles sabem que não têm de escolher entre a beleza que resulta e a beleza que é boa para a pele (e gentil com os animais!). E isso realmente aumenta a procura por produtos cruelty-free (e veganos!), formulados com ingredientes bons para a pele.

Como é que define a mulher Tarte?

Uma trendsetter [alguém que lança tendências] de beleza que é destemida, confiante, divertida e que não tem medo de ser única. Ela não descura nos produtos que aplica na pele.

Equilibra o seu tempo entre a família, amigos e tudo o resto que lhe está a acontecer na vida. E, mais importante, ela defende aquilo em que acredita.

É verdade que a icónica tinta para as maçãs do rosto da Tarte (a cheek stain) começou por ser uma mistura entre creme de barbear e xarope vermelho para a tosse criada quando era uma criança?

Sim! Estava sempre a brincar com diferentes fórmulas de maquilhagem quando era miúda. Mas tenho outra boa história.

Quando tinha cerca de 5 anos decidi maquilhar a boneca da minha irmã mais nova, a Holly Hobby Doll. ‘Roubei’ alguma maquilhagem à minha mãe e percebi rapidamente que tinha usado demasiado blush na boneca e, para remediar, tentei lavar-lhe a cara. Obviamente que aquilo foi um desastre e a Holly Hobby nunca mais foi a mesma.

Escusado será dizer que fiquei fascinada com o blush. O nosso primeiro produto foi um blush, a cheek stain, e hoje é icónico! Até hoje, o blush Amazonian Clay (que dura até 12 horas) é um dos nossos best-sellers e é o produto que mais prémios ganhou. É de doidos pensar como tudo começou!

Qual é o top 3 de produtos que mudam qualquer look muito rapidamente?

Um bom corretor de olheira, como o nosso Shape Tape. Este é o nosso produto best-seller. Vendemos um a cada 12 segundos. Dá instantaneamente um efeito lifting, enquanto esconde a vermelhidão e a hiperpigmentação, cobre as marcas de acne, os pontos negros e reduz a aparência de linhas finas.

Uma máscara de pestanas arrasadora. Recomendo a nossa Maneater para qualquer pessoa que precise de uma transformação. Uma aplicação apenas dá volume e alonga as pestanas e instantaneamente torna os olhos maiores. Cada vez que a uso as pessoas perguntam-me se eu tenho extensões de pestanas.

E um blush! Adoro blushes, especialmente o nosso Amazonian Clay. É super pigmentado, o que resulta num aspeto saudável e cuidado, mas com cor. Além disso é de longa duração, por isso não desaparece do rosto ao longo do dia.

Um dos meus truques pessoais é usá-lo como sombra de olhos quando estou com pressa. Poupa-me tempo e dá-me um look monocromático cor de rosa muito bonito.

Como é que vê a Tarte daqui a 20 anos?

Na verdade, estamos a celebrar o nosso 20º aniversário este ano e, em vez que olharmos para trás, estamos a avançar. Estamos a pegar em tudo o que aprendemos nas últimas duas décadas e a aplicar no futuro, isto para continuarmos a espalhar a beleza e bondade às ‘tartelettes’ de todo o mundo!

Retribuir é algo que sempre fez parte do ADN da Tarte. Uma das conquistas que estou mais orgulhosa é a nossa organização sem fins lucrativos, Heart to Tarte, fundada em 2017. Há ainda muito que podemos fazer. Adorava continuar a fazer com que esta organização crescesse e pudéssemos ajudar ainda mais jovens raparigas a serem líderes confiantes!

Os produtos a ter debaixo de olho

  • Corretor de olheiras Shape Tape

    Corretor de olheiras Shape Tape

    Tarte Cosmetics

    28,50€

    1 / 5

  • Base Face Tape

    Base Face Tape

    Tarte Cosmetics

    39,90€

    2 / 5

  • Blush Amazonian clay 12-hour

    Blush Amazonian clay 12-hour

    Tarte Cosmetics

    32,90€

    3 / 5

  • Óleo de Maracujá

    Óleo de Maracujá

    Tarte Cosmetics

    47,50€

    4 / 5

  • Máscara de pestanas Maneater

    Máscara de pestanas Maneater

    Tarte Cosmetics

    28,50€

    5 / 5

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