Beleza

7 regras de ouro para conseguir um cabelo brilhante

Ter um cabelo digno de um anúncio de televisão não é assim tão idílico. Tudo começa com a rotina, os cuidados certos e os produtos que usa no banho (e não só). Se quer ter um cabelo mais brilhante, não ignore estas regras.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
7 regras de ouro para conseguir um cabelo brilhante 7 regras de ouro para conseguir um cabelo brilhante
© Unsplash
Escrito por
Jun. 12, 2024

Quanto não daríamos para termos os cabelos que vemos na televisão? Não se deixe enganar. Na verdade, o segredo está na forma como lava, trata, seca e cuida todos os dias do seu cabelo e dos erros (graves) que condenam a saúde capilar.

Porém, há regras que pode estabelecer para tornar o seu cabelo mais brilhante e cheio de luz. Antes de ir para o banho, leia isto.

7 regras de ouro para um cabelo mais brilhante

1. Tudo começa no champô

Há um mito sobre cabelos que deve ser esclarecido de uma vez por todas. Lavar o cabelo todos os dias não faz mal, nem prejudica a sua saúde. O problema é se o seu champô tiver silicone, parabenos e outros químicos que prejudicam, significativamente, o seu couro cabeludo. Se, por exemplo, o seu champô fizer muita espuma, então não é um bom indicador.

© Canva

Procure por um champô biológico, por exemplo, sem estes químicos e não deixe de olhar para os rótulos. Um cabelo bem lavado e com o champô certo vai ser sempre brilhante.

2. Acabe a lavagem com água fria

É difícil, principalmente no inverno, rodar a torneira para o lado da bolinha azul, porém, tente fazê-lo, pelo menos, no final do duche. Acontece que a água fria fecha as cutículas do cabelo e reduz a oleosidade, ao mesmo tempo que acalma o couro cabeludo. Além disto, o cabelo fica mais macio e, consequentemente, mais brilhante, uma vez que a sua hidratação natural é evidenciada com este passo.

Atenção: a água não tem de estar gelada, até porque o efeito pode ser o contrário. Opte por água morna, mais para o frio, mas de forma a que não seja incomodativo.

3. Porque não dar coloração ao cabelo com um gloss?

As tintas podem ser agressivas para o cabelo, mas há uma técnica que pode ser mais benéfica do que pensa. O gloss é uma técnica, realizada em salões ou em casa, que foi criada para dar mais luz e brilho ao cabelo sem danificar a sua estrutura. Funciona como uma espécie de top coat, ou finalizador, para o cabelo (tal como nas unhas) que traz uma camada de brilho e que protege ao mesmo tempo.

© Canva

Além disto, dá um tom natural ao cabelo e é ideal para quem pinta o cabelo pela primeira vez, ou para quem quer uma ligeira mudança no seu tom natural.

4. Tenha a escova de cabelo certa consigo

© Canva

Segundo o site InStyle, uma escova de cabelo demasiado agressiva pode levar a que o seu cabelo se parta e irritar o couro cabeludo. Quando for comprar este acessório, escolha uma escova com cerdas naturais ou de pelo de javali, uma vez que são macias o suficiente para distribuir os óleos naturais do cabelo, tornado-o mais brilhante.

5. Ao secar o cabelo, não o esfregue

© Canva

Quantas vezes não pega na toalha com as duas mãos, coloca o cabelo no meio, e esfrega para trás e para a frente? Isto faz com que fique frizado (e por isso mais baço e sem vida) e que parta mais facilmente. Em vez disto, com a toalha, amasse o cabelo devagar e tire o excesso de água.

6. Use condicionador seco

Depois do champô seco, surge o condicionador seco para hidratar e deixar o cabelo brilhante. Segundo a Cosmopolitan, enquanto o champô seco impede que os óleos naturais do cabelo desçam da raiz até meio, o condicionador seco hidrata e não pesa.

7. Faça uma máscara uma vez por semana

© Canva

É a regra de ouro dos hairstylists e é essencial para ter um cabelo nutrido e, consequentemente, mais brilhante. Basta fazer uma vez por semana para dar ao cabelo um shot de brilho e vitalidade. Coloque a máscara nas pontas do cabelo durante 10 ou 15 minutos (veja nas indicações do produto) e escove no banho.

Além de ficar mais saudável, o cabelo fica com mais movimento.

Conhecia todos estes passos para deixar o cabelo mais brilhante?

A versão original deste artigo foi escrita por Marta Chaves e publicado em 2018.

Últimos