Moda

O guia definitivo para escolher as calças de ganga ideais

Saiba como escolher as calças de ganga ideais para si, na sua próxima ida às compras. Contamos-lhe o que deve e não deve fazer.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
O guia definitivo para escolher as calças de ganga ideais
© Imaxtree
Vera Santos
Escrito por
Out. 22, 2019

Sair do provador com as calças de ganga perfeitas penduradas no braço e a sensação de objetivo cumprido é impagável. Mas ter essa sorte logo à primeira tentativa não só é improvável como parece mesmo ser impossível.

É quase certo que, durante toda a sua vida, teremos pelo menos um pequeno meltdown sob as luzes fluorescentes e nada favorecedoras de um desses pequenos cubículos. Pode ser porque não estamos nos nossos dias ou porque decidimos experimentar roupa mesmo depois de nos deliciar com um prato de massa carbonara. Mas a verdade é que, na maioria das vezes, pode ser porque simplesmente não soubemos escolher as peças que mais nos favorecem.

Se o problema são dúvidas na escolha das calças de ganga perfeitas, não desespere. Fomos à procura das melhores dicas e conselhos de alguns especialistas. 

Como escolher as calças ganga perfeitas: 9 dicas a reter

1. Não existe um modelo que fique bem a toda a gente, mas existem alguns truques que, por norma, podem funcionar para quase todas as mulheres;

2. Lavagens escuras, com pespontos da cor da calça, sem manchas ou rasgões, são a opção mais segura;

3. Dê prioridade ao conforto;

4. Os materiais lisos são mais neutros e versáteis e, à partida, favorecem quase todos os tipos de corpo;

5. Evite calças de ganga que fiquem muito apertadas ou vinquem demasiado o corpo;

6. Opte por calças de cintura média ou alta, que acrescentam elegância ao corpo. Se é baixinha e quer dissimular a barriga, evite calças de cintura baixa;

7. Se quer parecer mais alta, evite calças flare (ou vista-as com uns sapatos de salto alto);

8. Se quer disfarçar uma coxa larga, evite calças de ganga com lavagem na zona da coxa (que dão um ar mais volumoso);

9. Se tem a anca larga, umas calças que acompanhem o contorno do corpo são o ideal. Ao mesmo tempo, uma anca mais estreita aguenta calças com um corte mais reto

Prefere jogar pelo seguro ou quer arriscar?

O primeiro passo consiste em tentar perceber qual a imagem que queremos transmitir. Quem o diz é Dora Dias, consultora de imagem e fundadora da empresa de consultoria de imagem Blossom Image Consulting. Em conversa com a Saber Viver, Dora explica que as sugestões que faz às suas clientes têm sempre em conta os objetivos de comunicação de cada uma.

Quer ter um estilo mais trendy ou uma imagem mais sexy e atrevida? Ou, pelo contrário, prefere um look mais clássico e intemporal? No mundo das calças de ganga, há modelos para todos os gostos. Cortes, cores, lavagens e padrões, é preciso considerar todos estes elementos quando queremos encontrar a peça perfeita.

Um par de calças de ganga clássicas, de cor neutra e corte direito é um must have em qualquer armário. A partir daí, decida, consoante o seu estilo, quais as peças extra que gostaria de ter na sua coleção.

Não fuja do tamanho acima

Dora assegura que este é o melhor conselho que pode dar. Compre as calças adequadas ao seu tamanho real. Não só vão assentar melhor no seu corpo como vão ser muito mais confortáveis.

“As pessoas não têm de pensar que, por vestirem um número que não começa por 3, isso diz algo sobre elas. A modelagem das calças varia muito de marca para marca. Não temos de ter nenhum complexo por não vestirmos um 36 (que é sempre aquele tamanho mítico que a maior parte das mulheres gostaria de usar).”

Lá porque consegue apertar umas calças 36, não significa que esse seja o tamanho adequado para si. Esta é uma sugestão que a consultora de imagem diz ser adequada para qualquer pessoa, tipo de corpo e idade.                                                               

Experimentar, experimentar, experimentar

Apesar de parecer ser um dado adquirido, experimentar vários estilos e tamanhos é importante e pode ser a melhor forma de sabermos se um determinado par de calças de ganga resulta para nós.

Jonathan Cheung, responsável pelo design da marca Levi’s, disse à Harper’s Bazaar que o melhor é mesmo optar por experimentar cortes e estilos a que não estamos habituadas, saindo um bocadinho da nossa zona de conforto. Manter a mente aberta é o ideal. Quem sabe não se surpreende?

Opte por comprar online

Pode parecer uma dica um pouco estranha, mas pensemos juntas. Entre experimentar roupa num provador, com luzes que destacam todas as nossas pequenas imperfeições e onde não temos espaço para nos movermos, e fazê-lo no conforto da nossa casa, a escolha parece óbvia.

calças de ganga anna newton

© Instagram The Anna Edit

A blogger Anna Newton, de The Anna Edit, sugere replicar os movimentos que faz no seu dia a dia. Sente-se, dê umas voltinhas e certifique-se de que se sente confortável e de que as calças de ganga lhe assentam bem. Experimente-as com diferentes sapatos e crie vários outfits. Se não gostar, basta devolver e não voltar a pensar no assunto.

Não hesite em ir à costureira

Outro truque que a blogger refere é recorrer a arranjos de costura. Imagine que encontrou um par de calças de ganga de que gosta muito, mas que lhe ficam um pouco compridas ou largas na cintura. Não é caso para desistir e fugir da loja revoltada.

Apesar de o ideal ser encontrar uma peça que não precise de qualquer alteração e poder vesti-la no dia a seguir, às vezes há que dar o braço a torcer. Desta forma, certifica-se de que as suas calças novas são únicas e lhe assentam perfeitamente.

Outra dica é fazer o mesmo com umas calças que tenha lá por casa e que nunca foram utilizadas porque lhe ficam demasiado compridas ou um pouco largas demais.

Últimos