O verão tarda em terminar, por isso mantemos as receitas simples e, acima de tudo, frescas. Entrando na época das uvas, que se querem bem rijas e doces, por norma comemos sempre em cru, mas e que tal experimentar cozinhá-las?
Desta forma acrescentamos novas camadas de sabor que garanto que são tão surpreendentes quanto deliciosas. De resto é não complicar, acrescentar umas folhas, um queijo e frutos secos para ganhar na textura e no sabor.
Salada de uvas
Ingredientes
15 uvas verdes
100g rúcula
2 c. sopa avelãs picadas
q.b. parmesão em lascas
q.b. pimenta preta
q.b. vinagre balsâmico
q.b. azeite
Modo de preparação
1. Numa frigideira em lume médio, toste as avelãs até que fiquem douradas; reserve
2. Corte as uvas ao meio no sentido do comprimento; na mesma frigideira onde tostou as avelãs, cozinhe as uvas. Acrescente um pouco de azeite e deixe que as uvas comecem a alourar. Junte cerca de uma colher de sopa de vinagre balsâmico, deixe que o líquido desapareça totalmente da frigideira e desligue: coloque as uvas num prato para que arrefeçam
3. Num prato largo disponha a rúcula, e por cima intercale as lascas de parmesão e as uvas com balsâmico
4. Tempere com azeite e pimenta preta e termine com as avelãs tostadas
Teresa Cameira criou o blogue A Cozinha da Ovelha Negra e, desde então, a sua vida passou a ter tudo a ver com o mundo da culinária. Não se prende a rótulos e gosta de simplificar – receitas fáceis, deliciosas e com um toque de originalidade, seja pelas técnicas, seja pelos ingredientes usados em combinações inusitadas. Acompanhe-a através do Instagram.