Nutrição

Enfrasque esta ideia: esqueça as caixas de plástico. Use estes frascos!

São a grande tendência do momento e dão mais jeito do que parece. Esqueça as caixas de plástico. Estes recipientes para alimentos são ideais para transportar as refeições. Revelamos todos os seus benefícios e como estes frascos podem ser usados!

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Estes recipientes para alimentos podem levar qualquer refeição!
Escrito por
Ago. 19, 2016

Se é leitora assídua de blogues de cozinha, considera-se uma Instagram foodie e anda sempre à procura das melhores receitas do Pinterest, é possível que já tenha visto uns adoráveis recipientes para alimentos que levam refeições coloridas – o efeito visual conta, e muito! Estes frascos são a moda do momento e dizemos-lhe como os pode utilizar no dia a dia. Desde levar para o trabalho, como para as sobremesas dos miúdos.

Inspirámo-nos e conversámos com Ana Ni Ribeiro, nutricionista e autora do blogue A Nitricionista, que começou a utilizar estes recipientes para alimentos para transportar o pequeno-almoço. Depois passou para as saladas e agora usa estes frascos no dia a dia. Como a própria diz, “enfrascar a comida”.

Toda a gente pode enfrascar-se. Só há que adaptar as quantidades ao regime de cada um.

Pedimos à nutricionista que elaborasse algumas dicas para quem quer começar a levar estes recipientes para alimentos na marmita. A partir de agora, esqueça as caixinhas de plástico!

Como usar os recipientes para alimentos

1. Use sempre frascos de “boca larga”, pois facilitam na hora de preparação e de comer;

2. Os frascos de vidro conservam melhor os alimentos que os de plástico;

3. Se optar por saladas, pode prepará-las de véspera ou com dois a três dias de antecedência. Além dos legumes e vegetais, as saladas devem conter uma fonte de proteína. Por exemplo, um ovo cozido ou atum em água, e de hidratos de carbono, como leguminosas ou massas integrais;

 

Foto de Normcore Girl

 

4. Os pequenos-almoços e lanches, chamam-se de overnights, pois devem passar, pelo menos, uma noite no frio para que as sementes inchem e deem um toque gelatinoso ao conteúdo do frasco. Geralmente, são preparados com iogurte, mas também pode usar leites vegetais ou sumos naturais sem açúcar, e temperar com baunilha ou coco ralado;

5. As diferentes camadas do frasco: primeiro, deve colocar o molho (se for caso disso, senão, prepara-se e guarda-se à parte); depois, os vegetais mais densos como pimento, pepino, tomate ou cenoura; de seguida, é a vez dos hidratos de carbono, como lentilhas, quinoa, massa ou arroz (podemos e devemos aproveitar restos); finalmente, a proteína (atum, frango desfiado, cogumelos, queijo ou ovo). As folhas verdes devem encher o resto do frasco, fazendo-se pressão sobre elas para se fechar bem o frasco. Pode rematar com umas gotas de limão, frutos secos ou sementes.

Já usou estes recipientes para alimentos? Que refeições é que pretende preparar? Veja ainda os snacks ideiais para levar para o escritório.

Últimos