Nutrição

Conheça o snack saudável que vai querer levar para todo o lado

Comer pouco de cada vez e muitas vez ao dia. É este o conselho que ouvimos sempre que falamos numa alimentação saudável.

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Conheça o snack saudável que vai querer levar para todo o lado
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Conheça o snack saudável que vai querer levar para todo o lado
Nov. 28, 2019

A forma como percecionamos a nossa rotina alimentar mudou. E ainda bem: mudou para melhor. Cada vez nos preocupamos mais com aquilo que comemos e como comemos.

Uma das regras chave para uma alimentação saudável e regulada é ter atenção quanto ao número de refeições diárias. Para perceber melhor o que devemos comer entre refeições e qual o snack ideal para esses intervalos, falámos com a nutricionista Mafalda Almeida.

Cada um de nós tem necessidades calóricas diferentes e, como tal, é difícil apontar um número ideal de refeições diárias. No entanto, a nutricionista recomenda que se coma de 3 em 3 horas.

“Temos duas refeições principais e, conforme o corpo também o pedir, devemos fazer pequenos snacks, leves, com poucas calorias, mas capazes de saciar e manter os níveis de energia”, afirma Mafalda Almeida.

Muitas vezes, o perigo reside exatamente na hora do snack, que é quando, por facilitismo, gula ou falta de tempo, caímos na tentação de comer snacks mais calóricos e pouco saudáveis. Isto torna-se prejudicial não só pelo excesso de açúcar e sal, mas também por diminuir a saciedade.

Compal Essencial à Colher é um snack ideal pela junção da fruta esmagada ao topping de cereais. Além disso, tem baixo teor de gordura e de sal, e alto teor de fibra.
Mafalda Almeida Mafalda Almeida

Na verdade, os snacks devem ser “ricos em vitaminas, minerais, fibras e hidratos de carbono, essenciais às diversas funções do organismo”. Devem ainda ter a função de “seguir uma alimentação mais equilibrada ao longo do dia, evitando assim quebras de energia e produtividade” e, por isso, devem ser simples e leves.

Mas, afinal, o que devemos procurar num snack saudável?

Mafalda Almeida sublinha que a sensação de saciedade é fulcral para evitar uma ingestão calórica excessiva nas refeições principais. Para que tal aconteça, os snacks entre refeições devem ser ricos em fibra, proteína e em boas fontes de gordura – como os frutos secos. “Já os hidratos de carbono devem vir de legumes e frutas, pondo de parte os alimentos ricos em açúcares simples.”

A pensar nestas questões, Compal Essencial criou duas gamas adaptadas às várias necessidades dos consumidores – Compal Essencial Doses de Fruta e Compal Essencial à Colher.

A nutricionista recomenda este snack por garantir o consumo de uma peça de fruta por porção, com grande parte dos nutrientes preservados. E acrescenta ainda: “por outro lado, Compal Essencial à Colher é um snack ideal pela junção da fruta esmagada ao topping de cereais. Além disso, tem baixo teor de gordura e de sal, e alto teor de fibra.”

A vertente nutricional junta-se à questão prática destes produtos. Aliando a fruta aos cereais, Compal Essencial pode ser levado para todo o lado e mantido à temperatura ambiente, caso não tenha um frigorífico por perto. É excelente para quem quer consumir fruta, mas não tem tempo, nem está num local favorável para a descascar e preparar.

De baixo teor calórico (apenas 84Kcal), Compal Essencial à Colher está disponível em 3 combinações diferentes – Maçã-Limão, Ananás-Pera e Pêssego-Maracujá – e tem um custo de 1,29€ cada.

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