3 receitas com grãos para ter mais energia

Altamente nutritivos e versáteis, os grãos podem ser usados nos mais diversos pratos e cozinhados de várias formas. Sugerimos-lhes três pratos originais que lhe darão energia para os dias mais frios.

Eles são, muitas vezes, ignorados, mas trazem variadíssimas vantagens à nossa saúde. No livro Grão a Grão, de Joanna Farrow, grãos como a quinoa, o trigo-sarraceno, a espelta, o arroz selvagem, entre tantos outros, são explorados e ensinados a cozinhar.

Seja para o pequeno-almoço, para juntar a saladas, acompanhamentos ou como sobremesa, os grãos são os protagonistas deste livro, que dá ainda alguns conselhos para perder peso e sugestões de dietas, como a vegetariana, ou sem glúten. Os grãos são nutricionalmente fortes e não só.

Preparada para dar mais atenção aos grãos? Experimente estas receitas.

Receitas com grãos para todos os gostos

Cogumelos Portobello com amaranto

4 pessoas

Ingredientes

½ couve-lombarda, com cerca de 350 g triturada
1 c. de chá de sal marinho
4 cogumelos Portobello grandes
75 g de manteiga
2 dentes de alho esmagados
2 c. de sopa de azeite suave ou óleo de girassol
2 cebolas cortadas às rodelas finas
5 c. de sopa de pevides de abóbora
1 c. de chá de sementes de alcaravia
2 c. de sopa de amaranto tufado
pimenta q.b.

Modo de preparação

1. Pré-aqueça o forno a 200°C. Coloque a couve numa tigela e polvilhe com o sal. Mexa com as mãos para temperar bem a couve. Deixe repousar durante 30 minutos.

2. Coloque os cogumelos numa assadeira ou tabuleiro para forno raso. Derreta 50g da manteiga com o alho numa frigideira. Tempere com sal e pimenta e deite colheradas sobre os cogumelos. Leve ao forno durante 10 minutos.

3. Derreta a restante manteiga com o azeite numa frigideira e salteie as cebolas durante seis minutos até amaciarem. Misture as pevides de abóbora e as sementes de alcaravia e salteie mais um minuto. Adicione o amaranto e a couve e mexa ligeiramente sobre o lume até incorporar.

4. Faça pequenos montes sobre os cogumelos com o preparado e volte a colocar no forno durante cinco minutos. Disponha em pratos e regue com os sucos da frigideira


Crepes de trigo-sarraceno com cebola caramelizada e queijo Gruyère

8 pessoas

Ingredientes

Para os crepes

75 g de farinha de trigo-sarraceno
25 g de farinha sem fermento
1 ovo grande
250 ml de leite ou mistura de leite e água
1 c. de sopa de manteiga derretida
1 boa pitada de sal

Para o recheio

3 c. de sopa de azeite suave e mais um pouco para saltear
700 g de cebolas roxas cortadas s rodelas finas
½ c. de chá de sementes de alcaravia
2 c. de sopa de melaço de romã ou glacê balsâmico
225 g de queijo Gruyère
Sal, pimenta e rebentos de ervilha ou agrião q.b.

Modo de preparação

1. Para fazer a massa dos crepes, coloque as farinhas e o sal numa tigela e faça um buraco no centro. Parta o ovo no meio e adicione um pouco de leite e manteiga. Use um batedor de varas para bater os líquidos, incorporando a farinha aos poucos. Adicione mais leite e continue a misturar a farinha até obter uma massa macia. Deite numa tigela e deixe repousar durante uma a duas horas.

2. Para o recheio, aqueça o azeite numa frigideira e salteie as cebolas 12 minutos, mexendo com frequência até alourarem. Junte as sementes de alcaravia e salteie mais dois minutos. Tire do lume e junte o melaço ou glacê balsâmico e um pouco de sal e pimenta.

3. Para fazer os crepes, aqueça um pouco de azeite numa crepeira ou frigideira. Deite um pouco de massa, inclinando para cobrir o fundo. Cozinhe em lume brando, durante dois minutos até a base ficar dourada pálida. Vire o crepe com uma espátula e cozinhe mais 30 segundos.

4. Pré-aqueça o forno a 200°C. Forre um tabuleiro com papel vegetal. Fatie o queijo finamente. Coloque os crepes sobre a bancada e distribua as fatias pelos centros. Deite colheradas do preparado de cebola por cima do queijo. Dobre dois lados opostos dos crepes sobre o recheio e faça quadrados. Coloque no tabuleiro.

5. Leve ao forno cerca de 15 minutos até o queijo derreter.


Tarte crua de manga e gengibre

8 pessoas

Ingredientes

75 g de pevides de abóbora
65 g de castanhas-do-brasil
125 g de tâmaras descaroçadas
1 pitada de sal
50 g de óleo de coco
2 mangas
3 pedaços de gengibre em conserva finamente picados
2 latas de 160 g de creme de coco refrigerado
2 c. de sopa de xarope de ácer ou néctar de flor de coco
coco laminado e pevides de abóbora tostados q.b.

Modo de preparação

1. Coloque as pevides de abóbora e as castanhas-do-brasil num robô de cozinha e triture até ficarem picadas. Adicione as tâmaras e o sal e triture novamente até os ingredientes ficarem todos picados e começarem a aglutinar. Experimente pressionar um bocado do preparado com o polegar e o indicador; se não colar continue.

2. Deite o preparado numa forma redonda, de fundo amovível, de 20 cm. Use as costas de uma colher metálica para pressionar o preparado dos lados da forma ou estenda película aderente por cima e pressione com as mãos. Leve ao frigorífico enquanto faz o recheio.

3. Derreta o óleo de coco em banho-maria. Deixe repousar.

4. Corte as mangas ao meio e tire a polpa com uma colher para o liquidificador. Reduza a puré. Misture o óleo de coco e o gengibre em conserva e leve ao frigorífico até engrossar ligeiramente. Deite o recheio gelado sobre a crosta e congele durante duas horas até o recheio solidificar.

5. Tire colheradas da camada solidificada e espessa de creme de coco das latas para uma tigela. Descarte uma colher de sopa do líquido que ficou em cada lata e deite o restante na tigela. Adicione o xarope e bata com uma batedeira manual até engrossar.

6. Para servir, espalhe o creme sobre o recheio de manga e coloque num prato. Polvilhe com o coco laminado e as pevides de abóbora.


 

Costuma cozinhar grãos? O que achou destas receitas? as sementes que deve incluir na sua alimentaçãoVeja ainda .

Mais sobre almoço , jantar

Comentários

3 receitas com grãos para ter mais energia

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.