Viagens e lazer

Qual é o melhor sítio para casar? Um deles fica em Portugal!

Se sempre se imaginou a dizer ‘o sim’ à sua cara-metade, numa ilha, com o mar a servir de cenário, saiba que o casamento dos seus sonhos está a distância de menos de duas horas de avião.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Qual é o melhor sítio para casar? Um deles fica em Portugal! Qual é o melhor sítio para casar? Um deles fica em Portugal!
© Getty Images.
Tânia Alexandre
Escrito por
Ago. 26, 2025

Traduzindo para português, destination wedding “casamento no destino” é uma tendência que não para de crescer como alternativa aos casamentos clássicos. Já lá vai o tempo em que a decisão passava por decidir se a cerimónia era na terra natal do noivo ou da noiva.

Hoje, os noivos escolhem um destino, viajam sozinhos ou acompanhados pelas pessoas que lhes são fundamentais e celebram a união num local onde já foram felizes ou onde sempre quiseram ir. Na nossa realidade, a Madeira está a ser um dos locais mais procurados e melhor preparados para cumprir os desejos dos noivos.

©Pexels

Como na Saber Viver estamos sempre a antecipar-lhe as tendências em todas as áreas, não podíamos estar indiferentes a esta nova realidade. Voámos até ao Funchal para conhecer todos os cantos, encantos e recantos da ilha… Já em solo madeirense e um sorriso no rosto, fomos desbravar o que a ilha tem para nos dar – entenda-se aos noivos que venham a escolher a Madeira como destination wedding.

Das celebrações mais simples e intimistas a locais com cenários mais charmosos, das zonas de mar ou entre montanhas, existem por aqui múltiplas opções especiais e idílicas para assinalar aquele que é, provavelmente, um dos dias mais importantes da vida de qualquer casal.

Quando a tradição e a história se unem

Com um legado cultural imensurável e um vasto património, aqui encontrei vários monumentos, fortalezas, quintas e hotéis repletos de tradição e personalidade que trazem um encanto único a este dia especial. Vai sempre depender do gosto de cada casal, mas a Quinta do Palheiro Nature é, diria assim, “o lugar”.

A exuberância e singularidade da Natureza, as imponentes vistas proporcionadas pela vegetação verdejante e os jardins tropicais que dão cor ao arquipélago, tornam-na uma escolha fácil para fazer deste dia um verdadeiro conto de fadas. Para Tatiana Nóbrega, coordenadora de eventos, dizer ‘o sim’ na Quinta do Palheiro é como marcar a vida num espaço com uma imensa tradição e personalidade.

©D.R

O espaço pertence à família Blandy há sete gerações – foi adquirido em 1804 pela família inglesa e, mais recentemente, em 1997, foi transformado num hotel. Alguns dos quartos têm o nome de figuras históricas que ali ficaram hospedadas. Os noivos, por norma, ficam na Junior suite (rei Dom Carlos) ou Deluxe.

©D.R

Além do romantismo do hotel, Tatiana destaca a possibilidade de fazer a cerimónia religiosa numa capela com 200 anos e o glamour de realizar a sessão fotográfica dos noivos no Jardim Botânico da propriedade.

©D.R

Relativamente ao catering/festa, depende muito do número de convidados e desejo dos noivos. Se pretendem um casamento mais intimista, o restaurante Oxalis é uma excelente opção. O chef Gonçalo Bita Bota está ao leme deste restaurante recomendado pelo Guia Michelin. Segundo o chef, “o menu de casamento diferencia-se pela aposta nos ingredientes locais. O peixe, frutas e legumes são todos da ilha, a carne vem dos Açores ou do Alentejo. Temos um menu standard, mas adaptamo-lo ao gosto dos noivos. Do mais extravagante ao prato mais tradicional”.

©D.R

Se quiser fazer um casamento com mais convidados, a Casa Velha dispõe também do restaurante Vista Balancal, com varanda panorâmica e vistas deslumbrantes do Funchal. O momento do cocktail é feito nos jardins do Palheiro e os menus de casamento são da autoria do chef Duarte Oliveira, que privilegia a comida mediterrânea.

Experiências que marcam

Casar-se num destino destes é também uma oportunidade para conhecer melhor a ilha e desfrutar das imensas experiências que tem para oferecer a convidados e noivos.

Passeio de barco

Observar as paisagens madeirenses a partir do mar? Parece interessante? E é de facto! O encontro entre a serra verdejante, que faz uma espécie de anfiteatro à cidade do Funchal, e a serenidade de um mar cintilante como que pinta o cenário perfeito para celebrar o amor ou a amizade.

Fomos vivenciar isso mesmo num passeio de barco com jantar a bordo providenciado pela empresa Happy Tour, que tem muitas outras experiências: desde despedidas de solteiro e jantares românticos ao pôr de sol para noivos, apenas com o mar e o entardecer como ‘padrinhos de casamento’.

O passeio que fizemos durou aproximadamente duas horas e o menu servido a bordo foi da responsabilidade do restaurante Akua by chef Júlio Pereira. Como não poderia deixar de ser, tudo é adaptado aos desejos dos noivos.

Amanhecer na Bica da Cana

Uma das experiências que estávamos com mais curiosidade de fazer era tomar o pequeno-almoço na Bica da Cana. Partimos do hotel às 5h da manhã (!) num jipe 4×4 e chegámos em cerca duma hora. Infelizmente não tivemos sorte com o tempo – estava muito nublado – mas, segundo o nosso guia, a vista dali é incrível. Este é um lugar de excelência para observar os picos Ruivo e Arieiro.

©Francisco Correia

Nuno Pereira, da Green Devil Safari, empresa de animação turística, guiou-nos pela costa sul e com a sua experiência de mais de 20 anos em tours de jipe, levou-nos a mergulhar na riqueza cultural e natural da Madeira. Cheirámos orégãos, menta, entre outras delícias para o olfato. Percorremos caminhos que cruzam montanhas e levadas e fomos parando em lugares com paisagens de perder o fôlego, tendo ficado rendidas a localidades como Paul do Mar, uma pequena vila piscatória com um charme indescritível.

Pela boca morre o peixe

O velho ditado não engana e uma vez na Madeira temos mesmo de provar as principais tentações gastronómicas para sair de lá com uma satisfação plena. Certas de que esta será uma experiência surpreendente para noivos e convidados, não pode deixar de conhecer a agência Food on Foot Tours que organiza, entre outros, passeios de degustação de especialidades madeirenses pela parte história do Funchal.

Começámos pelo restaurante Jaket, onde reinam os sabores dos petiscos da ilha e os apreciáveis pratos de atum e peixe-espada; depois fomos ao Mercado Regional para uma visita única e uma explicação gastronómica ímpar, tudo isto sempre acompanhadas pela best-seller poncha! Esta delícia não precisa de descrição, certo?

©D.R

Nesta descoberta pelos sabores da Madeira, também passámos pelo Restaurante Razão de Octávio Freitas, com vista para a cidade da Calheta. Com uma cozinha criativa e inovadora, o restaurante oferece uma viagem aos sabores da ilha. Um paraíso para os amantes da boa comida. O restaurante integra também o alojamento Socalco Nature Calheta e várias vinhas destinadas à produção do vinho.

Passámos também pelo Three House Restaurant, localizado no centro do Funchal, mesmo ao lado do Mercado dos Lavradores. O menu do chef Mauricio Faria combina ingredientes madeirenses frescos, vindos do mercado, com uma fusão de sabores do mundo.

©Tiago Maya

In the name of love

Seja onde for, o dia de casamento é uma fusão de adrenalina que termina num inevitável cansaço agradável. Certo é que nos dias seguintes só queremos relaxar e recuperar. E na ilha há um nome inquestionável: Savoy Palace. Este resort urbano é inevitavelmente uma das principais escolhas para ficar e desfrutar. Mas é o seu Laurea Spa que quero destacar.

©D.R

Um verdadeiro oásis de bem-estar inspirado na incrível Laurassilva da ilha – classificada como Património Mundial da Unesco. Tem 3100 m2 e é um dos maiores spas da Europa. Onze salas de tratamento com arquitetura de nota máxima. É preciso dizer mais? Poderia continuar a escrever e escrever sobre a magia da ilha da Madeira, mas acho preferível convidá-la a ir lá experienciar.

Se depois de ler este texto decidir casar-se por lá, talvez sejamos umas potenciais convidadas desse seu momento. Tal é a vontade de voltar a repetir essas experiências.

A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº302, agosto de 2025.

Últimos