Viagens e lazer

Da gastronomia às cerejas, este é o roteiro perfeito para conhecer o Fundão

Quando ouve a palavra Fundão, a primeira coisa que lhe vem à cabeça são cerejas? Faz todo o sentido, mas saiba que há muito mais a conhecer neste município da Beira Baixa. Descubra o roteiro que preparámos para uns dias em cheio na região.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Da gastronomia às cerejas, este é o roteiro perfeito para conhecer o Fundão Da gastronomia às cerejas, este é o roteiro perfeito para conhecer o Fundão
© D.R.
Ana Carvas
Escrito por
Jun. 22, 2021

Localizado entre as Serras da Estrela e da Gardunha, o Fundão é uma terra rodeada de Natureza e paisagens únicas que nos fazem reconectar o meio ambiente.

Das cerejeiras, que ocupam uma grande parte do território envolvente, à poesia de Eugénio de Andrade, natural aldeia de Povoa de Atalaia, no Fundão, há ainda resquícios de história espalhados pelas aldeias históricas circundantes, com castelos e palácios que nos fazem viajar no tempo.

Para os mais aventureiros, os 250 Km de trilhos sinalizados na Serra da Gardunha são uma tentação, assim como os circuitos de BTT, de arvorismo e parede de escalada. Nos dias de maior calor, a praia fluvial faz o deleite dos mais novos, e dos mais velhos também, com uma água fresca e cristalina que ajuda a aguentar as altas temperaturas que se fazem sentir na região.

Descubra as principais atrações do Fundão e desfrute da viagem.

10 razões para visitar o Fundão

Festa da Cereja

É no mês de junho que acontece anualmente a Festa da Cereja, uma comemoração que celebra este fruto encarnado, suculento e delicioso que é já por todo o país um sinónimo do Fundão. Com menus especiais onde a cereja do Fundão é protagonista, não deixe de provar especialidades como os licores, os pastéis e os bombons de chocolate, todos feitos com este fruto.

Para além disso, aproveite para apadrinhar uma cerejeira. Garantimos-lhe que será um momento muito especial e que a fará criar raízes no Fundão. Como prova desta ligação, irá receber um kit de madrinha, que inclui uma placa identificativa para colocar na árvore que irá apadrinhar, um diploma, uma caixa de 2 kg de cerejas, entre outros.

Este ano, pela primeira vez, pode apadrinhar a sua cerejeira online através da nova plataforma Produtosdofundao.pt, onde pode também adquirir cerejas e outros produtos da região, tais como licores, vinhos, queijos, doces, chás ou infusões, entre outros.

Até dia 4 de julho, a Rota Gastronómica da Cereja do Fundão passa também por Lisboa e Porto, uma vez que alguns restaurantes das duas cidades irão apresentar nos seus menus pratos originais com a utilização da cereja do Fundão.

Comer um pastel de cereja no Arte e Doce

Nesta pastelaria local, especialista em cake design, pode encontrar uma vasta gama de doçaria onde a cereja é protagonista – desde cavacas a folar, e claro, os típicos pastéis de cereja do Fundão.

pastel de cerejaProve também os bombons de cereja e acompanhe com um licor tradicional.

Serra da Gardunha

A pé ou de bicicleta todo o terreno (BTT), parta à aventura e descubra a Serra da Gardunha enquanto faz um dos vários trilhos que tem à disposição. Pelo caminho até ao topo, atente nas várias aldeias que se situam entre a serra e os vales, na fauna e flora local, nas cerejeiras carregadas de fruto e deixe-se absorver por cada recanto paisagístico desta área protegida.

Com uma forte presença do granito e do xisto, materiais abundantes nas aldeias históricas, é também na encosta da Serra da Gardunha, junto à aldeia de Castelo Novo, que nasce a Água do Alardo, uma água pura e cristalina.

Casa da Poesia 

O poeta português Eugénio de Andrade nasceu no Fundão, mais precisamente na aldeia de Póvoa de Atalaia, onde viveu até aos dez anos de idade. Nesta Casa da Poesia dedicada à sua vida e obra, encontrará textos, imagens, objetos e vídeos que recordam o percurso do poeta, assim como o seu legado literário. O edifício era uma antiga escola primária, a mesma que Andrade frequentou em criança.

Na Rua da Eira, mesmo em frente à casa onde o poeta viveu, ergueu-se um jardim em sua homenagem. Um espaço verde com oliveiras, ilustrações de mulheres locais e poemas de Eugénio de Andrade nas paredes.

Aldeia Histórica de Castelo Novo

Em plena Serra da Gardunha, esta aldeia que faz parte do património histórico e cultural do País e é uma paragem obrigatória para quem visita a região. Construída sobre o granito, tem vestígios arqueológicos que sugerem ocupação humana desde o Calcolítico (2500 a 1800 a.c.).

Não deixe de visitar o Castelo e o seu miradouro, a Praça dos Antigos Paços do Conselho e a Associação Sócio-Cultural de Castelo Novo, um espaço acolhedor onde boa comida e boa bebida a esperam à mesa.

Dar um mergulho na praia fluvial de Castelo Novo

Assim que entrar na aldeia irá dar de caras com a praia fluvial de Castelo Novo, um espaço cuidado, com relva, chapéus de sol, mesas de piquenique, balneários e várias zonas de mergulho. Aproveite para se refrescar nestas águas cristalinas da Ribeira de Alpreade antes ou após visitar Castelo Novo.

praia fluvialA praia tem ainda à entrada um bar com esplanada, perfeito para petiscar qualquer coisa quando a fome aperta.

Vila de Alpedrinha

Nesta vila situada na encosta da Serra da Gardunha, em cada canto há resquícios do passado. Lá irá encontrar casas senhorais recuperadas, ruas com traçado medieval, varandas de madeira e recantos decorados com flores.

Não deixe de visitar a capela do Leão e o Palácio do Picadeiro, um edifício construído nos finais do séc. XVIII no cimo de uma calçada romana, cujo o terraço tem uma vista panorâmica.

Jantar no restaurante Hermínia

Em pleno centro da cidade, na Avenida da Liberdade, o restaurante Hermínia é o ponto de encontro de eleição para quem procura provar os sabores da cozinha da Beira Baixa.

No âmbito da Festa da Cereja, o restaurante criou uma ementa especial (disponível até 30 de junho) em que a cereja faz parte de todos os pratos e sobremesas. Deguste um delicioso polvo frito com cereja da Serra da Gardunha e uns lombinhos à Cerejal. Para sobremesa, um pudim e um semifrio, ambos de cereja, claro.

Visitar a Quinta Pedagógica do Fundão

Se a viagem incluir crianças, visitar a Quinta Pedagógica é paragem obrigatória.

Com aproximadamente dois hectares de terreno, poderá encontrar várias espécies de animais, desde cavalos, cabras, avestruz, porcos e até um veado, que por lá habitam e ainda uma flora diversificada, com plantas aromáticas e medicinais e ainda árvores de fruto.

O espaço tem também um agradável parque infantil com uma casa na árvore.

P.S.: Não deixe de comer um pão acabado de fazer no forno a lenha.

Onde ficar…

Natura Glamping

Este glamping com vista privilegiada que faz já parte do cenário da Serra da Gardunha, tem à disposição 8 domes, cada uma decorada segundo uma temática. Pode usufruir de várias atividades, como aulas do yoga, passeios a cavalo ou de bicicleta, entre outras. Aproveite a vista desafogada da piscina infinita, tire um tempo para relaxar no jacuzzi e para saborear os petiscos regionais no restaurante do alojamento.

Telef.: 933529451 | 275031786.
Email: reservas@naturaglamping.com.
Site: Naturaglamping.com.

Pedra Nova – Turismo d’aldeia

Localizado mesmo no centro da Aldeia Histórica de Castelo Novo, este alojamento rural tem à disposição quatro quartos, uma dos quais adaptado a mobilidade condicionada. Com banho turco, sauna, camas de rede no jardim e uma piscina exterior rodeada de oliveiras, desfrute da experiência que é nadar com vista para o castelo.

Telef: 933299950 | 275096232.
Email: pedranova@pedranova.pt.
Site: Pedranova.pt.

Casas de Alpedrinha

São no total 10 casas de campo (suite ou com dois quartos) com uma vista panorâmica para a Serra da Gardunha. Cada unidade possui um pátio, uma cozinha equipada, área de estar com um sofá, televisão e uma casa de banho privativa com chuveiro e produtos de higiene pessoal gratuitos. Os hóspedes podem desfrutar de um pequeno-almoço continental.

Telef: 926620419 | 275035400.
Email: geral@casasdealpedrinha.com.
Site: Casasdealpedrinha.com.

Cerca Design House

Resultado da harmoniosa fusão entre a remodelação de um solar do séc. XVII e um design contemporâneo, a Cerca Design House é um alojamento pet friendly. Tem um bar, piscina, jaccuzzi e existe ainda uma piscina exclusiva para os hóspedes das Villas. Dispõe de 10 quartos, uma Villa adaptada para mobilidade reduzida e quatro Villas de design moderno e com vista panorâmica. Todas incluem kitchenette equipada, sala com sofá-cama, quarto e WC.

Telef: 964756466 | 275759060.
Email: info@cercadesignhouse.com.
Site: Cercadesignhouse.com.

Últimos