Sexo

Fazer sexo dá anos de vida e uma aparência mais jovem

Atenção: fazer sexo dá anos de vida e uma aparência mais jovem. Conheça os vários estudos que o comprovam.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Fazer sexo dá anos de vida e uma aparência mais jovem
© twenty20
Filipa Basílio da Silva
Escrito por
Jul. 02, 2020

Que ter relações sexuais regularmente faz (e sabe) bem, isso já sabíamos. O sexo ajuda, designadamente, a manter o peso, a reduzir o stresse, a melhorar o humor e a estimular o funcionamento cognitivo. Mas há novos motivos para se ter uma atividade sexual saudável.

Vários estudos concluíram que a qualidade e a maior frequência dos encontros sexuais não só ajudam a prolongar a vida, como têm um efeito anti-idade. Por isso, sempre que o desejo despertar, aproveite!

Celebre a sua sexualidade

É o que fazem os residentes de Acciaroli, uma aldeia no sul de Itália. Aqui regista-se um fenómeno: 300 dos seus habitantes locais (um em cada dez) têm mais de 100 anos.

De acordo com um grupo de investigadores da Universidade Sapienza, em Roma, e da Faculdade de Medicina da Universidade de San Diego, nos EUA, o segredo da longevidade dos moradores de Acciaroli deve-se a uma atividade sexual regular − além da dieta mediterrânica.

Tal constatação vem demonstrar que o sexo, aliado a uma prática de exercício físico moderada e a uma alimentação saudável, acrescenta anos de vida.

Uma dose generosa

Segundo um estudo da Universidade de Manchester, no Reino Unido, dois encontros sexuais por mês, são o suficiente para satisfazer as pessoas após os 70 anos de idade. Contudo, até essa faixa etária aconselha-se a fazer sexo três vezes por semana.

Porquê? David Weeks, um neuropsicólogo britânico, afirma que nos faz rejuvenesce entre quatro a sete anos.

Para chegar a esta conclusão, Weeks analisou o rosto de 3500 pessoas, com idades entre os 30 e os 101 anos, ao longo de uma década. O pontencial antienvelhecimento do sexo (como o alisamento das rugas) deve-se à segregação de estrogénios, da hormona do crescimento humano e da hormona esteróide DHEA, durante o ato sexual.

Sempre em forma

O sexo também contribui para a manutenção de uma boa forma física, imprescindível quando se pretende retardar o envelhecimento. No entanto, deve saber que os encontros sexuais devem ter uma duração mínima de 17 minutos.

Isto vai fazer com que os batimentos cardíacos e o fluxo sanguíneo aumentem e, assim, sejam desencadeadas alterações benéficas no corpo, tais como a estabilização dos níveis hormonais, a redução da tensão arterial e a tonificação dos músculos.

Segundo um estudo da Universidade do Quebeque, no Canadá, as mulheres queimam mais de 60 calorias na posição de missionário. Quanto mais exigentes forem as posições e a intensidade aplicada, mais elevado será esse valor.

Vale a pena o “esforço”!

Últimos