Sabemos os riscos associados, mas deixar de fumar continua a estar entre as listas de objetivos ainda por concretizar de muitas pessoas. O fator decisivo para se libertar do tabaco está no apoio de um profissional de saúde e no compromisso consigo própria!
Uma vitória… em cada área!
Embora o tabaco seja altamente viciante, a verdade é que o corpo reconhece imediatamente quando paramos. Assim que deixamos de fumar, o corpo reage de forma positiva. Os benefícios são imediatos e prolongam-se no tempo, refletindo-se em várias áreas. Melhora, por exemplo, a circulação sanguínea para o coração e músculos, o que tornará a atividade física mais fácil. Ao fim de um ano, o risco de doença cardíaca é reduzido para metade.
E mais, o paladar e o olfato recuperam, a pele ganha luminosidade e o corpo mais energia. O corpo entra em modo de regeneração – e isso motiva-nos a fazer escolhas mais saudáveis, entramos num ciclo¹.
O que acontece no seu corpo
• Após 20 minutos: a pressão arterial e a frequência cardíaca voltam ao normal;
• Após 12h os níveis de monóxido de carbono no sangue descem, melhorando a oxigenação;
• Entre 2 a 12 semanas a circulação melhora e a função pulmonar começa a recuperar, o risco de enfarte do miocárdio diminui⁴.
Agora, imagine ao fim de um, cinco e quinze anos!
Passo a passo
- Faça uma lista de como será a sua nova vida;
- Conheça os seus hábitos, para preparar recaídas;
- Calcule quanto vai poupar mensalmente;
- Fixe uma data para deixar de fumar (dia D) e conte à sua volta;
- Substitua o tabaco por comida saudável e aumente a atividade física⁴.
Fazer a viagem acompanhada
É certo que a motivação para deixar de fumar tem de ser sua, mas sabe-se que os profissionais de saúde têm um papel crucial. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o aconselhamento breve pode aumentar até 30% a taxa de sucesso na cessação, e o intensivo em até 84%² .
Procure o seu médico ou apoio no seu centro de saúde: existem consultas gratuitas de cessação tabágica, com profissionais preparados para avaliar o grau de dependência e ajudar a definir o dia em que deve começar o processo de deixar de fumar. Deve estar preparada para o que poderá sentir pela ausência do tabaco no seu organismo e estar alerta que estes sintomas, apesar de desagradáveis, não são perigosos para a saúde. O SNS 24 disponibiliza apoio telefónico e online, e o Ministério da Saúde oferece programas especializados em unidades de saúde por todo o país³.
Deixar de fumar é sobre tudo o que se ganha, e menos sobre o que se perde. Ao deixar o tabaco, está imediatamente a escolher uma nova vida. Mais saudável, mais ativa e mais feliz.