Saúde

Descubra 10 factos interessantes sobre o sistema imunitário

A maioria de nós tem uma vaga ideia do que é e de como funciona o sistema imunitário, mas ainda há muito por descobrir. A ideia de que o nosso corpo pode virar-se contra nós é algo de que não nos lembramos com frequência, mas acontece…

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Descubra 10 factos interessantes sobre o sistema imunitário
© Getty Images
Escrito por
Out. 03, 2019

Porque este é um tema particularmente complexo, intenso e difícil de explicar ao comum dos mortais, Matt Richtel, jornalista do The New York Times escreveu o livro An Elegant Defense – The Extraordinary New Science of The Immune System (Uma Defesa Elegante – A Extraordinária Nova Ciência do Sistema Imunológico, em tradução literal).

Nele, oferece-nos um tema, à partida, complicado, embrulhado como se de um romance se tratasse. Por isso, foi simples extrair do seu livro 10 factos que deve saber sobre o sistema imunitário.

10 factos a reter sobre o sistema imunitário

1. Existem cada vez mais medicamentos, mas cada caso é um caso. A medicação que resulta numa pessoa pode não resultar noutra.

2. O equilíbrio do nosso sistema imunitário é essencial. Para que isso aconteça é importante comer bem, dormir bem, evitar o stresse e o sedentarismo.

3. As doenças autoimunes surgem quando o nosso sistema imunitário se baralha e ataca os próprios tecidos, porque os considera estranhos.

4. As mulheres têm mais predisposição para desenvolver doenças autoimunes como o lúpus e a artrite reumatoide do que os homens.

5. Existem bactérias muito importantes para o equilíbrio do sistema imunológico.

6. A herança genética pode contribuir para o desenvolvimento de doenças autoimunes.

7. O sistema imunitário é tão complexo que as suas funções chegam a ser comparadas às do cérebro.

8. Praticamente todos os órgãos podem ser afetados por uma doença autoimune, incluindo os rins, os pulmões, o coração e até o cérebro.

9. O uso excessivo de antibióticos pode debilitar o sistema imunitário.

10. Unhas fracas, queda de cabelo, cansaço e problemas de pele podem ser sinais de que a sua imunidade não está na melhor forma.

Fonte: adaptado de An Elegant Defense – The Extraordinary New Science of the Immune System, William Morrow, Matt Richtel.
A versão original deste artigo foi publicada na Saber Viver nº 231, setembro de 2019.

Últimos