Os dias estão a ficar mais longos, o calor já começa a apertar, e a vontade de relaxar com amigos ou família numa esplanada é exponencialmente maior.
O álcool também é convidado, visto que uma cerveja ou cidra geladas são a bebida de eleição de muitos portugueses ao final da tarde.
No entanto, o problema começa quando o consumo de bebidas alcoólicas fica descontrolado, ou quando estas são utilizadas como “muletas” em ocasiões sociais.
Não é preciso abandonar por completo o álcool, mas existe uma prática que pode ajudá-la a ter mais autocontrolo e, quem sabe, a deixar de beber, se esse for o objetivo.
O que é o mindful drinking
De certeza que já sentiu o impacto do álcool na sua vida, principalmente na manhã seguinte! É verdade, o álcool afeta, e muito, a sua rotina diária.
A qualidade do sono, o aspeto da pele, o peso ou a produtividade no trabalho são apenas algumas áreas que podem sofrer alterações depois de uma saída à noite.
Se está cansada das horas mal dormidas e das dores de cabeça depois de beber, está na altura de repensar a forma como o faz. É aqui que o mindful drinking entra.
Pode decidir deixar de beber por completo, claro, mas se esse não é o objetivo, então pode reduzir o consumo de álcool.
Ao ter consciência da quantidade que ingere, não só consegue apreciar mais o tempo com amigos ou família, como começa a controlar a forma como acorda no dia seguinte.
Como implementar
Para começar a praticar o mindful drinking, recomendamos que não use o álcool como “muleta” em eventos sociais.
Comece por praticar a abstenção durante um mês, apenas para ganhar clareza e testar como se sente em situações stressantes.
Depois, porque não começar com uma ou duas bebidas sem álcool, para “testar as águas” e decidir se realmente quer ou não beber? No entanto, e depois destas reflexões, deve fazê-lo de forma mais consciente.
Ao colocar limites e regras, como “só bebo álcool ao fim de semana” ou “não vou beber shots porque me descontrolo facilmente”, conseguirá alterar os seus hábitos de bebida e viver com mais moderação.
O que acontece quando deixa de beber
Se sente que está a consumir mais álcool do que gostaria, ou simplesmente quer deixar de beber, há formas de o fazer.
Seja aos poucos, depois de experimentar a técnica do mindful drinking, por algumas semanas ou a longo prazo, há vários benefícios para a saúde ao abandonar o álcool. Curiosa? Conheça-os.
1. Perda de peso
Sim, pode perder peso ao deixar de beber. Isto acontece porque o álcool tem açúcar; por exemplo, um copo grande de vinho tem as mesmas calorias que um gelado e uma cidra o mesmo que um donut.
Por isso, se tem uma alimentação saudável mas consume álcool, se deixar de o fazer é provável que perca algum peso.
2. Fígado mais saudável
Todas sabemos que o álcool é prejudicial para o fígado. Porém, este órgão consegue regenerar-se!
Ao deixar de beber, o seu fígado irá reparar-se e eliminar toxinas que se tenham acumulado ao longo do tempo.
3. A qualidade do sono melhora
Beber grandes quantidades de álcool antes de dormir pode perturbar o sono, já que o cérebro não consegue “desligar” de forma correta.
Ao beber menos, ou deixar mesmo de o fazer, conseguirá não só dormir melhor, como elevar os seus níveis de concentração e memória.
4. Pele mais fresca
Ingerir álcool pode secar a pele, o que aumenta a probabilidade de rugas, vermelhidão, acne e inchaço.
Por isso, se deixar de beber, sem dúvida que a sua tez vai sentir a diferença.
5. Melhoria da saúde mental
Pode parecer cliché, mas colocar um travão na bebida pode diminuir a ansiedade e a depressão. Ao optar por bebidas não-alcoólicas, sentir-se-á, então, mais revigorada e confiante.