Saúde

3 estratégias para se automotivar

Às vezes, sem darmos por isso, a desmotivação apodera-se de nós e temos dificuldade em recuperar o equilíbrio psicológico de que precisamos para vingar na vida profissional. Aqui, damos-lhe as ferramentas que precisa para ter mais motivação.

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3 estratégias de motivação para se superar e sentir melhor
Filipa Basílio da Silva
Escrito por
Mai. 16, 2016

É perfeitamente normal que, a dada altura da carreira, se sinta desmotivada. Só deve ficar alerta para evitar que esse estado de espírito se enraíze, pois afeta mais do que a produtividade no trabalho: pode impedi-la de aproveitar as oportunidades que vão aparecendo.

Assim, para alcançar os seus objetivos profissionais e pessoais, deve mentalizar-se que tudo depende de si e que é capaz de fazer qualquer coisa. Isso requer apenas dedicação e perseverança. Será pedir muito? Caso esteja a atravessar uma fase negativa, provavelmente parecer-lhe-á um pedido inultrapassável. Mas não é. E quanto mais cedo se automotivar e mudar a forma como encara o trabalho e a sua profissão, mais rápido melhora o seu bem-estar.

Nós reunimos, aqui, as estratégias e as ferramentas de que precisa para vencer a desmotivação, evoluir e ser feliz.

Precisa de motivação? Siga estes passos

Seja mais positiva

Algumas pessoas têm dificuldade em pensar de forma positiva, o que faz com que se sintam permanentemente inseguras e insatisfeitas consigo mesmas. Esse negativismo afeta as interações com outros indivíduos, mas também os relacionamentos amorosos, os laços familiares e as relações profissionais. Importa, por isso, ter consciência do seu valor enquanto ser humano dotado de personalidade e de capacidades intelectuais, psicológicas e sociais.

Acredite nas suas capacidades

Valorize-se mais, porque a desconsideração das próprias competências é contraproducente e pode desencadear ansiedade e tristeza. Liberte-se de ideias autodestrutivas e isoladoras, e procure, antes, aumentar a sua autoconfiança. Como? Nivelando o autoelogio e a autocrítica. Comece por testar as suas capacidades através de novos desafios, aceite e aprenda com os erros, dedique tempo a si própria.

Ultrapasse os desafios

Quando a nossa autoestima está num nível saudável é mais fácil automotivar-nos. Basta querer fazer algo, concentrarmo-nos, e o projeto acaba por se materializar. No entanto, isso também implica um elevado grau de autoconhecimento, respeitar os próprios limites e adequar a intensidade de trabalho. Estabeleça prioridades e objetivos realistas, que seja capaz de realizar com êxito. Porque a motivação aumenta quando atingimos as metas que determinamos para nós mesmas.

TESTE: Avalie o seu nível de automotivação aqui.


Links úteis com ferramentas que vão melhorar a sua automotivação:

Dicas para automotivação no trabalho (2013)

7 Passos para vencer a desmotivação

8 Steps To Continuous Self-Motivation  

Skills Involved in Self-Motivation 

How to Motivate Yourself (2014), Eric Barker

Self-Motivate Successfully (2015), de Leslie Becker-Phelps

The psychology of self-motivation (2013), de Scott Geller


O que achou destas dicas de motivação? Faça ainda estes desportos capazes de motivar as mais desinteressadas.

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