Como relaxar depois de um dia stressante

Depois de um dia stressante, pode ser difícil afastar-se do que a incomoda e encontrar uma maneira de “desligar”. Quer saber como relaxar e descomprimir? Café com leite, chá e uma caminhada vão ajudá-la.

Em parceria com: Dia stressante: como relaxar com 9 dicas essenciais

Prazos de entrega no trabalho, relacionamentos, tarefas em casa… Gerir tudo isto, no dia a dia, pode tornar-se numa tarefa complicada, mas é fundamental para o seu bem-estar. Só porque não vê sinais físicos de stresse, não quer dizer que a sua mente e corpo não estejam a pedir uma pausa.

5 dicas para relaxar depois de um dia stressante

Dia stressante: como relaxar com 9 dicas essenciais

1. Ponha-se confortável

Ponto número um: vista uma malha delicada e umas calças confortáveis. Calce as pantufas e descanse por uns minutos. O melhor que pode fazer, assim que chega a casa, é sentar-se no sofá e descansar (o corpo e a mente) pelo menos por 10 minutos – aconselha um estudo do Departamento de Medicina Ocupacional, da Universidade de Aarhus, na Dinamarca. O estudo revela ainda que os níveis de stresse femininos, que podem manter-se nas seguintes horas, são superiores aos dos homens.

Aproveite o conforto da sua casa para também criar um ambiente calmo. Acenda uma vela e ponha uma música que goste. Pode também aproveitar para ler um livro (e não se esqueça de desligar a televisão!), conversar com o companheiro, com uma amiga ou alguém familiar, ou ver uma série (mas não até de madrugada!).


Dia stressante: como relaxar com 9 dicas essenciais

2. Faça uma caminhada

Não é segredo nenhum que caminhar faz bem à saúde. Vários estudos já comprovaram que ajuda a emagrecer e diminui o risco de obesidade e de doenças cardíacas. Além disso, sabia que é possível queimar tantas calorias a caminhar como a correr?

Segundo o Huffington Post, as caminhadas em ambientes abertos melhoram os níveis de energia e evitam os efeitos do stresse. Obrigue-se a sair de casa e dê um pequeno passeio de cerca de 20 minutos. Enquanto caminha, respire de forma devagar e profunda. É uma ótima maneira de soltar a tensão que está a sentir no momento e voltar a focar-se no que é benéfico para si.

Durante o dia tente também não estar constantemente sentada. Faça pausas regulares de 10 a 15 minutos, por exemplo, e experimente esticar as pernas, sair do ambiente de trabalho e não utilizar o elevador. É importante que o corpo tenha algum movimento durante as horas de trabalho.


Dia stressante: como relaxar com 9 dicas essenciais

3. Ioga e meditação

Precisa de positividade para enfrentar a vida do dia a dia? Reserve uns minutos e experimente alguns exercícios de ioga, vão ajudá-la a na sua postura, corpo e mente. Enquanto pratica, faça uma respiração abdominal, lenta e profunda que a vai ajudar a aliviar os sintomas de stresse, cansaço e ansiedade.

É possível que, passado algum tempo de fazer várias sessões desta prática, comece a ver resultados físico e psicológicos. O ioga ajuda no fortalecimento dos músculos, aumenta elasticidade do corpo, regula o sistema nervoso e aumenta a produção de melatonina, a hormona que ajuda a induzir o sono.

Se precisar de inspiração, pode sempre usar uma app de meditação para obter ajuda guiada e personalizada, adequada à situação em que se encontra no momento.


Dia stressante: como relaxar com 9 dicas essenciais

4. Sente-se e beba um chá

O dia no trabalho foi stressante e mal teve tempo para respirar. Saiba isto: segundo o The Guardian, grande parte do stresse que se tem no trabalho provém de situações que não conseguimos (ou temos o poder de) resolver. Estar em altos cargos, com mais responsabilidade e com uma carga de trabalho mais elevada, também ajuda a que o nível de stresse aumente e a que estejamos mais nervosas diariamente.

Para que a saúde não seja afetada por isto, é importante que aposte em alimentos que ajudem a lidar com a hormona do stress, o cortisol, mas também em bebidas relaxantes, como o chá, por exemplo. Na verdade, um estudo realizado por uma equipa médica do Hospital de Baltimore, nos Estados Unidos, mostrou que as pessoas que bebem chá todos os dias têm 35% menos de probabilidades de ter um ataque cardíaco do que aquelas que não bebem.

Depois de um dia stressante e longo de trabalho, relaxe no sofá e beba uma caneca de chá Marrakesh Style Tea NESCAFÉ, por exemplo. Esta bebida não só vai ajudá-la a dormir melhor, como também a acalma.


 

Dia stressante: como relaxar com 9 dicas essenciais

5. Ou, então, prepare uma bebida com leite quente…

A bebida ideal para relaxar depois de um dia intenso de trabalho. Rico em triptofano, o leite quente pode ser o melhor remédio para reduzir o stresse, melhorar o seu humor e mantê-la calma – a temperatura quente exerce um efeito ainda mais calmante. Além disso, o cálcio e o magnésio ajudam a baixar a pressão arterial.

Se tiver uma máquina multibebidas NESCAFÉ Dolce Gusto, o modo de preparação é muito mais rápido e fácil. Em poucos minutos, pode preparar uma bebida ao seu gosto, no conforto da sua própria casa. Aqui fica uma sugestão para experimentar.

Receita de Café com Leite e Maçã

Ingredientes

1 colher de sopa de maçã ralada (sem casca)
1 pitada de canela em pó
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 cápsula de Café au Lait Intenso NESCAFÉ Dolce Gusto
1 bolacha a gosto

1. Numa chávena alta, coloque a maçã, a canela e o açúcar.
2. Misture tudo e leve ao microondas cerca de 30 segundos, com uma potência alta.
3. De seguida, prepare a cápsula Nescafé Dolce Gusto e depois, cubra a bebida com bolacha esmigalhada.
Agora que já tem umas dicas de como relaxar, diga-nos… Já experimentou estas técnicas? Funcionam consigo? Quais são as suas formas favoritas de descomprimir, após um longo dia de stresse?

 


 

Gostou das nossas soluções para relaxar depois de um dia stressante? Veja ainda os principais aspetos a ter em conta para comprar uma máquina de café.

Mais sobre branded

Comentários

Como relaxar depois de um dia stressante

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.