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Respire. 80 por cento das pessoas sustêm a respiração ou mal respiram enquanto lêem emails. Saiba como gerir o excesso de informação e eliminar a ansiedade de uma vez por todas. Estas são as dicas (e as apps) para conseguir ser zen neste mundo tão digital.

Sente-se assoberbada? Pode ser que esteja mais ocupada do que nunca. Talvez isso se deva aos 38 novos emails na sua caixa de entrada, ao toque contínuo do seu telemóvel e à receita acabada de ser publicada no Instagram do seu amigo, que “precisa” de ver o quanto antes. Os nossos tablets e smartphones roubam não apenas o tempo, mas também osono e o contacto visual com outros seres humanos. Limpar a sua caixa de entrada não é a resposta. Mas mudar a sua atitude já o é. Considere essa abordagem.

3 dicas para ser zen no mundo digital

1. Não comece o dia com o email

Está a preparar-se para uma manhã frenética se o fizer. “Pré-Internet, enfrentávamos apenas uma ou duas informações num momento que podia desencadear uma emoção”, explica Emma Seppälä, psicóloga e diretora do Centro de Competências e Altruísmo da Universidade de Stanford, nos EUA, à revista Good Living. E dá-se outra onda de stresse depois de se ter lidado com todo o email: percebe que está atrasada. Para evitar sentir-se derrotada ainda antes de despir o pijama, resista ao desejo de pegar no telefone assim que se levanta.

A solução: Aproveite o dia e concentre-se em atividades off-line. Como tomar o pequeno-almoço…

2. Não olhe constantemente para o telemóvel

Não precisa de o desligar. Basta que verifique as suas mensagens com menos frequência. Ao restringir o hábito a três vezes por dia, sentir-se-á tão calma como se fizesse uma técnica de relaxamento – como a visualização (imaginar-se numa praia ou num lugar tranquilo). A chave é descobrir quando precisa de estar online.

A solução: Para alguns de nós, verificar quatro em vez de seis vezes por hora é um progresso pequeno, mas importante.

3. Anule a tecnologia antes de se deitar

O pior é pegar no smartphone ou tablet a meio da noite, quando está a lutar para adormecer. O que nos ajuda a dormir é a produção de melatonina no sangue após o anoitecer. No entanto, as ondas de luz azul emitidas pelos dispositivos cortam esse processo.

A solução: Uma hora ou mais antes de dormir, guarde os aparelhos e não leve o seu telefone para o quarto. Se está preocupada com chamadas urgentes, coloque-os numa gaveta.

5 ferramentas para um estilo de vida mais saudável

1. F.Luxxed

Este programa diminui a luz emitida pelo seu laptop, tablet ou smartphone, regulando a sua iluminação à medida que o sol se põe. Não é apenas um bom lembrete para afastar o seu dispositivo, como reduz as ondas azuis que diminuem o sono que vêm do ecrã.

2. Freedom

Este bloqueador de Internet protege-a de qualquer site ou app à sua escolha.

3. Headspace

Saia do Facebook enquanto espera numa fila e medite com o Headspace. Escolha o seu objetivo e a app vai orientá-la numa sessão de dois minutos (ou mais).

4. Stop, Breath & Think

Combata sentimentos tóxicos com esta app que tem disponíveis 55 sessões de meditação guiadas, quer para o início, como para o fim do dia. Crie também um diário das variações de humor e esteja a par da sua evolução ao longo do ano.

5. Calm

Além de várias sessões de meditação, esta app é uma ótima forma de garantir noites bem dormidas. Basta aceder a uma das histórias criadas para escutar na altura de se deitar, com sons específicos e exercícios de respiração, que a levarão a um sono mais profundo.

Aprenda a ser zen no mundo digital. Seja capaz de desligar-se e faça bom uso das tecnologias!

 

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