© Getty Images

O que fazer no primeiro encontro? As “regras” que elas seguem

Desde que as redes sociais se tornaram o passatempo preferido dos adultos, os relacionamentos entraram numa nova era, mas… do primeiro encontro ninguém pode fugir. Descubra o que as mulheres com quem falámos recomendam fazer.

Um estudo recente da Fundação Francisco Manuel Santos (FFMS), sobre “As mulheres em Portugal, hoje”, revelou que há três idades em que a forma de pensar se altera: aos 28, aos 35 e aos 50. Entre todas elas, a maioria considerou o companheiro a componente da vida que mais influencia a sua felicidade.

Não há uma fórmula só (se houvesse, apostávamos tudo na autoconfiança!), mas quando o primeiro encontro está perto, é bom conhecer os trunfos que funcionaram com outras mulheres.

O que fazer no primeiro encontro? 6 dicas a ter em conta

1. Mantenha-se ocupada até chegar a hora

citação sobre primeiro encontro

Situações sociais novas provocam, normalmente, alguma ansiedade. Para determinadas mulheres, os primeiros encontros, até acontecerem, são uma verdadeira tortura. O segredo para não supervalorizar o acontecimento é manter-se distraída.

“Vou ao ginásio quase todos os dias, geralmente depois do trabalho. Já tive alguns primeiros encontros a seguir e o resultado foi muito positivo. Não tive de alterar rotinas, não tive tempo para pensar muito no assunto e acabei por desfrutar mais do momento porque estava super relaxada.”
Sofia, 28 anos

2. Escolha um lugar que conheça e onde se sinta segura

citação sobre primeiro encontro

Se não está muito à vontade com a sugestão do seu par, ou se não conhece o local e isso só está a aumentar-lhe a ansiedade, deixe essa opção para um segundo encontro (se houver). Proponha um lugar que lhe seja familiar e onde possa chegar pelos seus próprios meios.

“Os meus primeiros encontros são sempre cafés em sítios públicos e aonde eu possa chegar de transportes ou no meu próprio carro. Também costumo avisar uma amiga do sítio onde vou e a que horas. É uma medida de segurança que me deixa mais tranquila”
Ângela, 32 anos

3. Opte por roupa confortável dentro do seu estilo pessoal

citação sobre primeiro encontro

Claro que deve produzir-se, mas não deve parecer quem não é. Mostre a sua personalidade e a forma como se cuida. Mas não hipoteque o seu conforto porque ele pode determinar (e muito!) o sucesso do encontro.

“Fui de pijama a um dos melhores primeiros encontros da minha vida! O rapaz com quem andava a falar há vários meses enviou-me mensagem a perguntar se queria tomar café, referindo que estava à porta do meu prédio. Ele morava longe e não vinha a Lisboa com muita frequência. Era de noite e eu já estava de pijama, mas calcei uns ténis, pus um trench-coat e fui. Foi superdivertido, sobretudo porque não podia estar mais confortável, confesso. E correu bem. Namorámos 4 anos”.

Raquel, 35 anos

4. O que passou, passou

citação sobre primeiro encontro

Não há pior turn off do que ir a um primeiro encontro e passar o tempo todo a falar do passado. Você não está numa sessão de psicoterapia! Evite os temas densos e tente criar um ambiente ligeiro, propício à partilha.

“Tive uma fase, pós fim de relação, em que falava muito sobre o meu ex a todos os rapazes que conhecia. Era uma necessidade minha, mas acredito que não me tenha feito parecer muito ‘apetecível’. É pena, porque hoje gostaria de ter conhecido melhor uma ou duas pessoas com quem tive um primeiro encontro nessa época. Mas deduzo que a onda da conversa não os fez querer repetir”
Joana, 40 anos

5. Contribua para a conversa na medida certa

citação sobre primeiro encontro

Os nervos podem ser traiçoeiros. Por muito interessada que esteja no seu par, evite falar o tempo todo. Dê espaço e saiba ouvir, mas cuidado com os silêncios constrangedores. Deixe a conversa fluir naturalmente, de forma espontânea, e vá à boleia dos contributos do seu interlocutor.

“O mais importante para mim nos primeiros encontros é o tipo de conversa que se estabelece. É importante passar ao outro que estamos atentos e não com a cabeça na lua. Saber ouvir transmite confiança e faz com que as pessoas se sintam confortáveis para se mostrarem como verdadeiramente são. E o feedback também não pode falhar: funciona como um jogo de ping-pong, ora falas tu, ora falo eu”.
Inês, 35 anos

6. Seja mais forte do que as suas expectativas

citação sobre primeiro encontro

É mais do que normal criarmos expectativas em relação à pessoa que vamos conhecer. Mas afaste-se do típico pensamento a que todas nós já nos agarrámos: “será que ele é o tal?”. Colocar a responsabilidade de um relacionamento sério em cima de um encontro casual só aumenta a probabilidade de correr (muito) mal.

“Os primeiros encontros mais divertidos que tive foram aqueles em que fui sem esperar nada. Às vezes parece que estamos numa entrevista de emprego e não há sentimento pior! Queremos muito que nos escolham, mas também queremos que a oferta seja óptima. É muita pressão! Acho que isso não é bem o espírito que se quer. Quando não se espera nada, estamos mais disponíveis e receptivos e isso torna tudo mais fácil”.
Ana Maria, 46 anos

Alguns conselhos extra:

• Trate de forma educada o staff dos lugares;
• Demonstre interesse genuíno;
• Pratique a escuta activa;
• Mantenha contacto visual;
• Faça perguntas discursivas;
• Tome a iniciativa e dê sugestões;
• Sorria frequentemente.

A evitar no primeiro encontro:

Chegar atrasada;
• Maquilhar-se exageradamente;
• Estar sempre agarrada ao telemóvel;
• Tirar fotos e publicá-las nas redes sociais;
• Sair para fumar (sozinha) ou falar ao telemóvel;
• Levar companhia;
• Falar de temas polémicos e imitir julgamentos;
• Cruzar os braços.

5 temas de conversa para abordar num primeiro encontro

Para quem é mais introvertida, alimentar o chamado small talk – conversa de circunstância leve e informal – durante alguns minutos pode ser um grande desafio.

Mesmo que se sinta desconfortável, não tem como contornar isso num primeiro encontro, pois não? Pense nos benefícios que lhe pode trazer: todas as vezes que conversa com outra pessoa, tem a oportunidade de se desenvolver e crescer. Quanto mais praticar, melhor será a qualidade das suas interacções sociais.

#1 Elogios

Comece com o pé direito. Tome a iniciativa e elogie, de uma forma elegante e genuína, algum aspecto do seu par (o perfume, a roupa, um traço emocional ou físico). Quebre a frieza e a distância iniciais demonstrando que é gentil.

#2 Família e Amigos

Se precisa de um ponto de partida fácil, ei-lo. Descubra se o seu date, por exemplo, tem irmãos. O contexto familiar é óptimo para conhecer melhor a pessoa que tem à frente fazendo-a falar.

#3 Viagens

Viajar é, normalmente, um tema que interessa a toda a gente, portanto não receie tocar no assunto. Quais são os destinos preferidos, que tipo de viagens aprecia, que países já visitou e quais são os que tem planeado visitar… são questões das quais pode abusar!

#4 Hobbies e Interesses

Mais do que saber o que é que a pessoa faz profissionalmente, tente perceber de que forma é que ela ocupa os seus tempos livres. A maneira como cada um de nós escolhe passar os fins de semana, por exemplo, diz muito sobre as nossas prioridades e paixões. Aproveite o tema para ver se têm interesses em comum.

#5 Metas

Em algum momento da conversa é natural que possam surgir tópicos mais profundos. Ter curiosidade acerca dos planos a curto prazo da outra pessoa é perfeitamente normal. Aproveite o tema para revelar o seu interesse num segundo encontro se for o caso.

Descubra ainda temas de conversa para pessoas tímidas que são ótimos desbloqueadores de conversa num primeiro encontro.

Fonte: Estudo “As Mulheres em Portugal, hoje”

Vai em frente? Então leia também as 36 perguntas que geram intimidade no primeiro encontro e ainda os looks para arrasar em várias ocasiões.

Mais sobre dicas , mente e emoções

Comentários

O que fazer no primeiro encontro? As “regras” que elas seguem

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.