© Carolina Carvalhal

Vénus está retrógrado. Prepare-se para esta fase tensa mas de muito amor

Este é um momento tenso, que pode trazer alguns desafios, sobretudo para os signos de Escorpião e Balança. É o seu? A coach e astrólogoa Joana Amoedo Leite explica tudo o que precisamos de saber.

O planeta Vénus está retrógrado de 6 de outubro até dia 16 de novembro deste ano. Primeiro em Escorpião, chegando a Balança a 2 de novembro, para ficar direto dia 16. Regressa a Escorpião no dia 3 de dezembro.

Vénus retrógrado: o que esperar?

Todos os planetas têm o seu movimento próprio e ficam retrógrados ciclicamente. Não significa que “andem (literalmente) para trás”, como a palavra pode indicar. Na verdade, fazem apenas a sua órbita, o seu movimento normal, mas do ponto de vista da Terra, durante esses períodos, aparentam estar em movimento retrógrado.

Com Vénus retrógrado, convido-vos a fazerem algumas reflexões. Este é um momento tenso que pode trazer alguns reencontros, desafios e intensidade extrema.

Vénus, um símbolo feminino, transita desassossegado e nervoso pelos céus durante este curto período de tempo. O mais importante que pode haver é o seu reencontro consigo mesma(o) e com o seu lado mais amoroso, que permita amar-se e estimar-se mais a se própria(o) e aos outros, partindo de um centro de amor, respeito e afeto, mesmo quando tudo em si se agita e se projeta no outro.

Trabalhar os valores de amor, empatia, perdão, afeto, meiguice e carinho liberta-a para abraçar mais o mundo e ter o seu caminho mais livre – Joana Amoêdo Leite

Fazendo a ponte entre o universo tantas vezes mental da Astrologia e a dimensão mais humana, sabemos que Vénus não é um arquétipo manifestado exclusivamente por mulheres. Aliás, todos nós temos essa energia presente no nosso mapa astrológico, em maior ou menor grau.

Dá-se mesmo o caso de existirem muitos homens com uma energia de Vénus muito marcada e que podem, então, mostrar no seu comportamento um enorme à-vontade com tudo o que se relaciona com este tema.

Esta energia será positiva ou negativa?

Sabe que tudo o que tem a ver com a relação com os outros “mexe” consigo e exige tanto de si que a pode esgotar. Proponho-lhe este questionário para perceber se esta energia está a manifestar-se pela positiva na sua vida. Basta responder “sim” ou “não”.

1. Consegue ser meiga e afetuosa com facilidade?

2. Sente-se charmosa ou sensual com frequência?

3. Nutre com facilidade sentimentos de amor, paixão, carinho e ternura pelos outros?

4. Estima-se e cuida-se de forma satisfatória?

5. Sente que facilmente é simpática e diplomática?

6. Fica confortável quando está rodeada de beleza e sensualidade?

7. É feliz na sua vida sexual?

8. Reconhece com facilidade o lado agradável e belo das situações?

Se respondeu que “sim” a 5 ou mais perguntas, certamente que está confortável com a energia de Vénus na sua vida. Caso a maioria das respostas seja “não” (ele também é importante e deve olhar para as respostas negativas com carinho e atenção), inicie esta reflexão: “Estou confortável com os meus relacionamentos?”

Tente identificar, caso se sinta desconfortável com os seus relacionamentos, quais os que mais a preocupam (profissionais, amorosos, de amizade, família). Convido-a a definir uma ação concreta para dar o primeiro passo para a resolução que mais ocupa o seu pensamento. Caso defina esta ação, tenha em mente a energia venusiana, uma energia que é envolvente, amorosa, sedutora, emocional e verdadeira.

Se é ou se relaciona com alguém Escorpião ou Balanca, tenha atenção a algum excesso emocional da sua parte que possa minar o entendimento que procura neste momento ou num futuro muito próximo.

Atenção: a sua ação pode ser direta (procurando diretamente a pessoa em questão) ou indireta (trabalhando algum aspeto do seu comportamento que possa ter depois um impacto benéfico na relação que quer melhorar).

Escute as suas verdadeiras razões e motivações, oiça o seu lado melhor e defina a sua acção com este mantra no pensamento: “eu resolvo tudo pelo melhor, com amor por mim e honrando a relação que tenho com esta pessoa que tanto amo.”

Recorde-se sempre que Vénus está ligada ao chakra do coração, localizado no centro do peito. Trabalhar os valores de amor, empatia, perdão, afeto, meiguice e carinho liberta-a para abraçar mais o mundo e ter o seu caminho mais livre.

Acredito que a Astrologia é um convite para o autoconhecimento, o entendimento entre os seres humanos, a paz e o amor. Enraize estes valores bem fundo na sua vida.

Joana Amoêdo Leite é coach e astróloga. Usa a Astrologia Psicológica e o seu método de Coaching M.A.R.TA.© para ajudar pessoas a recuperarem a fé em si mesmas. Além disto, ajuda-as a encontrar novos caminhos e soluções, e a revelar o seu potencial. Marcação de consultas aqui.

 


Já está a sentir os efeitos de Vénus retrogrado? Saiba ainda como melhorar a sua relação amorosa conhecendo o signo do seu parceiro.

Comentários

Vénus está retrógrado. Prepare-se para esta fase tensa mas de muito amor

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.