Bem-estar

Celebre o Dia Mundial da Abelha e contribua para a conservação da espécie

Para celebrar a data, a Guerlain criou, pelo segundo ano consecutivo, uma angariação de fundos internacional que pretende juntar até um milhão de euros para o Programa de Conservação Guerlain for Bees. Contribuir para esta causa é simples, basta apenas uma partilha no Instagram.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Celebre o Dia Mundial da Abelha e contribua para a conservação da espécie Celebre o Dia Mundial da Abelha e contribua para a conservação da espécie
© D.R.
Ana Carvas
Escrito por
Marta Rebelo da Silva
Escrito por
Mai. 20, 2022

Hoje, dia 20 de maio, é assinalado pelas Nações Unidas o Dia Mundial da Abelha. Mas será que sabe a importância que as abelhas têm na produção alimentícia, cadeia alimentar e ecossistemas?

Um planeta sem abelhas

Sabia que sem abelhas não haveria frutos silvestres, tomates, abacates, couves, maçãs, amêndoas, laranjas, entre muitos, muitos outros alimentos? Cerca de 2% das abelhas selvagens do planeta são responsáveis pela polinização de 80% das culturas mundiais.

O que significaria o desaparecimento das abelhas a uma escala global? Um planeta sem abelhas seria um planeta com enormes dificuldades em produzir comida para toda a população do mundo.

Mais, sem abelhas não haveria alimentos para os animais herbívoros. Por sua vez, deixaria de haver alimentos para os animais carnívoros, destruindo assim a agricultura e a indústria, por exemplo, de alimentos lácteos.

Sem os 80% de polinização que estes insetos representam o ecossistema ficaria destruído. Não haveria alimentos para a grande parte dos animais e, sem comida, toda a cadeia alimentar seria afetada.

Em território nacional, por exemplo, sabe-se que cerca de 47% dos portugueses desconhece a importância das abelhas para a sobrevivência do planeta e apenas 26% dos portugueses tem uma planta ou flor a pensar neste inseto.

O desaparecimento das abelhas é um fenómeno mundial que ameaça a biodiversidade

Angariação de Fundos

Por ocasião do Dia Mundial da Abelha, a Guerlain mobiliza as suas comunidades e o público em geral para um compromisso e iniciativa. O objetivo é angariar até um milhão de euros em três dias para a consolidação do Programa de Conservação Guerlain for Bees, constituído por seis parcerias com a Maison e iniciativas dedicadas às abelhas.

Há mais de dez anos que a preservação das abelhas está no centro do compromisso para uma sustentabilidade da marca. Esta urgência em atuar reflete a realidade que esta guardiã da biodiversidade enfrenta.

Com uma mortalidade anual de abelhas melíferas que agora se encontra nos 30%, o desaparecimento das abelhas é um fenómeno mundial que ameaça a biodiversidade.

É por isso que, entre os dias 20 e 22 de maio, que simbolicamente são o Dia Mundial da Abelha e o Dia Internacional para a Diversidade Biológica, a Guerlain irá promover uma angariação de fundos internacional para obter até um milhão de euros para o Programa de Conservação Guerlain for Bees.

Durante três dias, a marca irá doar 20% das suas vendas mundiais, incluindo vendas da edição limitada Youth Watery Oil Abeille Royale, que foi vestido para a ocasião por Tomáš Libertíny, bem como 20€ por cada partilha da sua imagem de Instagram relativa ao Dia da Abelha (com as hashtags da campanha #GuerlainForBees e #WorldBeeDay).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Guerlain (@guerlain)

Outras inciativas

A TaskRabbit juntou-se a Catarina Barreiros, fundadora da loja Do Zero, e Rita Tapadinhas, a voz que fala sobre sustentabilidade no @Plant.a.choice e cronista da Saber Viver, para partilhar algumas dicas práticas sobre como ajudar este inseto e, assim, ser mais ‘bee-friendly’.

Catarina acredita que construir um abrigo e ajudar uma abelha em apuros, principalmente nos meses de verão, são passos importantes para a preservação da espécie. Por sua vez, Rita destaca a importância de ter pequenas plantas de ervas aromáticas em casa, tais como orégãos ou hortelã, pois produzem alguns dos néctares preferidos das abelhas, ao florescer.

4 dicas para ajudar as abelhas

Construa um abrigo para abelhas

Como a grande maioria dos invertebrados, as abelhas precisam de um sítio para criar ninho e hibernar. Neste sentido, é possível criar um abrigo de raiz ou comprar um hotel para abelhas. Depois, basta pendurá-lo num local com sombra e ver os pequenos insetos a voar durante a primavera e o verão.

Ajude uma abelha

Durante o verão é comum encontrar uma abelha solitária sem se mexer no chão e, embora possa parecer morta, as hipóteses de que esteja apenas exausta e a precisar de uma mão são grandes.

Nestes casos, basta misturar duas colheres de sopa de açúcar branco – de preferência granulado – com uma colher de água, e colocar a mistura perto da abelha para que ela se possa servir.

Tenha uma fonte de néctar em casa

Ter alguma variedade de flores, especialmente se tiver um jardim ou canteiro, garante que as abelhas tenham acesso a uma fonte de néctar de março a outubro. Plantar durante o inverno pode ser uma boa solução para assegurar que na primavera terá plantas suculentas.

Algo tão simples como plantar prímulas, budleias ou flor-de-mel, calêndulas (bem-me-quer), manjericão, funcho, orégãos, alecrim, tomilho ou hortelã-pimenta, já representa um contributo para o ecossistema das abelhas.

Opte por mel sustentável

Afinal, o mel é bom ou mau para as abelhas? Quando feita como deve ser, a apicultura pode ser benéfica para populações selvagens e ainda permitir aos seres humanos desfrutar do mel.

Pesticidas são muitas vezes utilizados na agricultura para afastar pragas. As abelhas podem apanhá-los ao realizarem a polinização e levá-los de volta para a colmeia, colocando em perigo a restante população, e podendo afetar a qualidade do mel.

Posto isto, a compra de mel deve ser tão local quanto possível, de apicultores individuais que pratiquem sustentabilidade.

Também a Apivita (nome que deriva das palavras, em latim, APIS (abelha) e VITA (vida), que significa ‘’vida da abelha’’), uma marca de cuidados naturais nascida das abelhas na Natureza grega, comemora o Dia Mundial da Abelha, hoje e sempre.

Para além dos vários produtos naturais disponíveis todo o ano, que encontram as suas propriedades e princípios ativos nos ingredientes que derivam das abelhas, em jeito de comemoração deste dia, a marca partilhou na sua conta de Instagram uma receita de bolo de ricota de limão à base de mel. Experimente!

Hoje e sempre, ajude e proteja as abelhas!

Fonte: National Geographic

Últimos