Cultura

5 museus (e uma plataforma online) para ver sem sair de casa

Sabia que pode visitar o Museu do Louvre, o Guggenheim ou passear pelo Coliseu de Roma sentada no seu sofá? Venha daí connosco, sozinha ou em família, dar um passeio cultural virtual.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
5 museus (e uma plataforma online) para ver sem sair de casa
© Galerie degli Uffizi/ Nascimento de Vénus
Rita Caetano
Escrito por
Mar. 19, 2020

Não há volta a dar, ficar em casa é a única forma de travar a expansão do coronavírus, mas se é daquelas pessoas que receia ficar entediada, sugerimos-lhe que visite virtualmente cinco dos melhores museus do mundo.

Nos seus sites e rede sociais, é possível visitá-los ou revisitá-los (caso já os conheça ao vivo), ver imagens das suas obras mais importantes, conhecer os bastidores, fazer jogos em família e ver entrevistas a artistas e aos trabalhadores daquelas instituições.

Clique ainda na Google Arts & Culture, uma plataforma que que agrega outros museus e monumentos e terá bons momentos de distração, sozinha ou acompanhada.

5 museus e uma plataforma para conhecer a partir de casa

  • Galerie degli Uffizi

    Galerie degli Uffizi

    pintura o nascimento de venus © Galerie degli Uffizi/ Nascimento de Vénus

    É um dos museus mais conhecido do mundo. Ocupa o primeiro e o segundo piso de um elegante edifício no centro de Florença, em Itália, e um dos seus grandes tesouros é a pintura O Nascimento de Vénus, de Boticelli. Esta é uma das obras que pode ver na galeria online que o museu disponibiliza no seu site. E acredite que vai ser um privilégio olhar para este magnífico trabalho sem pressas, podendo, assim, reparar em todos os detalhes. A coleção do museu é composta por pinturas e esculturas, que vão da época medieval à idade moderna, de nomes grande da arte, tais como Giotto, Piero della Francesca, Beato Angelico, Raffaello, Michelangelo e Caravaggio.

    1 / 6

  • Museu do Prado

    Museu do Prado

    museu do prado sala das musas © Sala de las Musas/Museo Nacional del Prado

    Situado em Madrid, na vizinha Espanha, o Museu do Prado reforçou a sua atividade online desde o dia 12 de março para que todos o possam visitar virtualmente. El Prado Contigo, assim se chama a iniciativa, abre às 10h com um direto das redes sociais do museu e durante uma hora os visitantes são guiados pelas obras e pelos espaços menos conhecidos do museu. O Prado disponibiliza também jogos para famílias diariamente no seu site, bem como várias obras em detalhe.

    2 / 6

  • Museu do Louvre

    Museu do Louvre

    museu do louvre © 2019 Musée du Louvre/Olivier Ouadah

    O museu mais conhecido de Paris também tem uma visita virtual, que nos leva pelas salas de exposição, galerias e até ao exterior do edifício. Uma das partes que pode visitar virtualmente é a zona das antiguidades do Egito, ideal para os amantes da cultura egípcia, outra é uma visita pelas catacumbas do edifício, que foi construído para ser uma fortaleza.

    3 / 6

  • Victoria and Albert Museum

    Victoria and Albert Museum

    museu victoria & albert © Museu Victoria & Albert, London

    É um dos mais importante museus de design e arte do mundo e, apesar de não ter visitas virtuais, o Victoria & Albert juntou-se à BBC para realizar uma série que mostra o que está por detrás desta instituição londrina. A série que já tem seis episódios online chama-se Secrets of the Museum.

    4 / 6

  • Museu Guggenheim

    Museu Guggenheim

    dusk view building © The Solomon R. Guggenheim Foundation, New York

    O museu Guggenheim de Nova Iorque quer continuar a estimular a criatividade e a discussão, mesmo de portas encerradas. Por esse motivo, curadores, artistas, exposições e coleções irão ter consigo a casa. Se quiser saber mais sobre o fantástico edifício de Frank Lloyd Wright, conhecido pela galeria em forma circular, pode ouvir tudo num áudio. Pode ainda ouvir algumas das entrevistas feitas ao pessoal do museu e aos artistas em livestream. Esteja atento também às redes sociais, Facebook e Instagram do museu, porque os responsáveis estão a apostar nelas para juntar pessoas mesmo que cada uma esteja em sua casa.

    5 / 6

  • Google Arts & Culture

    Google Arts & Culture

    van gogh museum © The Bedroom, Vincent van Gogh (1853 - 1890), Arles, October 1888/ Van Gogh Museum, Amsterdam (Vincent van Gogh Foundation)

    Esta plataforma dá acesso a visitas virtuais artísticas, fotografias de coleções e vários museus. Pode-se pesquisar por artistas, período histórico ou nomes de museus. O Metropolitan Museum of Art , em Nova Iorque, o Van Gogh Museum, em Amesterdão, e o Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, são alguns dos que estão disponíveis. Na Google Arts & Culture também pode visitar alguns monumentos, como o Coliseu de Roma, as Pirâmides do Egito ou as ruínas de Machu Pichu, ou seja, permite viajar por alguns dos mais emblemáticos locais históricos do mundo.

    6 / 6

Últimos