Cultura

9 livros a ler antes de irem para o pequeno e grande ecrã em 2020

Antecipando a chegada ao cinema, televisão ou plataformas de streaming, estas são as obras que considerámos mais essenciais para si, ávida leitora. As sugestões que lhe apresentamos serão adaptadas em filme ou em série, se tudo correr  pelo melhor. Aqui encontrará de tudo um pouco, desde clássicos aos hits das redes sociais.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
9 livros a ler antes de irem para o pequeno e grande ecrã em 2020
© Grafismo: Carolina Carvalhal
Marta Vieira
Escrito por
Mar. 31, 2020

Pode ser uma daquelas pessoas que prefere ler o livro depois de ter constatado o seu enorme sucesso nos ecrãs – de todos os tamanhos, não se excluí ninguém aqui.

Ou pode ser alguém apaixonado por letras, que gosta de saborear uma boa história em papel, antes de toda as pessoas falarem disso. É para as últimas que nos dirigimos.

Muitos deles premiados ou de autores de reconhecido talento, estes são os livros que pensámos ter mesmo de conhecer, antes de ganharem vida própria.

Garantimos boas leituras, isso é certo. Quanto ao resto, é esperar para ver, embora tenhamos algumas pistas de sucesso também aqui, nomeadamente ao nível de castings de luxo.

9 livros a ler antes de chegarem aos ecrãs em 2020

  • Pequenos Fogos em Todo o Lado, Celeste NG

    Pequenos Fogos em Todo o Lado, Celeste NG

    Relógio D'Água

    Este bestseller do New York Times deu-se a conhecer em 2017. Entretanto, foi adaptado numa minissérie de oito episódios na Hulu, acabada de estrear. Mas ainda vai a tempo de ler este premiado romance, primeiro. A história segue o destino da perfeita família Richardson a viver num igualmente perfeito subúrbio, em Cleveland. Até que chega uma mãe em tudo enigmática e a sua filha adolescente. Com um passado misterioso, colocam em cheque toda esta plenitude. A série, conta com Reese Witherspoon e Kerry Washington, também produtoras executivas.

    Data de estreia: 18 de março de 2020.

    1 / 9

  • David Copperfield, Charles Dickens

    livro david copperfield

    David Copperfield, Charles Dickens

    Relógio D'Água

    Este é um clássico. O livro de 1850 foi escrito pelo mais popular romancista inglês da era vitoriana, Charles Dickens. A sua adaptação, A História Pessoal de David Copperfield estreou-se nos festivais de cinema em 2019, acumulando críticas invejáveis. O ator Dav Patel torna-se o protagonista do filme, que tal como no livro, segue a história de um órfão que, a partir de uma infância infeliz, procura a sua vocação numa Inglaterra vitoriana. Para o realizador, trata-se de uma película sobre alguém que passa a sua vida a tentar encaixar-se.

    Data de estreia: 8 de maio de 2020.

    2 / 9

  • A Mulher à Janela, A. J. Finn

    livro a mulher à janela

    A Mulher à Janela, A. J. Finn

    Editorial Presença

    Diz-se que se é fã de A Rapariga no Comboio ou Em Parte Incerta (o original, Gone Girl) vai devorar este livro. Uma adaptação ao cinema concretizada pelo realizador Joe Wright e protagonizada pela brilhante Amy Adams, ao qual se juntam Julliane Moore e Gary Oldman. A história, convertida entretanto em thriller psicológico, descreve a vida de Anna Fox, que deve à agorafobia o facto de não sair de casa há dez meses. Refugiada, habituou-se a ver a vida à janela, observando os seus vizinhos. Mas quando é testemunha num crime, será capaz de fazer com que acreditem na sua palavra?

    Data de estreia: 15 de maio de 2020.

    3 / 9

  • Morte no Nilo, Agatha Christie

    livro morte no nilo

    Morte no Nilo, Agatha Christie

    Edições Asa

    O nome da autora é sonante o suficiente para ficar por estes lados? A reconhecida escritora britânica que se destacou no género policial crê-se nunca sair de moda. Aqui é-nos apresentado mais um mistério a desvendar pelo destacado detetive Hercule Poirot. Um cruzeiro no Nilo vê a sua plenitude afetada quando é encontrado o cadáver de uma mulher. É caso para dizer, todos são suspeitos. Desta feita, o casting do filme conta com Kenneth Branagh, mas também Gal Gadot, Annette Bening e Rose Leslie.

    Data de estreia: 9 de outubro de 2020.

    4 / 9

  • Duna, Frank Herbert

    livro duna

    Duna, Frank Herbert

    Saída de Emergência

    Aguarda-se em expectativa a adaptação ao cinema deste romance de ficção científica de 1965. Aliás, há mesmo quem o refira como o livro do género mais vendido de todos os tempos. A aclamada obra passa-se num futuro distante, onde a Terra já não é habitada, mas algumas tradições ainda se mantêm. Aqui ocorre um duelo político entre três famílias nobres. Algo que gostará de saber: o filme terá no elenco Timothée Chalamet (e também Jason Mamoa e Zendaya). Para além do filme, prevê-se uma série na HBO.

    Data de estreia: 18 de dezembro de 2020.

    5 / 9

  • News of the World, Paullette Jiles

    livro news of the world

    News of the World, Paullette Jiles

    HarperCollins

    Este romance histórico de Paullete Jiles foi finalista do National Book Award, em 2016. Se está a pensar no que fazer por volta do Natal de 2020, a versão em filme deste livro pode ser uma boa opção. O elenco conta com Tom Hanks como protagonista. Passado no oeste americano, na época da guerra civil, relata a história de um homem que se voluntaria para acompanhar uma menina de dez anos de volta a casa. Um enredo que explora os temas da família e da honra, mas também da responsabilidade e da confiança em todas as suas páginas.

    Data de estreia: 25 de dezembro de 2020.

    6 / 9

  • Pessoas Normais, Sally Rooney

    livro pessoas normais

    Pessoas Normais, Sally Rooney

    Relógio D 'Água

    O livro mais instagramável dos últimos tempos e que tanto burburinho causou nas redes sociais vai finalmente ter uma adaptação. Este tesouro constou ainda na lista dos melhores livros de 2019 de, imagine-se, Barack Obama. A história segue com magnetismo, amizade e amor, as vidas dos jovens Connell e Marianne, e mostra-nos, através de uma sensibilidade ímpar, como as linhas por que se regem as relações amorosas podem ser encantadoras e muito complicadas. A série vai estrear na BBC e Hulu.

    Data de estreia: 2020, sem data definida.

    7 / 9

  • A Última Carta de Amor, Jojo Moyes

    livro a ultima carta de amor

    A Última Carta de Amor, Jojo Moyes

    Porto Editora

    A autora deste livro talvez não lhe seja estranha, é que é a mesma do livro Viver Depois de Ti. Neste romance, segue-se a história de uma mulher nos anos 1960 que acorda inesperadamente no hospital, sem memória alguma. Sabe, no entanto, através de uma carta de amor, que tem um amante. Anos mais tarde, este enredo é perseguido por uma repórter que pretende resolver este mistério puro e também lidar com a sua própria vida amorosa. No filme, podemos contar com Shailene Woodley e Felicity Jones.

    Data de estreia: final de 2020.

    8 / 9

  • Nine Perfect Strangers, Liane Moriarty

    livro nine perfect strangers

    Nine Perfect Strangers, Liane Moriarty

    Penguin

    A autora de Big Little Lies presenteia-nos com este bestseller que esteve 13 semanas seguidas no top do New York Times. Publicado o ano passado, a tradução ainda não chegou a Portugal. Mas nada a impede de se aventurar neste romance na sua versão original. O enredo situa-se num retiro de bem-estar não convencional que junta nove estranhos e os seus segredos. Uma curiosidade, Nicole Kidman é protagonista e simultaneamente produtora executiva desta série a estrear na plataforma de streaming Hulu. A aclamada atriz fará o papel de Masha, a diretora do retiro.

    Data de estreia: final de 2020, talvez 2021.

     

    9 / 9

Últimos