Cultura

7 sugestões para comemorar o Dia Internacional dos Museus

A partir da próxima segunda-feira, alguns museus portugueses vão começar a abrir portas, numa data que coincide com o Dia Internacional dos Museus. A programação é especial, seja no próprio museu ou nas suas plataformas digitais.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
7 sugestões para comemorar o Dia Internacional dos Museus
© Instagram/ @nyegenyege
Rita Caetano
Escrito por
Mai. 14, 2020

No dia 18 de maio comemora-se o Dia Internacional dos Museus e, este ano, a esta data especial junta-se outra: a da reabertura de alguns museus após terem sido encerrados devido à pandemia da Covid-19.

Há novas regras para os visitantes e o uso de máscaras é obrigatório. As comemorações, cujo tema deste ano é Diversidade e Inclusão, vão ser feitas tanto in loco como com programações online.

7 ideias para comemorar o Dia Internacional dos Museus

  • Museu Coleção Berardo

    Museu Coleção Berardo

    museu berardo © Julian Opie

    É um dos museus que já confirmou a sua abertura no dia 18 de maio. No Museu Coleção Berardo, pode ver ou rever as exposições Obras Inéditas, de Julian Opie; Mutações. The Last Poet, de Joana Escoval; e Deeper Shades. Lisboa e Outras Cidades, de Andreas H. Bitesnich. Neste Dia Internacional dos Museus, há visitas guiadas às exposições, mas se não quiser sair de casa, poderá acompanhar a programação no Facebook e Instagram. Nessas duas plataformas pode ainda acompanhar as Conversas à Janela e A Minha Obra e Eu. Nesta última, Fernanda Fragateiro vai apresentar a escultura Caixa (Desmontagem), de 2006.

    Onde: Museu Berardo, CCB CCB, Praça do Império, Belém, Lisboa.
    Quando: Aberto todos os dias, das 10h às 19h.
    Preço: 5€. Entrada gratuita no dia 18 e aos sábados.

    1 / 7

  • CCB

    CCB

    CCB © D.R.

    A Garagem Sul do CCB reabre no Dia Internacional dos Museus, com a exposição O Mar É a Nossa Terra, onde a água é vista como parceira na construção do nosso Planeta. Os visitantes podem percorrer a exposição acompanhados de um guia explicativo em áudio, acessível através do seu telemóvel (só tem de levar os seus headphones). Os mais novos são desafiados a descobrir os segredos da linha de costa portuguesa através de diversas atividades. O #CCBCidadeDigital vai continuar a disponibilizar conteúdos digitais de livre acesso, todas as semanas, às quartas e sextas-feiras.

    Onde: CCB, Praça do Império, Belém, Lisboa.
    Quando: No dia 18h, das 10h às 17h e nos restantes dias, funciona de terça-feira a domingo, no mesmo horário.
    Entrada livre.

    2 / 7

  • Museu da Farmácia

    Museu da Farmácia

    museu da farmácia

    Se há objeto que está a marcar este ano, a máscara encabeça a lista agora que faz parte das nossas vidas. O Museu da Farmácia, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Museu da Marioneta, o Museu do Oriente e o Museu Nacional de Etnologia, escolheu o dia 18 para inaugurar a exposição Um Mundo de Máscaras. É uma exposição online temporária, que poderá mais tarde ser apresentada em formato presencial. A mostra dá a conhecer mais de 30 máscaras provenientes de diferentes culturas, que pertencem aos cinco museus. É possível ver máscaras de rituais, de proteção, de tradição, de cerimónias, de ópera, de teatro, de xamãs, de curandeiros e de feiticeiros. A galeria de imagens é acompanhada de textos e vídeos sobre o seu significado.

    Onde: Um Mundo De Máscaras.

    3 / 7

  • MAAT

    MAAT

    MAAT © Instagram/ @nyegenyege

    O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia estreia, no Dia Internacional dos Museus, Nyege Nyege: Uma Nova Esperança. Este é primeiro capítulo do novo programa de música e som do MAAT, intitulado Terra Irada. A Nyege Nyege faz parte de um coletivo artístico sedeado em Kampala, no Uganda. Nesta colaboração inédita com o MAAT, o programa transmite seis emissões diferentes a partir de seis localizações no mundo — África do Sul, Mali, Tanzânia, Santa Lúcia nas Caraíbas, Ilha da Reunião e Uganda — onde comunidades e ideias visionárias se unem para celebrar.

    Onde: Youtube Maat
    Quando: 18 de maio, das 16h às 21h.

    4 / 7

  • Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva

    Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva

    Fundação Arpad Szenes Vieira da Silva © Instagram/ @museuarpadszenesvieiradasilva

    Este museu reabre só a 19 de maio, com a exposição Água Pesada, de Alexander Conefrey, além, claro, da coleção permanente Arpad Szenes 1897-1985. O restaurante da Fundação Arpad Szenes, o Mão Cheia, reabre com almoços, take-away e cestas de piquenique nesse mesmo dia.

    Onde: Pç. das Amoreiras, 56, Lisboa.
    Quando: de terça a domingo, das 10h às 18h.
    Preço: 5€.

    5 / 7

  • Museu Calouste Gulbenkian

    Museu Calouste Gulbenkian

    gulbenkian © D.R.

    A celebração do Dia Internacional dos Museus começa no dia 16, às 11h, com uma exposição online com obras escolhidas pelo público. Continua no domingo com a leitura de um conto persa à mesma hora, entre outras atividades. Mas, no dia 18, o Museu Caloust Gulbenkian reabre portas com as exposições A Idade de Ouro do Mobiliário Francês. Da Oficina ao Palácio e a Coleção do Fundador. No entanto, quem preferir ficar em casa pode fazer uma visita guiada, às 11h, com a diretora do museu, Penelope Curtis, ou participar num debate que junta vários diretores de museus sobre o futuro destes. As celebrações terminam com uma visita fora de horas, às 21h30, com uma seleção de obras dos curadores João Carvalho Dias e Ana Vasconcelos, que também será transmitida no Facebook e no Youtube.

    Onde: Av. De Berna, 45A, Lisboa.
    Quando: de quarta a segunda-feira, das 10h às 18h.
    Entrada gratuita durante o Dia Internacional dos Museus.

    6 / 7

  • Museu Marítimo de Ílhavo

    Museu Marítimo de Ílhavo

    museu marítimo de ílhavo © D.R.

    De 16 a 18 de maio, o Museu Marítimo de Ílhavo vai até sua casa para celebrar o Dia Internacional dos Museus. Estão agendadas atividades para toda a família na página do Facebook do MMI. Não faltam visitas temáticas, um workshop, um jogo para os mais novos, momentos de narrativa encenada, uma entrevista e também o programa de rádio Todos a Bordo.

    Onde: Facebook do MMI.

    7 / 7

Últimos