O Poder dos Museus é o tema do Dia Internacional dos Museus deste ano. O objetivo, como se pode ler no site da Direção Geral do Património, é “explorar o potencial dos museus para produzir mudanças positivas nas suas comunidades, em três vertentes distintas”: sustentabilidade, inovação nas áreas da digitalização e acessibilidade e reforço da comunidade através da educação.
São vários os museus que têm programação especial para celebrar não só o 18 de maio, como também a Noite Europeia dos Museus, que se comemora a 14 de maio.
Grande parte das atividades são de entrada livre.
7 ideias para comemorar o Dia Internacional dos Museus
-
Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Museu Nacional de História Natural e da Ciência
No MNHNC, em Lisboa, além de poder visitar as exposições patentes, estão agendados workshops, visitas orientadas, conversas e performances. Será ainda possível passear nos bonitos e verdejantes Jardins Botânicos, que neste dia terão entrada gratuita.
Onde: Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Jardim Botânico de Lisboa e Observatório Astronómico de Lisboa.
Quando: 18 de maio.1 / 7 -
Museu do Oriente
Museu do Oriente
A Fundação Oriente escolheu o Dia Internacional dos Museus para inaugurar a exposição O Oriente nos Menus dos Séculos XIX e XX – Colecção Gonçalo de Vasconcelos e Sousa. Antes da inauguração o próprio Gonçalo de Vasconcelos e Sousa apresenta uma conferência com o tema A ephemera social, os menus e o Oriente nos séculos XIX e XX. No início da tarde, terá lugar a oficina para famílias Dicionário das Cores.
Onde: Museu do Oriente, Lisboa.
Quando: 18 de maio.2 / 7 -
Museu de Lisboa
Museu de Lisboa
Dirigida a todas as idades e também à comunidade escolar, a programação do Museu de Lisboa para a Noite Europeia dos Museus e para o Dia Internacional dos Museus, mostra como a diversidade social e cultural marca a evolução de Lisboa, no passado, no presente e no futuro. Percursos, peddy papper e várias atividades para os mais pequenos vão assinalar essa riqueza ímpar de Lisboa.
Onde: Vários pontos de Lisboa.
Quando: 14 e 18 de maio.3 / 7 -
Museu Nacional de Arte Antiga
Museu Nacional de Arte Antiga
Além da reabertura ao público de dois núcleos expositivos do museu – Sala Germain e Sala de Joalharia -, que foram reformulados, o MNAA tem muito para mostrar aos seus visitantes, a saber: a Feira de Alfarrábios, a instalação performance Fail. A Estética do Risco, o workshop Assistente de VJ e Multimédia e a masterclass Mente de Principiante: Introdução ao VJing. Esta celebração colmina com o concerto multimédia participativo Dar Futuro ao Passado.
Onde: Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.
Quando: de 18 a 21 de maio.4 / 7 -
Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado
Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado
Visitas orientadas, a masterclass de calçado com René van den Berg e a de chapelaria com Luís Stoffel são as atividades programadas por estes museus para celebrar as duas importantes datas. A juntar a tudo isso, não poderiam faltar as novas exposições: A beleza sob a pele. O calçado de René van den Berg, no Museu do Calçado, e Luís Stoffel. A Arte da Chapelaria, no Museu da Chapelaria.
Onde: Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado, São João da Madeira.
Quando: de 14 de maio a 21 de maio.5 / 7 -
Museu dos Transportes e Comunicações
Museu dos Transportes e Comunicações
O espetáculo E-nxada, da Companhia Erva Daninha, marca a Noite Europeia dos Museus, no Museu dos Transportes e Comunicações, no Porto. Este espetáculo de circo contemporâneo cruza o rural e o urbano através da intemporal enxada. O objetivo é recordar a importância da agricultura e da relação do homem com a Natureza. No dia 18, a entrada nas exposições O motor da República: os Carros dos Presidentes e Metamorfose de um Lugar: Museu das Alfândegas é gratuita.
Onde: Museu dos Transportes e Comunicações, Porto.
Quando: 14 e 18 de maio6 / 7 -
Museu Marítimo de Ílhavo
Museu Marítimo de Ílhavo
A inauguração da exposição temporária O Grande Norte, a Conversas de Mar: A cultura Inuit, o lançamento do livro O Homem Sem Coração, o concerto Patrimónios Sonoros Marítimos, visitas guiadas são algumas das atividades que o Museu Marítimo de Ílhavo preparou para celebrar o 14 e o 18 de maio. A programação foi pensada para pessoas de todas as idades.
Onde: Museu de Ílhavo
Quando: 18 e 22 de maio.7 / 7