Cultura

6 sugestões para comemorar o Dia Internacional dos Museus

A 18 de maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus e são várias as atividades programadas (na sua maioria gratuita) pelas instituições culturais. O tema deste ano é Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
6 sugestões para comemorar o Dia Internacional dos Museus 6 sugestões para comemorar o Dia Internacional dos Museus
Rita Caetano
Escrito por
Mai. 18, 2023

Tal como acontece um pouco por todo o mundo são vários os museus portugueses que têm programação especial para celebrar o Dia Internacional dos Museus, que se comemora a 18 de maio.

Sugerimos-lhe seis onde pode celebrara a data com diversas atividades, a maioria de entrada livre.

Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar é o tema do dia este ano e o intuito é destacar o contributo dos museus para atingir as seguintes metas: Saúde e Bem-Estar Globais, para garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, particularmente no que se refere à saúde mental e ao isolamento social; Ação Climática, que consiste em tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e os seus impactos; e, por fim, Vida na Terra, que engloba proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, sensibilizando para a perda da biodiversidade.

6 ideias para comemorar o Dia Internacional dos Museus

  • Centro Internacional das Artes José de Guimarães

    Centro Internacional das Artes José de Guimarães

    O Dia Internacional dos Museus é assinalado no Centro Internacional das Artes José de Guimarães, em Guimarães, com um programa gratuito de visitas orientadas, oficinas para famílias e uma masterclass. Há ainda uma inauguração de uma exposição e um concerto comentado, denominado, O Nascimento da Arte, de António Jorge Gonçalves e Filipe Raposo.

    Onde: CIAJG, Guimarães.
    Quando: 18 de maio, entre as 10h e as 20h.
    Entrada livre.

    1 / 6

  • Museu Nacional do Traje

    Museu Nacional do Traje

    A inauguração da exposição Vestir, Desenhar e Pintar o Fado Amália por Paulo Azenha celebra o Dia Internacional dos Museus, no Museu Nacional do Traje. Esta mostra dá a conhecer um conjunto de obras composto por peças de vestuário com uma vertente Couture, inspiradas em Amália e no Fado. Todas elas desenvolvidas pelo estilista Paula Azenha ao longo de mais de duas décadas de trabalho como designer de moda entre Lisboa e Paris. No dia 20 de maio, à uma visita guiada com o autor.

    Onde: Museu Nacional do Traje, Lisboa.
    Quando: 18 de maio, às 18h (Inauguração); 20 de maio, às 15h e às 16h30 (visita guiada).
    Entrada livre.

    2 / 6

  • Fundação Calouste Gulbenkian

    Fundação Calouste Gulbenkian

    Dois dias e uma noite de conversas, visitas, workshops, performances e música. É desta forma que a Fundação Calouste Gulbenkian vai celebrar o Dia Internacional dos Museus. Quer o museu quer as exposições temporárias poderão ser visitados de uma forma diferente com a presença de curadores, artistas, escritores, poetas e músicos. Há ainda tempor para o espetáculo Histórias tecidas entre vizinhos, resultado de um projeto com associações da vizinhança que apoiam a comunidade senior; para o concerto de Odete e uma performance de julianknxx. A festa dos Museus encerra no dia 20, à meia-noite, com DJ set de Bill Onair, que começa a tocar às 17h.

    Onde: Fundação Calouste Gulbenkian
    Quando: 18 e 20 de maio.
    Entrada gratuita.

    3 / 6

  • Museu do Oriente

    Museu do Oriente

    © Gonçalo Barriga

    O Dia Internacional dos Museus é celebrado no Museu do Oriente com visitas orientadas, oficinas para crianças e jogos dedicados aos leques orientais, um concerto de solistas da metropolitana e ainda a inauguração de uma exposição inédita. Esta mostra tem patente mais de 1500 peças, que fazem parte festas e rituais japoneses de natureza religiosa e grande importância social e cultural.

    Onde: Museu do Oriente, Lisboa.
    Quando: 18 de maio.
    Entrada livre.

    4 / 6

  • Museu Nacional de História Natural e da Ciência

    Museu Nacional de História Natural e da Ciência

    O Museu Nacional de História Natural e da Ciência celebra o Dia Internacional dos Museus com um programa de atividades gratuitas com o mote da edição de 2023: Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar. Escape Room no Laboratorio Chimico é uma das atividades que vai complementar as visita às coleções e ao terraço. Há ainda um momento de mindfulness e muitas exposições e entrada livres não só no museu, mas também no Jardim Botânico de Lisboa e no Jardim Botânico Tropical.

    Onde: Museu, no Jardim Botânico de Lisboa e no Jardim Botânico Tropical, em Belém será de acesso livre!
    Quando: 18 de maio, das 10h às 18h.
    Entrada livre com inscrição prévia obrigatória.

    5 / 6

  • Palácios Nacionais de Queluz e de Sintra

    Palácios Nacionais de Queluz e de Sintra

    No Dia Internacional dos Museus, a Parques de Sintra dedica duas visitas temáticas inéditas nos Palácios Nacionais de Queluz e de Sintra. No primeiro, Hugo Xavier, conservador do Palácio, lidera a visita Devoção Real: o oratório de D. João VI no Palácio Nacional de Queluz. Os participantes poderão aceder às reservas do Palácio para conhecer, em primeira mão, o resultado dos trabalhos de restauro. No segundo, decorre a visita Retrato de jovem nobre, cavaleiro da Ordem de Calatrava: Novas Pinceladas de Investigação, conduzida pelo conservador Fernando Montesinos.

    Onde: Palácios Nacionais de Queluz e de Sintra.
    Quando: 18 de maio.
    Preço: 10€, adultos; 8,5€, jovens (6-17 anos) e seniores (>65 anos). Os bilhetes vendem-se exclusivamente online no site da Parques de Sintra.

     

    6 / 6

Últimos