Bem-estar

Crónica. Abater a negatividade (através de uma técnica yogi)

Mudar de perspetiva para transformar as nossas vidas, esta é a premissa a que se propõe o yoga. Neste artigo, Jean-Pierre de Oliveira, o professor de yoga e cronista da Saber Viver, fala-lhe da técnica yogi do pensamento positivo, Pratipaksha Bhavana.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Crónica. Abater a negatividade (através de uma técnica yogi)
© Unsplash
Jean-Pierre de Oliveira, cronista
Escrito por
Mar. 25, 2020

O yoga é já uma prática milenar que mudou com o tempo e, embora o yoga moderno se concentre mais em alongamentos e posturas projetadas para estimular a paz interior e a energia física, foi inicialmente descrito como sendo um conjunto de técnicas para controlar as flutuações mentais, para podermos permanecer em equilíbrio através do desvelar da consciência, ao permitir que a natureza de expansão da mesma pudesse desabrochar, levando assim ao nosso crescimento interior. E, segundo os yogis, este é o único motivo da nossa existência.

Quando nos sentimos tristes, ansiosos e insatisfeitos é por não estarmos em alinhamento com este propósito maior de expansão da consciência.

Quando estamos desalinhados, crescem pensamentos mais sombrios levando a criação de ciclos de negatividade. A boa notícia é que existem formas de sair destes ciclos e de reencontrar o rumo das nossas vidas, para uma existência mais plena e satisfatória, ou seja, para uma vida positiva.

Portanto o yoga mais antigo tinha menos a ver com fitness e mais no foco mental e expansão da energia espiritual, sendo os Yoga Sutras de Patanjali, considerados como o guia formal para a prática desta disciplina e onde encontramos esta técnica maravilhosa, o Pratipaksha Bhavana no Sutra 33: “Quando perturbado por pensamentos negativos, deve trocá-los por pensamentos opostos [positivos]”.

Por outras palavras, se tiver pensamentos repetitivos que lhe estão a causar danos, troque-os por pensamentos mais construtivos; é a prática de substituir algo negativo pelo oposto, ou por algo mais positivo em relação ao conceito original.

O yoga pode ajudar a apoiar um estilo de vida ativo e equilibrado

Jean-Pierre de Oliveira Jean-Pierre de Oliveira

Os Yoga Sutras de Patanjali dizem-nos que qualquer pensamento negativo, tal como a raiva, avareza, a ganância, a tristeza, a preocupação etc., opõe-se sempre aos princípios básicos de crescimento interior (aos valores éticos e morais chamados de Yamas e Niyamas,..) e, por isso, devem ser domados.

Yoga Pratipaksha Bhavana

Para começar

Cada vez que tiver consciência de ouvir uma voz negativa na sua cabeça, a criticar alguém, alguma coisa que fez ou não fez ou que pensou, comece por adotar estes hábitos:

Pratique Ahimsa, conceito ético de não violência, de não causar dor, incluindo a si próprio. Trate-se com compaixão tal como trataria qualquer outra pessoa por quem tem sentimentos de apreciação.

Use Pratyahara, abstraindo-se de influências externas tais como os sons, imagens visuais ou até pensamentos, trazendo a sua consciência para o seu corpo, relaxando os seus músculos, observando a forma como respira, sem alterar nada, sem interferir. Observando sem julgar.

Estas são duas etapas importantes para conseguir aplicar o conceito de Pratipaksha Bhavana e promover pensamentos mais saudáveis e positivos que são essenciais para atingir um estado mental e personalidade equilibrados.

Como funciona este conceito?

Pratipaksha Bhavana é uma belíssima e desafiante prática mental. Esta poderosa técnica tem o potencial de mudar a nossa energia e de nos alinhar de forma a podermos ver qualquer situação de uma forma mais positiva e proativa.

Trata-se de um exercício mental que podemos implementar facilmente caso apareçam pensamentos violentos, negativos, ou erróneos na mente para logo poder-mos substitui-los por outros mais dignos e amigáveis. Contudo esta prática requer um esforço consistente de atenção até se tornar num habito regular e uma forma de pensar natural.

Como nos pode ajudar a abater a negatividade?

Uma vez implementada, poderá gradualmente notar o seu processo individual de pensamentos e emoções modificarem-se, principalmente na diminuição de frequência com que os pensamentos negativos se manifestam.

Começa-se por enfraquecer estes pensamentos negativos só pela nossa atenção ao emergirem. Por exemplo, cada vez que se aperceber das qualidades nefastas dos mesmos, como por exemplo pensamentos de procrastinação, não se permita pensar que nada pode fazer para impedi-los.

Tente não se justificar: sou fraco, não tenho forças, é karma negativo de vidas passadas. Tente não ficar zangada ou triste por ter estes pensamentos negativos (só irá intensificar a sua instabilidade). Aceite como sendo natural ter pensamentos desta natureza.

Sentirá uma gradual mudança de paradigma no seu padrão de pensamentos, e redirecionar pensamentos negativos para pensamentos positivos irá tornar-se um hábito

Jean-Pierre de Oliveira Jean-Pierre de Oliveira

Substituir a negatividade por pensamentos positivos

Em vez de se lamentar ao perceber que tem pensamentos negativos, contenha-os gentilmente, não lhes prestando atenção. Chegou o momento de desenvolver as suas afirmações positivas.

Substitua as suas crenças negativas por pensamentos positivos, levando a estabilizar a mente e manter afastados os pensamentos negativos que estão a perturbá-la. Faça um esforço para pensar exatamente o oposto.

Por exemplo, se pensar numa situação que a deixa desconfortável, lembre-se de momentos em que se sentiu feliz e segura (o dia, o local, os cheiros, os sentimentos, as cores…), mesmo que as circunstâncias sejam diferentes. Pense num objeto neutro que lha dá um sentimento de prazer ou segurança (pode ser a almofada que gosta de abraçar ao adormecer).

Reencaminhar padrões de pensamento

Ao praticar Pratipaksha Bhavana, os pensamentos negativos podem voltar, mas gradualmente desaparecerão e perderão a sua força. Sentirá uma gradual mudança de paradigma no seu padrão de pensamentos, e redirecionar pensamentos negativos para pensamentos positivos irá tornar-se um hábito.

Com o tempo, esta simples técnica yogi irá manifestar-se com mais intensidade e transformará a sua personalidade.

Da próxima vez que tiver dúvidas e/ou incertezas – como por exemplo: será que vou fracassar ? Porque me sinto com raiva e frustrada? Porque me sinto confusa? -, tente substituir o pensamento negativo invocando imagens e experiências positivas, como recordações de sucesso do passado, o rosto dos seus filhos felizes ou, porque não, um pôr do sol com uma pessoa que leva no coração.

Equilibrar as nossas emoções e controlar os nossos pensamentos é o caminho mais seguro para criar uma vida de cheia sucessos.

Jean-Pierre de Oliveira é professor de yoga, autor e um earth activist. A sua inspiradora abordagem ao yoga adapta esta sabedoria antiga à vida dos ioguis modernos como um estilo de vida além das aulas. É conhecido pelo seu estilo genuíno de ensino e instrução técnica profissional reconhecida que o tem levado a participar em diversos eventos.

Últimos