Casa

Dicas para organizar a maquilhagem segundo o método de Marie Kondo

Pedimos à especialista portuguesa certificada pelo método KonMari, da japonesa Marie Kondo, para nos “ajudar” a arrumar a maquilhagem em casa. Eis os três passos essenciais esquematizados por Rafaela Garcez.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Dicas para organizar a maquilhagem segundo o método de Marie Kondo
Escrito por
Saber Viver
Jul. 31, 2019

Does it spark joy?” é a frase épica de Marie Kondo, que nos propõe, através do método KonMari, questionar se tudo aquilo que temos em casa (e na vida) nos traz alegria. Casa organizada não é um objetivo, mas sim a ferramenta para atingirmos a nossa vida ideal. É isto que a especialista japonesa nos transmite de forma tão clara e positiva.

KonMari é o método de organização criado por Marie Kondo, e apresentado nos seus livros Arrume a Sua Casa, Arrume a Sua Vida e Alegria!, best-sellers de The New York Times. E ainda no programa da Netflix, A Magia da Arrumação com Marie Kondo.

Este método ensina-nos a criar espaço para o que interessa na nossa vida e deixar aquilo que já não nos traz alegria no presente. Acredito que seja mais um processo de transformação pessoal, do que apenas um método de organização.

Neste artigo, partilho sugestões de organização de produtos de beleza, para facilitar a rotina e organizar esta categoria que tão facilmente fica desarrumada.

Deixe ir produtos para abrir espaço e harmonia à sua casa.

Como organizar a maquilhagem em 3 etapas

Passo 1: ver para crer

Colocar toda a maquilhagem e produtos de beleza espalhados pela casa no mesmo local, por exemplo, em cima da cama. Desta forma, conseguimos ter a visão geral de tudo o que temos e a quantidade de produtos que acumulamos.

Ao fazer este exercício, imediatamente percebemos que muitas vezes a quantidade do que temos é superior ao necessário e a seleção torna-se mais fácil.

Passo 2: encontrar a alegria

Selecionar item a item. Sim, um de cada vez para que possamos questionar individualmente se:
ainda o usamos?
com que regularidade usamos?
 qual a validade do produto?
 está em condições de uso? (sabemos que aquele pó partido nunca vai ser usado de uma forma prazerosa)
 voltaríamos a comprá-lo?
 faz-nos sentir bem?
 traz o melhor de nós?
 e, mais importante, traz-nos alegria?

Aqui precisamos de um forte sentido de honestidade e desapego em relação àqueles produtos que sabemos que não usamos e nunca vamos usar (nem naquela festa de carnaval daqui a dois anos!). Deixe ir produtos para abrir espaço e harmonia à sua casa.

Marie Kondo recomenda ainda agradecer ao objeto que estamos a deixar ir a função que teve na nossa vida: “obrigada por me hidratares e fazeres perceber que o cheiro de cereja não é o meu preferido”. Desta forma estamos a valorizar e o desapego torna-se mais fácil.

Passo 3: cada produto no seu sítio

Organizar por categoria, se possível num só local. O ideal é mantermos os produtos da mesma categoria todos juntos. Claro que se tiver uma bolsa de maquilhagem na carteira, essa terá que andar sempre consigo. Mas o restante, é importante ficar tudo junto.

Cada objeto tem que ter um espaço definido para si, caso contrário a desorganização voltará.

O que ter em conta na hora de arrumar

 

Encontre caixas organizadoras, seja de plástico, madeira ou cartão, para manter os seus produtos organizados de forma eficaz. Escolha aquelas que goste mais e que lhe tragam alegria, não se esqueça que vai olhar para elas todos os dias.

;

• Analise o espaço que tem disponível e qual o local de melhor e mais fácil acesso.

• A casa de banho, apesar de muitas vezes ser o local mais prático, não é o mais aconselhável, seja pela humidade ou odores característicos do local. O quarto ou o closet são melhores locais para ter este tipo de produto.

;

• Faça uma limpeza profunda de todos os produtos, pincéis e caixas organizadoras.

• A maquilhagem e produtos de beleza usados diariamente ou de forma mais regular, ficam num local mais acessível. Tudo o que seja utilizado de forma menos regular, como produtos de viagem, pode ficar guardado num local menos acessível, no fundo da gaveta, por exemplo.

• Qualquer tipo de stock que tenha de produtos ou maquilhagem que usa bastante mas ainda estão fechados, podem também ficar guardados num local menos acessível e todos juntos. Assim já sabe onde ir buscar quando algo acabar, para além de saber exatamente da quantidade de unidades que tem de cada categoria, não correndo o risco de comprar a mais.

• Se não tiver mais espaço nas gavetas, pondere o espaço vertical nas paredes, assim estará a otimizar o espaço disponível e com tudo organizado, tenho a certeza que lhe trará alegria.

;

• Coloque, sempre que possível, os produtos na vertical, desta forma aproveita o espaço e consegue que o líquido/creme fique sempre na parte de baixo da embalagem, de forma a facilitar a sua utilização.

Concluindo, tire umas horas da sua vida e faça estas pequenas mudanças para ter uma rotina mais fácil e harmoniosa antes do seu dia começar e antes de dormir. É um momento seu que, se tudo tiver organizado, lhe trará alegria e bem-estar.

Pequenas ações como deitar fora o que está fora da validade, colocar em caixas no interior das gavetas ou prateleiras, limpar as gavetas e usar as paredes como mais um local de organização, vão trazer-lhe muito espaço e conforto. Experimente!

 

Formada em design gráfico, Rafaela Garcez dedica-se à organização profissional desde 2017. Fez a certificação em Nova Iorque com Marie Kondo e é uma das primeiras consultoras certificadas em Portugal. Desde então trabalha com clientes o método de organização japonês, transformando as suas casas e vidas. 


É fã de Marie Kondo e de métodos de organização? Descubra ainda como organizar o roupeiro.

Últimos