Primavera é sinónimo de flores. O bom tempo começa a aparecer, o sol brilha, os pássaros cantam e temos cada vez mais vontade de sair de casa e apreciar um bom passeio com a família ou amigas.
A boa disposição que esta estação traz faz-se sentir em todas nós, e porque não trazer um pouco desta para dentro de casa?
Seja em papel de parede, mobiliário e pequenas peças de decoração, os motivos florais são intemporais, elegantes e dão um toque zen aos espaços.
Por isso, mostramos-lhe como aderir a esta tendência e damos-lhe ainda algumas sugestões para o seu lar.
Paredes vestidas
É uma forma simples de incluir flores na decoração. Seja através de posters, quadros, gravuras ou até aplicações com flores (naturais ou artificiais), um acessório dá vida às paredes brancas sem sobrecarregar o espaço com demasiada informação visual.
Tente sempre que o estilo escolhido se misture com a decoração de sua casa – quadros clássicos para quem optar pelo granny chic; formas geométricas para fãs de minimalismo; flores naturais para os amantes da Natureza.
Móveis decorados
Já pensou em reaproveitar aquela cómoda de madeira antiga que herdou da sua avó e que está escondida num canto da sala? Ou até em transformar um daqueles móveis básicos do lkea em madeira de pinho numa peça de destaque?
Ora bem, tudo o que precisa é de pincéis, tintas e um stencil infay. Muito popular na India, esta técnica de pintura usa desenhos de flores e folhas para enfeitar móveis, bandejas, caixas e cadeiras e torná-los mais elegantes.
Outra idea que nunca desilude é estofar uma poltrona, sofá ou cabeceira de cama com um tecido de padrão floral.
Têxtil aos molhos
Outra forma fácil de trazer a primavera para dentro de casa é através dos têxteis. E não estamos a falar só das previsíveis capas de almofada.
Desde tapetes a toalhas de mesa, passando pelos panos de cozinha ou pelos lençóis e capas de édredon, os tecidos com motivos florais nunca vão passar de moda.
Se o estilo grandmillenial é a sua praia, não se coíba de combiná-los com padrões geométricos, como riscas e quadrados; mas, se procura algo mais tradicional, nada como recorrer aos tecidos brancos para criar harmonia.
Canteiro em casa
Nos últimos anos, trazer a Natureza para dentro de casa tornou-se um gesto comum. Além de ser terapêutico estar rodeado de plantas, cuidar delas também nos traz bastante paz de espirito.
Mas, além da sua enorme e muito trendy monstera ao lado da janela da sala e do seu canteiro de aromáticas na parede da cozinha, vale a pena começar a comprar ramos de flores coloridas para enfeitar a sua divisão preferida.
Faça com que se torne um passo importante da sua rotina semanal e entretenha-se a criar arranjos e a procurar vasos e jarras especiais.
Veja, na galeria, as nossas sugestões de decoração floral.