Casa

Crónica: Feng Shui e o outono

Depois do verão, do fogo, da festa da vida, da agitação e da ação, segue o outono, a fase do ano que nos convida a acalmar, a focar e a promover o recolhimento.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Crónica: Feng Shui e o outono
© Getty Images
Alexandre Gama, cronista
Escrito por
Alexandre Gama, cronista
Out. 22, 2019

Nestes meses sentimos que os dias estão a encolher e que rapidamente chegamos ao inverno.

Embora em Portugal o clima seja bastante gentil quando nos comparamos com outras regiões do mundo, mesmo assim, sentimos necessidade de marcar e viver de forma diferente as estações do ano.

Podemos dizer que durante esta fase do ano trabalhamos o conforto e a proteção da casa, para que possamos estar em maior harmonia e para que a casa nos proteja mais e nos ajude a viver esta época com maior facilidade.

Tal como alguns animais selvagens que procuram os abrigos e preparam as tocas para hibernar, também nós nos preocupamos em trazer mais conforto para a nossa casa. Procuramos mais o abrigo e vivemos menos o exterior.

Ajustes de outono em casa

Assim como muitos de nós organizamos o armário e trocamos as roupas de verão pelas de nverno (usamos mais camadas, escolhemos cores mais escuras, têxteis que nos ajudam a aquecer ou a manter o calor, que nos protegem mais, que nos resguardam), fazemos também ajustes nas nossas casas.

Na cozinha:

Alteramos a alimentação para alimentos “quentes”, como sopas, guisados, “comida de panela”, como muitos chamamos, aquela que nos aquece a alma, que nos satisfaz pelo conforto. Aparecem as castanhas, os frutos secos, preparamos conservas, vivemos mais a despensa.

E gostamos bastante de estar na cozinha quando o fogão ou o forno está aceso e, desta forma, aquece também o ambiente.

Ao ajustar a casa às nossas necessidades para esta época, estamos também a alinhar o nosso interior com o nosso exterior, pois do ponto de vista emocional, ficamos também mais carentes de conforto e proteção.
Alexandre Gama Alexandre Gama

• Na casa de banho:

Temos o cuidado de fechar as janelas e de a aquecer antes de ir tomar banho, para evitar correntes de ar e diferenças de temperatura.

• Na sala de estar:

Vamos buscar lenha e preparamos a lareira ou o fogão de sala, ou os aquecedores elétricos. Trazemos para perto do sofá uma mantinha para nos cobrirmos quando estamos a ver televisão. Voltamos a colocar o tapete alto e fofo no chão, depois de o termos tirado durante o verão.

Preferimos as cores da terra na decoração porque estas têm uma vibração de maior aconchego. Protegemos melhor ou vedamos as portas e janelas para evitar perdas de calor.

• No quarto:

Colocamos mais cobertores na cama, onde no verão tínhamos apenas um lençol e uma manta fina. Vamos buscar cortinados mais pesados.

“Alinhar o interior com o exterior”

Como tudo nesta vida começa por ser energia que se vai manifestando nas mais variadas formas. Ao ajustar a casa às nossas necessidades para esta época, estamos também a alinhar o nosso interior com o nosso exterior, pois do ponto de vista emocional, ficamos também mais carentes de conforto e proteção.

Individualizamo-nos mais, viramo-nos mais para o nosso interior sem com isso nos isolarmos uns dos outros. Podemos focar-nos mais no nosso interior mas precisamos também do calor e do apoio uns dos outros.

É uma fase boa para termos mais foco, tomarmos decisões, redirecionar a nossa vida e até mesmo dedicarmo-nos aos estudos e ao desenvolvimento espiritual.

Para os mais aéreos, é uma fase mais fácil para se concentrarem e motivarem pelo trabalho. Mas para os naturalmente mais calmos devem tomar atenção para não se deixarem cair na estagnação.

Alexandre Saldanha da Gama é um conceituado consultor de Feng Shui de Portugal e da Europa, e autor do livro ‘Feng Shui @ Lares e Costumes Portugueses’. Estudioso de pessoas e da sua energia, criou a marca Feng Shui Integrativo através da qual orienta seminários, cursos, palestras, e faz consultas de astrologia do ki das 9 estrelas. Desenvolve e acompanha in loco projetos de decoração, dá consultas de Feng Shui e faz limpezas energéticas de espaços.

Últimos