Casa

Como organizar (e manter organizada) a gaveta da roupa interior

Manter a gaveta de roupa interior organizada pode ser um verdadeiro desafio para quem não tem muito tempo nem vontade. Mas há algumas etapas que ajudam e facilitam a tarefa.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
organizar a roupa interior
Rafaela Garcez, personal organizer
Escrito por
Rafaela Garcez, personal organizer
Ago. 07, 2019

Até podemos organizar o armário onde guardamos a roupa interior uma ou duas vezes ao ano, mas fica sempre caótico passado umas semanas. Porquê? Talvez seja porque não estamos a seguir um conjunto de etapas importantes para organizar e manter tudo arrumado, de uma vez por todas.

Antes de começar…

A minha sugestão, e um dos principais pontos do método KonMari, é organizarmos tudo de uma vez. Não o faça por momentos. Dedique-se umas horas seguidas à sua gaveta da roupa interior.

Trate esta categoria, e todas as outras, como se as peças fossem pessoas especiais. Afinal de contas, são elas que nos vestem, que nos deixam confortáveis, quentes ou frescas. Este método é um processo de valorização do que temos e de como tratamos do que é nosso e nos faz bem.

Certifique-se que vai fazer o processo sozinha. É muito importante fazer este exercício sozinha. Vai tomar decisões pessoais e tem de estar concentrada. Estar com um amigo ou familiar vai dificultar a decisão e, muitas vezes, este pode influenciar a nossa decisão sem nos apercebermos.

Aquelas peças que não usa, mas que trazem uma alegria imensa à sua vida, porque foram de um momento especial ou porque eram de alguém que traz-lhe muita alegria, aconselho a manter/criar uma caixa de itens sentimentais, e não na categoria da roupa interior.

Porquê? Certas peças da nossa casa, sejam roupa interior, camisolas, loiças, etc., por vezes pertencem à categoria de itens sentimentais e não à categoria onde estão. Se os mantivermos na gaveta útil estão a tirar espaço para que as outras peças utilizadas regularmente fiquem bem organizadas.

rafaela garcez, consultora certificada konmari

 

“Trate esta categoria, e todas as outras, como se as peças fossem pessoas especiais.
Este método [KonMari] é um processo de valorização do que temos e de como tratamos do que é nosso e nos faz bem.” – Rafaela Garcez

Como organizar a gaveta da roupa interior em 6 etapas

Primeira etapa

Visualize como gostava que esta gaveta fosse. Organizada? Por cores? Só com peças confortáveis? Funcional e prática?

Fazermos estas questões a nós próprios antes de organizar qualquer categoria de itens que temos em casa ajuda-nos a ter um objetivo definido e, inevitavelmente, facilita o processo de organização.

Segunda etapa

Faça uma pilha dividida por categorias com todas as peças que tem. Meias de inverno, cuecas, soutiens, soutiens de desporto, pézinhos, etc..

Depois de ter a visão geral de tudo o que possuí, defina que quantidade de peças faz sentido para si manter. O mês tem 30 dias, costuma lavar a roupa, quantas meias usa por semana? Este pensamento ajudará a perceber se a quantidade de meias que tem é adequada ao uso que dá ao espaço.

Terceira etapa

Seleção ativa. Pegue individualmente em cada peça e coloque as seguintes questões a si mesma: uso regularmente este soutien? Compraria estas cuecas hoje? Estas meias fazem-me feliz? Usaria este top hoje?

Estas questões vão ajudá-la a perceber se quer manter a peça ou se é o momento certo para a deixar ir. Não será preciso dizer que as peças que estiverem rotas, demasiado velhas, desbotadas, manchadas ou sem par, deverão sair. Pode agradecer o papel que tiveram na sua vida e deixá-las ir com gratidão e carinho:”obrigada por me aqueceres os pés durante tanto tempo”.

Quarta etapa

Veja o espaço que tem disponível, encontre caixas de arrumação na sua casa (pode ser de cartão, plástico ou material que preferir) e experimente a melhor forma de encaixá-las na gaveta, prateleira ou armário que tiver disponível para a roupa interior.

Quinta etapa

Organize por categoria e regularidade de utilização. As mais frequentes, mais próximas de si, e as menos utilizadas podem ficar ao fundo da gaveta.

Se gostar de harmonia visual na sua casa e ficar com a gaveta de roupa interior perfeita, recomendo organizá-la por cores. As mais escuras ao fundo e/ou do lado esquerdo e as mais claras, mais próximas e/ou do lado direito. Experimente!

Aprenda ainda a dobrar cada peça exatamente como a guru da organização, a japonesa Marie Kondo, fundadora do método KonMari.

Sexta (e última) etapa

Uma casa organizada não é um objetivo, mas sim a ferramenta para atingirmos a nossa vida ideal. É isto que a japonesa Marie Kondo nos transmite de forma tão clara e positiva.

Comprometa-se consigo mesmo a fazer uma seleção sempre que achar necessário, dependendo da sua preferência e disponibilidade.

Formada em design gráfico, Rafaela Garcez dedica-se à organização profissional desde 2017. Fez a certificação em Nova Iorque com Marie Kondo e é uma das primeiras consultoras certificadas em Portugal. Desde então trabalha com clientes o método de organização japonês, transformando as suas casas e vidas. 


Descubra ainda como organizar o armário da maquilhagem segundo o método de Marie Kondo.

Últimos