Carreira

Não lhe apetece ir trabalhar? Siga estas dicas

Não quero trabalhar! É com este pensamento que acorda todos os dias? Saiba o que deve fazer numa situação de desmotivação como esta.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Não quero trabalhar! Siga estas dicas
Escrito por
Jun. 09, 2017

Quantas vezes é que, entre amigos, já comentou: “Não quero trabalhar! Devíamos fazê-lo só ao fim de semana e ter os outros cinco dias para fazer aquilo que nos apetecesse”? Ao ter este pensamento não quer dizer que não goste do que faz, nem ter que se sentir culpada! Simplesmente consegue encontrar atividades mais interessantes para ocupar o seu dia. E não só: gostava de ter mais tempo para passar com a família e amigos.

Embora a lista de coisas que faria se não fosse trabalhar seja extensa, a verdade é que não pode contrariar as horas que tem que dedicar à sua profissão. Dizemos-lhe as estratégias que deve adotar quando estiver com menos energia e motivação.

“Não quero trabalhar!” Saiba o que fazer…

Pense no seu emprego como um foco de promoção

Na vida profissional há poucas coisas melhores do que recebermos críticas positivas dos nossos chefes. Assim, quando não lhe apetecer ir trabalhar, pense que ao concluir o que tiver que fazer com sucesso, há uma grande probabilidade de receber elogios. O trabalho que desempenhar com sucesso, não só fará com que os seus superiores sintam orgulho em tê-la na equipa, como você mesma se vai sentir entusiasmada e motivada. Quando sair da cama pode estar mais em baixo, mas quando se deitar novamente vai adormecer feliz com os frutos positivos que o trabalho lhe deu.

Faça exercício físico antes de ir trabalhar

Não, não vai ficar cansada e com vontade de voltar para a cama. Muito pelo contrário, o exercício físico vai dar-lhe a energia que precisa para enfrentar mais um dia de trabalho. Se não lhe apetecer fazer muito esforço, opte por uma aula de ioga, uma corrida de poucos quilómetros ou uma caminhada. Outra coisa que vai ajudá-la a motivar-se são os hábitos fit que deve ter logo de manhã.

Enumere todas as coisas boas que o seu emprego lhe dá

E não falamos só do salário ao final do mês. Embora seja o dinheiro que fará com que faça muitas coisas boas, não é só ele que deve trazer-lhe felicidade no emprego. Pegue num papel e numa caneta e enumere todas as alegrias que costuma ter com o trabalho: os bons momentos que passa com os colegas e a concretização pessoal que o emprego lhe dá, por exemplo.

Não espere que lhe apeteça

Simplesmente, porque pode nunca acontecer. Saiba que, para se sentir motivado para fazer alguma coisa, não tem que estar ansioso por fazê-la. Mesmo que fisicamente não lhe apeteça ir trabalhar não é isso que a impede, certo? Contrarie a falta de vontade e levante-se da cama!

Há dias em que não lhe apetece ir trabalhar? Veja também o que pode fazer para parecer que tem mais dias de férias.

Últimos