Carreira

9 linhas de apoio a que pode recorrer para criar a sua startup

Por todo o País, é hoje possível encontrar estruturas e linhas de apoio à criação de startups, como é o caso do StartUP Portugal. Mais há mais.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
9 linhas de apoio a que pode recorrer para criar a sua startup
© Getty Images
Escrito por
Rita Montez
Nov. 21, 2019

A estreia da Web Summit em Portugal há três anos marcou também uma nova era nos apoios institucionais para a criação de novos negócios.

Em 2016, o Governo lançou o programa StartUP Portugal, onde se traça a estratégia nacional para o empreendedorismo e a abertura de linhas de financiamento dedicadas aos novos negócios e um bolo de 300 milhões de euros para distribuir.

Os apoios concentram-se na criação de ecossistemas para startups, financiamento e internacionalização. Conheça 9 exemplos.

Apoios à criação de startups em Portugal

Programa StartUP Portugal

Apoio à internacionalização, permitindo às startups integrarem as comitivas oficiais em visitas de Estado e missões empresariais do AICEP e do Turismo de Portugal.

Rede Nacional de Incubadoras

Conta com 135 entidades certificadas que apoiam diretamente mais de 3.000 mil startups desde a fase da ideia, passando pela incubação, desenvolvimento do plano de negócios até à aceleração e internacionalização.

Fundo 200M

Foi lançado recentemente pelo Governo e tem uma dotação de 200 milhões de euros para investir em startups, juntamente com outros fundos de capital de risco internacionais.

Startup Voucher

Apoio a projetos na fase da ideia e que inclui a atribuição de um subsídio mensal de 700 euros para criação de empresas lideradas por jovens empreendedores.

Vale Incubação

Para empresas na área do empreendedorismo com menos de um ano, apoio à contratação de serviços de incubação prestados por incubadoras certificadas. Inclui os serviços de gestão, marketing, assessoria e apoio jurídico, apoio à digitalização e proteção da propriedade intelectual, bem como o apoio a candidaturas e concursos de empreendedorismo e inovação.

Programa Semente

Oferece um regime fiscal mais favorável para os investidores individuais interessados em entrar no capital social de startups.

KEEP

Incentivo fiscal para os trabalhadores das empresas tecnológicas com menos de seis anos de atividade. Os funcionários com participações no capital da empresa estão isentos, em sede de IRS, da remuneração relativa a essas participações.

Momentum

Destinado a recém-graduados e finalistas do ensino superior que tenham beneficiado de bolsas de ação social durante o curso e que queiram desenvolver uma ideia de negócio.

Road2 Web Summit

Atribuição de um incentivo financeiro para que as startups possam participar no Web Summit. Em 2018, foram apoiadas 200; este ano o número baixou para as 75, mas, em contrapartida os incentivos alargaram-se a outras conferências mundiais como a Collision, em Toronto.

Últimos