Bem-estar

8 formas de dedicar tempo a si mesma durante a semana

Ter tempo de qualidade para nós é, nos dias de hoje, um desafio. É preciso resistir para que a rotina não tome conta da vida e investir em momentos só nossos, todos os dias. É hora de darmos prioridade ao ‘me time’.

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8 formas de dedicar tempo a si mesma durante a semana
© Getty Images
Marta Chaves
Escrito por
Abr. 04, 2018

O verbo ‘mimar’ é o mote deste artigo. Não ceda à pressão do quotidiano e tente afastar-se durante uns momentos, todos os dias, da ansiedade que o trabalho e tantas vezes a vida pessoal provocam.

Tirar tempo para nós mesmas, o famoso ‘me time’, é essencial para conseguirmos assumir todos os papéis que desempenhamos hoje. Seguimos os conselhos de sites como Bustle, My Domain e Apartment Theory e dizemos-lhe o que pode fazer para aproveitá-lo.

Como aproveitar o ‘me time’ com qualidade

Faça uma massagem a si mesma

Tire apenas alguns minutos ao final do dia para fazer uma massagem a si mesma. Coloque um creme corporal e massage bem as pernas, os pés e também as mãos. A ideia é relaxar, por isso, escolha uma música para acompanhar.

Faça um puzzle ou um desenho para colorir

A moda dos desenhos para colorir para adultos ainda não passou e são uma ótima forma de aproveitar o momento presente, sem pensar em mais nada. Se por outro lado não gosta assim tanto de colorir, então experimente fazer um puzzle. É importante estimular a concentração num ambiente descontraído.

Dê uma caminhada

Agora que os dias são maiores, aproveite para espairecer as ideias e dar uma caminhada quando chega a casa ou depois do jantar. Controle a respiração, inspire e expire bem fundo e, acima de tudo, acalme-se. Se quiser, pode ainda colocar uns auscultadores e experimentar uma app de relaxamento e meditação, como a Calm ou a Headspace.

Saboreie um doce que realmente goste

Se segue uma alimentação saudável e tenta cortar nos doces, faça uma pausa. Não há problema algum de, de vez em quando, comermos um doce ou snack que gostamos realmente. O importante é que tire tempo para o saborear e que demore algum tempo a degustar entre cada dentada.

Durante 30 minutos liberte-se dos gadgets

A dependência dos smartphones, tablets e outros gadgets é real e tira-nos tempo para aproveitarmos momentos de qualidade (e sozinhas). Desligue-se de tudo e opte por ler uma revista, um livro, oiça música e descontraia. Veja ainda como fazer um detox digital.

Acenda algumas velas e coloque óleos essenciais

Os aromas à nossa volta podem ser determinantes no nosso bem-estar. Fragrâncias como lavanda, pinheiro, baunilha ou jasmim podem ajudar a relaxar e abstrair-se do que está à sua volta. Escolha velas com estes aromas ou espalhe óleos essenciais pelo corpo.

Levante-se e alongue

Passa o dia sentada, em frente ao computador, e faz poucas pausas durante o dia. O ioga pode ser uma boa solução, mas se mesmo assim não tem tempo, pelo menos faça alguns alongamentos quando chegar a casa. Atenção: não se esqueça que a respiração ajuda (e muito!) a descontrair. Vá inspirando pelo nariz, expirando pela boca, sempre devagar.

Aproveite o tempo depois do trabalho

Se as suas amigas ou companheiro não estiverem disponíveis depois do trabalho, aproveite essa hora mesmo sozinha. Os finais de tarde estão cada vez mais agradáveis e pedem por uma esplanada. Peça uma bebida e aproveite. Atividades como ir ao cinema, passear ou ir às compras, são outras alternativas para um bom ‘me time’.


 

 Há quanto tempo não investe num ‘me time’ de qualidade? Está na altura.

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