Digital junkie. Uma expressão não oficial que designa a adição a plataformas digitais e que nasce de hábitos típicos da sociedade contemporânea, refletidos numa utilização frenética de tecnologias, redes sociais e consumo de conteúdos online. Não subestime este fenómeno. É real, existe mesmo e é até possível que faça parte dele.
Quantas vezes olha para o ecrã ao longo do dia? Quantas notificações recebe (e lê)? Quantas vezes é que vai ao computador com um propósito concreto e dá por si completamente perdida no labirinto sem fim que é o Facebook? Se percebeu que tem estes hábitos incutidos nos seus dias, lamentamos informar, mas está viciada na Internet. É uma digital junkie e precisa de um detox digital. Saiba porquê.
7 motivos para fazer um digital detox
1. Pensamos melhor
A concentração é fundamental para um pensamento coerente, sólido e desenvolvido, quer a nível pessoal, como profissional. As plataformas digitais e os telemóveis são, sem que tenhamos consciência disso, elementos disruptivos, que quebram esta linha de raciocínio que nos permite refletir, conhecermo-nos e chegar a conclusões. Não acredita? Experimente fazer uma caminhada sem o telemóvel. Vai notar logo a diferença.
2. Somos mais produtivos
Quando nos desligamos das plataformas digitais tornamo-nos mais produtivos, não só porque trabalhamos de forma seguida e focada, mas também porque, antes, tivemos tempo e disponibilidade para consolidar ideias e soluções, que queremos pôr em prática.
3. Tornamo-nos mais criativos
Até pode achar que a Internet é uma fonte de inspiração para novas ideias. Mas, na verdade, é provável que esta esteja a influenciar e a cingir muito a sua criatividade genuína. Experimente desligar-se e deixe a sua mente fluir.
4. Reduzimos o stress
Nunca sentiu que a banda sonora da sua vida são os ruídos de notificações novas, quer do email, como do Facebook, Messenger ou Whatsapp? Pois, nós também! Reduzir o tempo passado com o telemóvel, tablet ou computador significa reduzir a ansiedade que estes ruídos causam. Além disso, é uma forma de diminuir o efeito multitasking, que prejudica a eficiência com que realiza as suas funções. Pode achar que poupa tempo quando faz tudo de uma vez. A verdade é que, ao concentrar-se menos em cada uma das tarefas, está a aumentar muito a probabilidade de estas não ficarem bem feitas.
5. Desenvolvemos relações mais sólidas
É possível que já tenha entrado num restaurante e, ao observar uma mesa, notar que o grupo inteiro está em silêncio a olhar para o ecrã do telemóvel. A Internet tem este efeito. Mesmo reunidas, as pessoas excluem-se e conversam menos. Demoram mais a desenvolver relações sólidas e a conhecerem-se. Quando estiver com os seus amigos, imponha a regra: telemóveis desligados, guardados, afastados!
6. Estamos atentos ao que se passa à nossa volta
Sem telemóvel ou computador, não terá alternativa: vai entreter-se a observar aquilo que se passa à sua volta e, assim, abre-se um mar de possibilidades. É possível que comece a conversar com a pessoa sentada ao seu lado. Que aprenda histórias e factos novos. Que se ria. Que assista a situações giras. Experimente.
7. Dormimos melhor
Vários estudos têm comprovado que a utilização de tecnologias na cama tem um efeito nocivo para a nossa saúde, sobretudo no sono. Adormecer de telemóvel, tablet ou computador na mão é contraproducente, porque a luz azul emitida pelos dispositivos corta a produção de melatonina, o neurotransmissor que nos faz ficar com sono. E mesmo quando adormecemos, a qualidade do descanso é sempre inferior. Isto resulta num acordar menos tranquilo e sereno, o que, por sua vez, resulta em mais stresse, menos produtividade e concentração! Já sabe: longe do quarto, longe da insónia.
Onde fazer um detox digital?
Como com qualquer outro vício, a eliminação do elemento aditivo pode ser doloroso. Por isso mesmo, e caso não seja capaz de o fazer por si, sugerimos-lhe duas formas de rehab. Temos a certeza de que vai adorar!
Offline Portugal
Em Vale da Telha, Aljezur, abriu o Offline Portugal, uma casa onde não há wifi e os telemóveis, tablets e computadores ficam num cacifo, logo à entrada. Neste espaço, a ideia é que, durante a estadia, fique longe dos incentivos digitais e que se ligue com o que é real: a natureza e as pessoas. Como? Através de atividades em grupo, como surf e yoga. Há ainda massagens ou meditação.
Digital Detox
Se o seu plano é ir para longe, então tem de conhecer a plataforma Digital Detox, que lhe mostra uma série de locais próprios para se desconectar do mundo digital. Pode filtrar as preferências da estadia. Pode optar por diferentes pacotes de detox (detox package, highly disconnected ), por diferentes continentes, escolher o tipo de viagem (casal, aventura, família, natureza, tech-free attitude) e ainda o tipo de alojamento (ecolodges, hotéis na cidade, spa&resort, bem como experiências menos comuns).
Reduza o tempo que passa no telemóvel. Faça um digital detox e seja mais criativo, produtivo e feliz! Saiba tudo o que precisa de saber e vestir para praticar yoga.