Bem-estar

10 passos para melhorar a sua inteligência emocional e ter sucesso

Pode ser difícil controlar as emoções ou até lidar com elas. Porém, pode aprender a melhorar a inteligência emocional e sentir-se melhor consigo mesma. Basta seguir os passos que lhe vamos dar.

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10 passos práticos para melhorar a inteligência emocional
Escrito por
Abr. 26, 2018

Já lhe tínhamos explicado o que é a inteligência emocional e como pode afastar o negatividade da sua vida com as emoções. Agora, chegou a hora colocar tudo isto a funcionar e sentir-se melhor no dia a dia, com otimismo e força de vontade.

Damos-lhe as dicas de Raul de Orofino, especialista em comunicação emocional e relacional, e de Pedro Brás, psicoterapeuta, para este fim. Comece a aplicá-las.

10 passos para melhorar a inteligência emocional

Por Raul Orofino

1. Alimentar-se de humor, não consumir ‘desgraças’. Ver comédias e sites de humor. Rir pode aumentar o seu nível e inteligência, quer emocional, quer racional;

2. Nunca dizer: “não tenho tempo”. O tempo é emocional e,  se quiser, consegue ter tempo para tudo;

3. Estar em silêncio, estar atento e ouvir mais os outros;

4. Respirar a vida, saborear o momento presente;

5. Não dizer: “é difícil ou vou tentar”. Se o fizer, já se está a boicotar;

Por Pedro Brás

6. Usar treino e persistência. O cérebro emocional precisa de treinar, precisa da repetição para criar mudanças;

7. Controlar as emoções negativas. Estas não devem comandar as atitudes e influenciar julgamentos, pelo contrário, devem ser controladas para que não ultrapassem limites;

8. Aproveitar os momentos stressantes para trabalhar a assertividade em prol da reatividade. Pessoas reativas tomam decisões apoiadas nas emoções, ao passo que as assertivas procuram soluções práticas e equilibradas;

9. Identificar e interpretar as pistas emocionais que os outros nos dão, através da análise das expressões físicas, emocionais e verbais, permite comunicar eficazmente;

10. Estabelecer limites claros perante situações difíceis, através da expressão de emoções de tristeza, raiva, frustração ou irritação, permitindo que o outro se aperceba do meu estado emocional e se coloque num determinado posicionamento, sem que me agrida e me sinta agredido;


O que achou destes passos para melhorar a inteligência emocional? Vai aplicá-los?

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