Beleza

4 truques que aprendemos com o podólogo de Gwyneth Paltrow

Sente que os seus pés precisam de um cuidado milagroso que lhes devolva a vida e os torne mais saudáveis? Conheça os truques e as dicas do podólogo das celebridades de Hollywood.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
4 truques que aprendemos com o podólogo de Gwyneth Paltrow
© Getty Images
Vera Santos
Escrito por
Vera Santos
Nov. 18, 2019

Na sua lista de clientes tem nomes como Gwyneth Paltrow, Cate Blanchett, Naomi Campbell e Robert De Niro. Conhecido como o podólogo das celebridades, Bastien Gonzalez começou por estudar medicina, mas o destino tinha outros planos.

Hoje conta com 21 estúdios com o seu nome em hotéis de luxo espalhados por todo o mundo, em que terapeutas especializados e elegidos a dedo praticam os tratamentos Révérence de Bastien.

A abordagem de Bastien é diferente daquela a que estamos habituadas. Não olha para a pedicure (e manicure) como um procedimento apenas estético, mas sim como uma “cura”, um tratamento profundo da pele e das unhas. Situado na linha ténue que existe entre a saúde e a beleza, o seu método consiste no tratamento completo do pé, complementado com uma massagem relaxante que alivia a tensão.

A sua famosa mani/pedi chegou agora a Portugal e funciona, em exclusivo, no The Spa do Hotel Corinthia, em Lisboa. O tratamento tem o valor de 110€ e, de acordo com Bastien, se for uma “good girl”, só terá de o fazer uma vez na vida.

Estivemos à conversa com o renomeado podólogo francês e partilhamos consigo aquilo que aprendemos sobre os nossos pés (todo um universo para o qual não estávamos preparadas!). Descubra os truques do “deus” dos pés para andar sempre nas nuvens.

4 truques do podólogo das celebridades para ter uns pés saudáveis

1. Massaje os seus pés diariamente

Nas palavras do podólogo, o truque mais importante que deve saber é este. Todas as noites, antes de dormir, massaje cada um dos seus pés durante 20 segundos. Dê atenção aos seus dedos (de modo a aliviar a tensão acumulada nos calcanhares) e à almofada do pé, naquilo a que se chama mobilização passiva.

De acordo com Bastien, a massagem diária destes dois elementos dos nossos pés é suficiente para os mantermos saudáveis. Crie o hábito de ter sempre um creme hidratante na sua mesa de cabeceira, para nunca se esquecer deste seu novo ritual.

2. Deixe as cutículas em paz

Nunca corte as cutículas (e fuja a sete pés se vir alguém aproximar-se com um alicate na sua próxima ida à manicure). Em vez disso, depois do duche, utilize uma escova de dentes húmida para escovar a sua unha e remover a pele morta que se vai acumulando.

As cutículas funcionam como uma barreira entre o nosso corpo e o exterior e não queremos facilitar o acesso a germes e impurezas.

3. Alongue a barriga da perna

Se é adepta do uso de saltos altos, então esta dica é para si. Os sapatos com salto, apesar de alongarem a figura e nos fazerem sentir mais altas e confiantes, podem provocar alguns danos nos nossos pés e pernas.

Lembre-se, com alguma regularidade, de alongar os músculos posteriores da barriga da perna, de modo a aliviar a pressão que se vai acumulando nessa zona. Bastien recomenda associar este hábito ao momento em que lava os dentes. São dois minutos, um para cada perna, e sabe mesmo bem.

4. Evite usar verniz non-stop

Apesar de não respirarem, as unhas são porosas e é através delas que passa o ar de que a pele necessita. Nas palavras do podólogo, “ao usar verniz, está a aplicar uma camada de plástico que impede a passagem de ar”. Esta falta de oxigénio pode danificar a estrutura da unha, que depende da pele que está por baixo.

De acordo com o especialista, opções como o gel ou o verniz-gel devem ser aplicadas apenas esporadicamente (nas férias de verão, por exemplo). É comparável à mousse de chocolate, “não se pode comer todos os dias”. Se quiser mesmo usar, faça-o apenas durante três ou quatro semanas e muito de vez em quando.

Sente as suas unhas frágeis depois do uso contínuo de verniz? O segredo para lhes devolver a vida é polir, sem agredir. Cuide bem delas e tenha umas mãos bonitas que recebem elogios constantes.

Últimos