Beleza

6 tipos de franja para mudar o visual (se tiver coragem)

Tomar a decisão de fazer uma franja requer alguma coragem, sabemos. Porém, há mudanças radicais e outras nem tanto. Descubra os vários tipos de franja e escolha a que mais se adequa a si.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
6 tipos de franja para mudar o visual (se tiver coragem) 6 tipos de franja para mudar o visual (se tiver coragem)
© Imaxtree.
Escrito por
Ago. 28, 2023

As opiniões sobre franjas tendem a extremar-se. Ora ama-se, ora odeia-se. Não existe um meio termo. Talvez, porque uns imaginam imediatamente a personagem Betty Feia, enquanto outros pensam em Taylor Swift ou Dakota Johnson.

No entanto, existem vários tipos de franja, que muitas vezes não são tidos em conta quando vamos ao cabeleireiro – ou, simplesmente, quando pensamos nelas. Por isso, perdemos um universo de possibilidades que poderiam complementar o nosso rosto.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Taylor Swift (@taylorswift)

Tendencialmente a terminar em quatro pontos diferentes da face – acima das sobrancelhas, ao nível do olhar, nas maçãs do rosto ou queixo -, a franja enquadra e define a cara, funcionando da mesma forma que o contorno que fazemos com a maquilhagem, ao aplicar bronzer.

Para cada formato de rosto

Claro que nem todos os tipos de franja se adequam a todos os formatos de rosto. Estaríamos a mentir-lhe se disséssemos o contrário.

Porém, cada uma tem um corte de cabelo perfeito para si. Apenas deve ter em conta a forma da sua face. Ou seja, num rosto:

em formato coração ou quadrado: procure franjas mais finas e escadeadas para tornar a expressão mais suave ou dê uma hipótese às micro-franjas;

comprido: destaque a sua estrutura óssea com uma franja reta, até à linha do olhar, ou prefira uma ‘birkin bang’;

redondo: as franjas tipo ‘cortina’ ou ‘drape bangs’ são ideais para criar dimensão neste tipo de rosto;

oval: literalmente, qualquer uma é acertada.

Os diferentes tipos de franja

Independentemente do ano ou estação em que estejamos, a franja deve fazer parte das suas imagens mentais de como cortar o cabelo da próxima vez que entrar no salão. Versátil e clássica, ultrapassa a barreira do tempo e a definição de tendência.

Por isso, conheça os vários tipos de franja e inspire-se para a próxima ida ao cabeleireiro.

Franja tipo cortina

Seja em cabelos curtos, médios ou longos, a franja tipo ‘cortina’ funciona em todos os comprimentos de cabelo.

Por norma utilizada com risco ao meio – conferindo aquela vibe retro, da década de 60 -, enquadra o rosto, uma vez que é curta no centro e vai aumentando até aos lados.

Ideais para quem tem receio de se comprometer com uma franja clássica ou para quem está a deixar crescer a sua, a ‘cortina’ pode sempre ser colocada atrás das orelhas caso não se sinta confortável com o resultado.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jenna Ortega (@jennaortega)

Micro-franja

Contrariamente ao que possa associar, a micro-franja não tem de ser exclusivamente punk ou alternativa. Também pode ser romântica se assim o quiser. Saoirse Ronan, nos Oscars de 2020, são prova disso.

Quando chegar ao cabeleireiro, deve pedir uma franja reta – com textura ou não, dependendo do seu estilo – e cerca de 1,50 centímetros abaixo da linha do cabelo. Ou seja, mais ou menos até meio da testa. Ao deixar as pontas desfiadas, consegue criar mais movimento.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by YSL Beauty Official (@yslbeauty)

Corte reto

É a mais conhecida das franjas e não tem como enganar. O corte é totalmente direito, feito pela zona das sobrancelhas e se procura um look clássico, então corte o resto do cabelo igualmente direito.

De lado

Com o risco ao lado, a franja cai apenas de um dos lados do rosto, ajudando a criar ângulos nas faces arredondadas. Habitualmente, a ponta mais curta (e mais central) termina na linha dos olhos e vai crescendo até à direção do queixo.

Popular no início dos anos 2000, deve ser estilizada com um secado, acompanhando o movimento natural dos fios.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by DUA LIPA (@dualipa)

Franja drapeada

Inspirada na franja tipo cortina, mantém o corte, mas alonga-se no comprimento, tornando-se mais elegante. Ao terminar no queixo, define o rosto e cria uma dose extra de volume.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jennifer Lopez (@jlo)

The Birkin bang

Sem surpresas, este tipo de franja é uma homenagem a Jane Birkin. Portanto, não é difícil de imaginar como será.

Longa, mas assimétrica, estende-se até aos olhos – ou um pouco abaixo –, ligeiramente mais curta no centro e comprida de lado. É descontraída e não envolve grandes esforços no styling. A ideia é mesmo parecer despenteada, numa espécie de I woke up like this: flawless.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Violette (@violette_fr)

Últimos