Beleza

Quer fazer um lifting de pestanas? Tudo o que importa saber antes

As extensões e versões postiças são uma boa forma de dar volume extra às suas pestanas naturais, no entanto, requerem muita manutenção. A solução? Um lifting de pestanas. Falámos com uma especialista para saber tudo sobre este procedimento.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Quer fazer um lifting de pestanas? Tudo o que importa saber antes Quer fazer um lifting de pestanas? Tudo o que importa saber antes
© SHUTTERSTOCK
Ana Francisca Oliveira
Escrito por
Nov. 23, 2022

Se alguma vez deu por si a pensar em maneiras de conseguir pestanas longas e volumosas, não está sozinha. Há quem opte por usar pestanas falsas, inúmeras camadas de rímel, extensões semipermanentes ou até ferramentas de estética, como um revirador de pestanas.

Porém, estas técnicas, quando mal aplicadas, podem ser prejudiciais ao pelo da pestana, podendo até danificar o mesmo.

Fomos à procura de uma solução e encontrámos o lifting de pestanas, um procedimento a longo prazo que não só é de baixa manutenção, como pode ajudá-la a economizar um pouco de tempo na sua rotina matinal.

A Saber Viver falou com Lorena Almeida, da Lisbon Lash Land, e com Cátia Oliveira Azenha, oftalmologista e cirurgiã oculoplástica no Instituto CUF do Porto, para descobrir tudo sobre este tratamento estético.

O que é um lifting de pestanas

Lorena Almeida começa por explicar que o lifting de pestanas “é um tratamento que permite a alteração da estrutura natural das pestanas através de um processo químico”.

Afirma ainda que, com a ajuda de um molde, é possível “elevar as pestanas desde a raiz, dando-lhes a ilusão de estarem maiores e mais curvadas“.

A boa notícia? Para além de ser indolor, este tratamento requer poucos cuidados e dura entre cinco a sete semanas.

© Lisbon Lash Land

O procedimento passo a passo

1. As pestanas são higienizadas com um produto próprio para o efeito;
2. A esteticista irá isolar as pestanas inferiores, separando-as das superiores;
3. As pestanas superiores são coladas a um molde em silicone aplicado na pálpebra;
4. São aplicados os produtos que permitem a modelagem das pestanas;
5. Por fim, é aplicada a tintura e um sérum nutritivo.

Cuidados a ter em atenção

Apesar do lifting de pestanas ser de pouca manutenção, é necessário ter alguns cuidados depois do tratamento.

Estes são os conselhos de Lorena Almeida para garantir que prolonga o efeito do procedimento:

  • Não molhar as pestanas nas primeiras 24 horas após o lifting;
  • Não aplicar maquilhagem sobre as pestanas;
  • Evitar tratamentos faciais, saunas, banhos turcos e esfregar os olhos.
O lifting de pestanas, quando bem realizado por um profissional competente, é uma opção mais saudável para embelezar as pestanas que as extensões
Cátia Oliveira Azenha, médica oftalmologista e cirurgiã oculoplástica Cátia Oliveira Azenha, médica oftalmologista e cirurgiã oculoplástica

Do ponto de vista de uma oftalmologista

De acordo com Cátia Oliveira Azenha é fundamental que o lifting de pestanas seja realizado por um profissional de estética, para evitar danos oculares.

A médica cirurgiã acredita ainda que este procedimento “é uma opção mais saudável para embelezar as pestanas que as extensões, que são sempre um foco de infeção, perda de pestanas a médio-longo prazo e blefarite”.

Recomenda também que seja feita uma avaliação inicial pela esteticista, como um patch-test dos produtos que irão ser utilizados, para garantir que não ocorre nenhuma reação alérgica durante o procedimento.

Maquilhagem e saúde ocular

Após um lifting de pestanas, é necessário ter cuidados com a maquilhagem. Para tal, deve garantir que utiliza os produtos certos.

Cátia Oliveira Azenha aconselha a utilização de “produtos oftalmologicamente testados, sem usar para além do limite de tempo de abertura“.

Deve ainda evitar usar maquilhagem quando estiver com alguma inflamação ou infeção ocular.

Por fim, e de acordo com a oftalmologista, deve apostar em desmaquilhantes específicos de olhos. “[Os trifásicos] são mais eficientes a remover a maquilhagem, resíduos de pele morta e secreções glandulares palpebrais, respeitando assim a saúde ocular”, remata.

Últimos