© Unsplash

É mesmo possível fazer crescer o cabelo? Este ingrediente pode ser milagroso

Para quem perdeu densidade capilar ou quer acelerar o crescimento, há alguns mitos a desmistificar e perceber o que é que faz realmente efeito. Saiba o que pode fazer crescer o cabelo.

Atire a primeira pedra quem já não saiu do cabeleireiro, com as lágrimas nos olhos, à beira de um colapso emocional porque o cabelo ficou muito mais curto do que era suposto. As más experiências capilares já nos tocaram a todas, mas o problema é outro quando sentimos que o tempo de crescimento do cabelo vai além do normal. Ou até quando a densidade já não é a mesma.

Por norma, o cabelo cresce um centímetro por mês e vai até 15 centímetros por ano. Isto não passa mesmo de uma média e, no geral, pode ser variar de pessoa para pessoa. Tentámos perceber, em conjunto com Rui Oliveira Soares, dermatologista no Hospital CUF Descobertas, se há, de facto, alguma solução eficaz para estimular o crescimento de cabelo.

Afinal, que ingredientes fazem a diferença?

Como fazer crescer o cabelo

Como explica o dermatologista, o crescimento dos fios num couro cabeludo sem qualquer problema ou doença, depende de dois fatores:

Taxa de divisão celular no folículo. É uma “fábrica celular que sintetiza o cabelo, que determina indiretamente a velocidade de crescimento de cada cabelo”;

Duração da anagen. “É a fase ativa do folículo, caracterizada por uma grande divisão celular, que determina indiretamente a duração desse crescimento (em média três a seis anos no couro cabeludo) e, portanto, a possibilidade de cada cabelo atingir um comprimento maior ou menor.”

Ainda que estas sejam características que tenham influência no crescimento do cabelo, Rui Oliveira Soares destaca que o “principal determinante é o nosso património genético”. É ele que determina todo o nosso histórico capilar.

Mas, atenção, porque nada está perdido. “Existem, no entanto, medicamentos que podem interferir positivamente nestes factores”, refere o especialista. “Um exemplo é o minoxidil, que atua aumentando a taxa de divisão celular no folículo. Estão em curso vários estudos para encontrar vias que permitam interferir positivamente no ciclo capilar.”

Poderá ser este o ingrediente milagroso para fazer crescer o cabelo? Embora a resposta ainda não seja óbvia, há outros ingredientes em que se acredita ter um efeito direto neste problema, mas que podem não passar apenas de boatos. “A cafeína foi estudada por se acreditar ter um efeito benéfico sobre o ciclo capilar e sobre a divisão celular, mas não há estudos bem conduzidos em grande escala que demonstrem este efeito benéfico na prática clínica”, afirma o especialista.

O mesmo acontece em relação à alimentação. A escolha de alimentos saudáveis pode ter resultados na estimulação do crescimento capilar, mas não há um “efeito benéfico proporcionado por um alimento em particular”.

Porém, há alguns passos no dia a dia que pode dar para notar um crescimento de cabelo mais avultado.

Hábitos a evitar que prejudicam o crescimento capilar

Fumar
Sedentarismo
Tração exercida sobre os cabelos (tranças, estiramentos agressivos)
Agressão térmica (secador a alta temperatura sem ter previamente secado com a toalha)
Sol excessivo


Gostava que o seu cabelo crescesse mais rápido?

Mais sobre cabelos , especialista

Comentários

É mesmo possível fazer crescer o cabelo? Este ingrediente pode ser milagroso

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.