Beleza

O dicionário imprescindível para as amantes do universo de beleza

São designações, conceitos, siglas e palavras que fazem parte do dia a dia e do universo da beleza, mas sabe o que realmente significam?

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
O dicionário imprescindível para as amantes do universo de beleza
Mariana Nave
Escrito por
Mariana Nave
Nov. 04, 2019

De certeza que já ouviu falar de microblading pelo menos uma vez na sua vida, mas será que sabe o que quer dizer ao certo? Reunimos alguns dos termos mais usados na indústria de beleza e explicamos-lhe, um por um, o seu significado.

ABC do universo de beleza

AHA

Alfa-hidroxiácidos: elementos ideais para esfoliar pele normal a seca ou com manchas. Estes ácidos são solúveis em água.

AT

Água termal: alguns produtos incluem água termal. Esta água distingue-se pelas suas propriedades terapêuticas específicas e variadas.

BHA

Beta-hidroxiácidos: indicados para esfoliar a pele oleosa ou com tendência acneica, são solúveis em óleo.

C

Colagénio: esta proteína é produzida naturalmente pelo corpo, sendo responsável pela firmeza e elasticidade da pele.

CV

Cosméticos verdes: são os produtos que contêm ingredientes naturais e orgânicos à base de plantas e cujas fórmulas evitam a utilização ingredientes sintéticos.

D

Dermoabrasão: procedimento cirúrgico onde são removidas as camadas superficiais da pele através de meios mecânicos.

EM

Efeito matificante: os produtos com esta descrição têm como objetivo retirar o brilho do rosto e reduzir a oleosidade da pele.

GL

Gel de limpeza: quando a sua textura é em espuma, é o produto ideal para lavar pele oleosa ou com tendência acneica.

FPS

Fator de proteção solar: o número pelo qual é acompanhado mede a quantidade de energia solar necessária para provocar uma queimadura solar na pele protegida.

H

Hiperpigmentação: termo utilizado para descrever as áreas de pele com pigmentação desigual, manifesta-se através de manchas ou zonas escurecidas. Geralmente está associada à exposição solar, hormonas, envelhecimento cutâneo, lesões na pele ou inflamação.

I

Iluminador: produto criado para dar luz a uma zona específica do rosto ou para ser usado em conjunto com a base.

LI

Leave-in: produto para aplicar em cabelo húmido e que não necessita de ser enxaguado. Funciona como tratamento para hidratar e proteger a fibra.

M

Microblading: técnica de maquilhagem semipermanente que disfarça falhas nas sobrancelhas com uma caneta composta por agulhas muito pequenas.

MM

Multimasking: a tendência de aplicar diferentes máscaras no rosto para cuidar de diferentes necessidades, de forma a conseguir um tratamento de pele personalizado.

NC

Não comedogénico: fórmula que não bloqueia os poros, ideal para quem tem pele mista a oleosa.

O

Oclusivo: os agentes oclusivos são aqueles que criam uma barreira de proteção sobre a pele e previnem a perda de água à superfície, porém não devem ser utilizados em pele oleosa.

PN

Pontos negros: também conhecidos como comedões, são pequenas manchas escuras localizadas na abertura dos canais pilossebáceos. A sua cor deve-se à oxidação dos lípidos no sebo.

PV

Prazo de validade: este representa o tempo de vida de um produto depois de aberto, respeite sempre a data indicada para não correr risco de alergias.

P

Probióticos: microrganismos vivos que, quando administrados nas devidas quantidades, trazem benefícios para a saúde do hospedeiro.

Q

Queratinócito: principal célula da epiderme, responsável por produzir a proteína queratina, que impermeabiliza e protege a pele.

R

Retinol: este derivado da vitamina A ajuda a melhorar a textura e tonalidade da pele, ajudando na renovação celular.

S

Séruns: o sérum facial é uma solução concentrada, límpida e na maioria das vezes com uma consistência em gel, à base de pequenas moléculas, que garante uma rápida absorção e penetração profunda.

SF

Spray fixador: produto que, além de proteger a pele das agressões externas, também fixa a maquilhagem e aumenta a duração.

TD

Testado dermatologicamente: significa que o produto foi submetido a testes na pele. Porém, como não existe um método reconhecido e obrigatório a todos os fabricantes, não é possível saber os parâmetros destes testes.

UV

Ultravioleta: a radiação ultravioleta danifica diretamente as células pois estimula a formação de radicais livres que destroem o colagénio e levam à flacidez da pele.

VC

Vitamina C: muito presente nas fórmulas de produtos de beleza, pois funciona com um antioxidante, anti-inflamatório e ajuda a reduzir linhas finas e rugas.

VE

Vitamina E: reduz o número de células das queimaduras solares, limita os danos associados à radiação UVB.

ZT

Zona T: refere-se à área composta pela testa, nariz e queixo, visto que esta é uma zona do rosto com maior probabilidade de criar oleosidade.

Últimos