Nutrição

Melancia: a fruta que mantém a hidratação e é rica em antioxidantes

É, sem dúvida, a fruta do verão. Doce, de textura crocante e sumarenta, faz as delícias de toda a família. Saiba por que deve consumir melancia.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Melancia: a fruta que mantém a hidratação e é rica em antioxidantes
© Unsplash
Madalena Alçada Baptista
Escrito por
Jul. 14, 2020

A riqueza em água e baixo teor calórico fazem da melancia um aliado de verão, permitindo-nos combater o calor e prevenir a desidratação. Talvez por isso a consumamos sem pesos na consciência.

Tal como explica Tânia Furtado, nutricionista no Hospital Lusíadas Lisboa, “a melancia, tal como muitos dos frutos de verão, é composta maioritariamente por água (90% da sua composição)”.

Segundo a nutricionista, os seus benefícios são:

  • Contém apenas 24 kcal por 100 g e é rica em potássio (um mineral essencial na regulação da pressão arterial e na manutenção da saúde cardiovascular)
  • É rica em antioxidantes (substâncias capazes de impedir a oxidação das nossas células pelos radicais livres), como o licopeno e o betacaroteno.
  • É a fonte de licopeno por excelência, sendo mais rica neste nutriente do que frutos como o tomate, a goiaba ou a papaia.

Semear ou barrar?

Até há bem pouco tempo, pouco ou nada se falava das sementes de melancia. Se não fossem usadas para plantar, o mais provável seria acabarem no caixote do lixo. Mas isso é passado!

As sementes de melancia são um ingrediente tendência e o componente necessário para fazer manteiga de sementes de melancia, um dos produtos tendência, de acordo com a cadeia de supermercados americana Whole Foods.

A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº 241, julho de 2020.

Últimos