Assim que aterramos no Funchal, é impossível tirar um sorriso parvo do rosto. Sim, aquele sorriso que nos apanhamos a fazer ao ler uma mensagem de quem gostamos quando somos adolescentes. Porque não conseguimos deixar de nos sentir completamente apaixonadas pela paisagem que nos rodeia.
Mesmo sendo um regresso à ilha, não conseguimos impedirmo-nos de suspirar a cada passo que damos até ao exterior do aeroporto e em cada quilómetro que percorremos até chegar ao Hotel Saccharum, onde continuamos maravilhadas pela vista desafogada do oceano Atlântico, as escarpas verdejantes e o areal rochoso quase aos nossos pés.
Foi neste hotel design de cinco estrelas do grupo Savoy, localizado na praia da Calheta, a cerca de meia hora de carro desde o aeroporto, que passámos três dias, numa altura em que, embora se esperasse um fim de semana (prolongado) soalheiro e quente, estavam reservados outros planos.
Ainda assim, apesar de alguns períodos de chuva e nuvens carregadas, foi impossível não aproveitar a estadia. Enquadrado de forma perfeita na Natureza e com uma configuração irregular, inspirada nos tradicionais socalcos madeirenses, ganhou uma nova vida no que antes era uma fábrica de produção de mel e um engenho de fabrico de águardente de cana.
Bebeu inspiração deste seu passado e, pelas mãos de Nini Andrade Silva – natural da ilha da Madeira, como todos os funcionários do hotel, uma preocupação da unidade –, vestiu-se de tons quentes e detalhes gulosos.
A piscina infinita de cor cobre, da qual podemos avistar a extensão do Atlântico, remete-nos, por exemplo, para um tanque de mel. Perfeita para uns mergulhos, não é contudo a única do espaço. Além das Pool Suites, que dispõem de uma piscina privativa na varanda, pode dar umas braçadas na piscina interior aquecida do spa, depois de alguns minutos na sauna, jacuzzi, banho turco, duches sensoriais, fonte de gelo ou na sala de relaxamento.
É o lugar ideal para onde fugir nos dias em que o sol se recusa a aparecer. A entrada neste espaço é ilimitada aquando da adesão ao Premium Experience (90€ por pessoa, por dia), que inclui ainda o acesso exclusivo ao Premium Sundeck com Bali Beds, jacuzzi, duches, zona de massagens e aperitivos refrescantes; pequeno-almoço privado no The Club; transfer diário para o Funchal; serviço de engomadoria ou aulas de ioga, tai chi, pilates e hidroginástica – uma ótima forma de começar o dia.
Por norma, estes minutos de exercício físico ou relaxamento acontecem ao ar livre, com um cenário cinematográfico como pano de fundo, mas quando o tempo não o permite, realizam-se na 1425 Galeria, com exposições de arte temporárias. Não faltam, portanto, atividades para tirar completo proveito da estadia no Hotel Saccharum e que o tornam o refúgio ideal para uma pausa merecida.
Preço: A partir de 270€ por noite.