Vamos juntas mudar a definição da palavra “mulher”?

É certo que uma definição no dicionário é só isso mesmo. Mas com o avançar dos tempos e das mentalidades, as definições deixam de ser tão lineares assim, fazendo dos dicionários obras eternamente inacabadas. Porém, começar por aí, quando é urgente mudar alguma coisa, tem muito significado.

O canal televisivo FoxLife e o dicionário online Priberam propuseram a revisão da palavra “mulher” no dicionário, através da ação “A palavra mulher definida por nós“.

Isto porquê? “Porque o papel da mulher mudou e o seu significado também”, como explica o mote da campanha.

Alguma vez parou para pensar na definição de “mulher”?

Pessoa adulta do sexo feminino; cônjuge ou pessoa do sexo feminino com quem se mantém uma relação sentimental e/ou sexual; pejorativo: mulher pública: meretriz.

É esta a definição atual no Priberam que não reflete, de todo, a mulher do nosso tempo.

É por isso que é urgente mudá-la para uma mais digna, mais justa. E sobretudo, para um significado mais amplo, que não se reduza apenas ao género.

A iniciativa já conta com o apoio de nomes conhecidos do público. Simone de Oliveira, Luís Buchinho, Gisela João, Vanessa Fernandes, Raquel Oliveira e José Avillez foram convidados a dar o seu testemunho sobre o tema.

Até 16 de maio, todas podemos contribuir para a revisão da palavra “mulher” através do site dedicado à iniciativa, onde irão estar reunidos e partilhados todos os contributos recebidos.

No final, os linguistas da Priberam irão analisar as propostas para a revisão da palavra. A mesma ficará disponível a 22 de maio.

Cabe-nos agora, ainda que com este pequeno gesto, dar um passo em frente na recriação de uma nova mulher (que passa também por nos unirmos).

 


 

E para si, qual é a melhor definição de “mulher”? Para ajudar a desmistificar alguns assuntos relacionados com o tema, deixamos uma sugestão de leitura. 

Comentários

Vamos juntas mudar a definição da palavra “mulher”?

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.