Bem-estar

Ações solidárias para assinalar a luta contra o cancro da mama

No âmbito da iniciativa Outubro Rosa, são muitas as marcas que estão a angariar fundos para combater o cancro da mama, sem esquecer de apelar à prevenção e a deteção precoce desta doença.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Ações solidárias para assinalar a luta contra o cancro da mama Ações solidárias para assinalar a luta contra o cancro da mama
© Canva Pro
Rita Caetano
Escrito por
Escrito por
Out. 09, 2025

Outubro é o mês da prevenção do cancro da mama e, durante este mês, são várias as marcas e associações que dão visibilidade a esta doença com as suas campanhas de solidariedade e de sensibilização. Convém lembrar que este tipo de tumor é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais frequente entre as mulheres.

Em Portugal, anualmente são detectados cerca de nove mil novos casos de cancro da mama, e mais de duas mil mulheres morrem com esta doença, segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Estas campanhas, além da angariação de fundos, pretendem despertar a prevenção e realçar a importância de um diagnóstico precoce.

Outubro Rosa: campanhas para a prevenção do cancro da mama

  • Sutiãs pós-cirurgia e coleção solidária

    Sutiãs pós-cirurgia e coleção solidária

    Outubro Rosa primark © Primark

    A Primark reforça o seu compromisso com o lançamento da campanha anual de sensibilização “Estamos Contigo”. A campanha conta com uma coleção solidária composta por duas gamas.

     

    • Gama pós-cirurgia: composta por produtos desenvolvidos para mulheres afetadas pelo cancro da mama e disponível durante todo o ano. A novidade deste ano são as próteses mamárias, que se encaixam no sutiã, substituindo a forma da mama após cirurgia, disponíveis para os lados direito e esquerdo do sutiã. A gama pós-cirurgia inclui ainda um sutiã sem aros com fecho frontal e um sutiã t-shirt com fecho frontal, concebido para ser confortável e fácil de vestir e despir após cirurgia.

     

    • Gama Solidária: esta gama, de edição limitada e disponível durante o Mês de Sensibilização para o Cancro da Mama.
    1 / 6

  • ONE

    ONE

    Outubro Rosa one © ONE

    Na ONE, a partir de outubro, 25% dos lucros das vendas das seis peças da coleção especial Outubro Rosa vão ser doados à Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAMCM), que presta um apoio essencial a mulheres com cancro da mama, em Portugal, a nível físico, emocional e social.

    2 / 6

  • MO

    MO

    Outubro Rosa mo © MO

    A MO volta a associar-se ao Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto) para lançar um novo artigo solidário no âmbito da 7.ª edição do Movimento Rosa: um lenço que simboliza empatia, apoio e sensibilização para a prevenção do cancro da mama. O lucro da venda reverte a favor do IPO-Porto.

    3 / 6

  • Torres Novas

    Torres Novas

    Outubro Rosa torres novas © Torres Novas

    A Torres Novas une-se mais uma vez ao movimento Outubro Rosa a fim de assinalar o mês de sensibilização para a prevenção do cancro da mama. Até ao fim de outubro, 20% do valor das vendas de qualquer artigo cor-de-rosa, seja roupa de banho, de praia, de cama ou para a mesa, reverte a favor da Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAMCM), que presta apoio essencial a mulheres em fase pós-cirurgia e reconstrução mamária, oferecendo tratamentos de fisioterapia gratuitos.

    4 / 6

  • GHD

    GHD

    Outubro Rosa ghd © GHD

    Neste Outubro Rosa, a ghd destaca a coleção solidária ghd pink sorbet, que apoia a luta contra o cancro da mama. Por cada ferramenta vendida, são doados 10 euros à Associação FERO que apoia mulheres que enfrentam a doença.

    A edição limitada inclui cinco ferramentas de styling:

    • ghdDuet Blowdry (PVP 419€), uma escova secadora 2 em 1 que transforma o cabelo de molhado a modelado, com volume extra e sem danos térmicos;
    • a ghd Duet Style (PVP 419€), a primeira ferramenta 2 em 1 com ar quente, que simplifica a rotina de alisamento e proporciona resultados suaves e duradouros;
    • ghd Chronos (PVP 369€), que oferece até 85% mais brilho e um styling três vezes mais rápido, com resultados que duram até 24 horas;
    • ghd Gold (PVP 249€), com tecnologia dual-zone, que deixa o cabelo mais liso, suave e visivelmente mais saudável;
    • a ghd Glide (PVP 179€), a aliada perfeita para prolongar o alisamento, moldando e alisando o cabelo seco de forma rápida, prática e sem esforço.
    5 / 6

  • MAR Shopping Matosinhos

    MAR Shopping Matosinhos

    Outubro Rosa mar shopping matosinhos © MAR Shopping Matosinhos

    De 21 a 25 de outubro, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), o Meeting Place, no MAR Shopping Matosinhos, convida a participar numa semana de consciencialização, partilha e inspiração. O ponto alto da iniciativa acontece a 25 de outubro, às 23h30, com a Corrida Noturna Edição Especial Outubro Rosa (com um limite de 200 participantes, o valor das inscrições reverterá a favor da LPCC).

     

    Com uma agenda diversificada, o Circuito Rosa contará com momentos interativos, testemunhos reais, atividades infantis, iniciativas de bem-estar e encontros com especialistas. Entre os destaques, encontramos:

    • “Na Rota da … Sorte”, uma atividade interativa que dá o pontapé de saída ao circuito, oferecendo prémios aos participantes e incentivando à descoberta dos vários espaços temáticos;
    • “Na Rota do … Testemunho”, momentos de escuta e partilha que dão palco a testemunhos de resiliência e às vozes de quem viveu ou acompanha a luta contra o cancro da mama;
    • “Na Rota da … Beleza”, dedicado ao cuidado pessoal e à celebração da autoestima;
    • E para os mais pequenos, “Na Rota do … Coração”, onde a arte se torna uma forma de apoio e esperança.
    6 / 6

Últimos