Descubra como tirar nódoas difíceis e maus cheiros da roupa só com o que tem em casa

Agora já não precisamos de recorrer às nossas avós para descobrir as melhores dicas de como tirar nódoas, manchas e maus cheiros da roupa. Fizemos-lhe a papinha toda, em jeito de abecedário, com a ajuda do Solucionário.

É quase uma bíblia para que tenha a roupa imaculada. O livro Solucionário, de Madalena Villalobos, quer ensinar-nos a remover todo o tipo de nódoas, manchas e maus cheiros dos tecidos e superfícies. Como? Só com os produtos que temos em casa.

Prepare-se: bicarbonato de sódio, sabão, limão, vinagre ou laranja vão tornar-se nos nossos melhores amigos. “E não é que funciona mesmo?”

Deixamos-lhe algumas das técnicas que o livro garante terem “99% de eficácia” na remoção de uma lista de nódoas, quase de A a Z. São elas que nos vão salvar a vida, a nós e à nossa roupa!

O bê-a-bá de como tirar nódoas difíceis da roupa

Amarelecimento

nódoa amarela

Com o tempo, há panos de cozinha, roupa de cama, colarinhos de camisas e roupa branca de algodão e de linho que acabam por ficar com um tom amarelado que não sai com lavagens simples, dando a impressão de sujidade.

Em tecidos como algodão ou linho, a lixivia e o açúcar são bons aliados. Ponha a peça de molho durante 2 horas em água com lixivia e açúcar (para 5 litros de água, acrescente meio copo de água de lixivia e 5 colheres de sopa de açúcar). Depois, esfregue as manchas ao de leve e enxague. Por último, lave a peça normalmente.


Batom

nódoa batom

As manchas de batom nos tecidos são facilmente removíveis com água oxigenada. Molhe a área da nódoa com uma solução de 1 colher de sopa de água oxigenada e 3 colheres de sopa de água. Deixe atuar e lave depois, de forma habitual.


Comida de bebé (purés de fruta, papas e sopas)

nódoa comida de bebé

“Dar a papa” aos nossos bebés não é tarefa fácil! E muitas vezes ficamos com tantas nódoas como eles. Os melhores aliados para remover estas nódoas são a água fria e o detergente da loiça. Retire o excesso de comida do tecido, vire-o do avesso e passe-o por água fria corrente. Depois, deite um pouco de detergente da loiça na nódoa e deixe de molho, em água fria, durante meia hora. Lave a peça de roupa normalmente.


Desodorizante

nódoa desodorizante

As manchas de desodorizante saem com sumo de limão. Aplique na mancha e deixe atuar durante alguns minutos e depois lave, como costume.


Espinafre (sopa e sumo)

nódoa espinafre

Use bicarbonato de sódio e detergente para a roupa para remover as nódoas de espinafres. Faça uma pasta espessa com estes dois produtos e aplique com os dedos em cima da nódoa, com movimentos circulares. Deixe atuar durante cerca de 20 minutos, enxague e lave normalmente.


Fritos

nódoa de fritos

O cheiro a fritos é insuportável quando fica a pairar pela casa, mas há solução. Experimente levar ao lume uma panela pequena com água, casca de laranja e 3 cravos-da-índia. Depois de levantar fervura, baixe o lume para o mínimo e deixe este aroma espalhar-se pelo ar.


Gelado

nódoa de gelado

O Verão pede gelados mas os acidentes acontecem. Neste caso, temos o detergente para a roupa, água e amoníaco para os resolver. Deite numa bacia 0,5L de água morna a quente com uma colher de chá de detergente para a roupa em pó e 1 colher de sopa de amoníaco e misture bem. Ponha a roupa dentro da bacia e deixe de molho durante 20 minutos. Vire-a do avesso e esfregue a nódoa para ajudar a soltar a nódoa de gelado. Ponha-a de novo dentro da bacia e deixe de molho durante mais 15 minutos. Enxague em água abundante.


Humidade (mofo)

manchas de mofo

Normalmente o cheiro a humidade em casa surge quando está fechada há muito tempo e se encontra numa zona húmida, com infiltrações nas paredes, caleiras, teto ou canalização. Após arejar a casa e limpar tudo para eliminar o mau cheiro, há várias opções para disfarçar o cheiro. Uma delas é o carvão ativo. Coloque um recipiente com carvão ativo na zona que tem um cheiro mais intenso.


Iogurte

nódoa de iogurte

Normalmente sai com água fria ou água com detergente da roupa. Comece por remover o máximo possível de iogurte com as costas de uma faca ou colher. Vire o tecido do avesso e coloque sob água fria corrente, deixando passar bastante água para fora da roupa. Depois lave normalmente.


Ketchup

nódoa de ketchup

Retire o máximo possível de ketchup da peça de roupa com a ajuda de uma colher. Depois, deite detergente líquido para a roupa sobre a nódoa e esfregue suavemente. Se o tecido for branco, pode aplicar vinagre ou sumo de limão com uma esponja e depois enxaguar bem. De seguida, lave a peça normalmente.


Lama

nódoa de lama

A melhor maneira de eliminar nódoas de lama é com álcool. Deixe a lama secar e escove o excesso. A lavagem normal da máquina deve remover os vestígios. Se mesmo assim as nódoas não saírem, esfregue-as com álcool. Deixe secar a peça de roupa e, depois, lave-a normalmente.


Manteiga

nódoa de manteiga

A manteiga é muito fácil de remover dos tecidos. Com detergente da loiça, esfregue na região suja e deixe atuar durante 15 minutos. Lave normalmente.


Nicotina

nódoa de nicotina

Disfarçar o cheiro a tabaco dos dedos e das mãos é tão fácil como esfregar uma mistura de sumo de limão com água oxigenada nos dedos.


Ovo

nódoa de ovo

Prepare uma pasta com um pouco de sal grosso e água. Aplique-a sobre a nódoa e deixe atuar alguns minutos. De seguida, lave normalmente.


Pastilha elástica

nódoa de pastilha elástica

Parece mentira mas resulta! Use um cubo de gelo, esfegando-o no avesso da zona em que a pastilha se fixou. Também pode optar por colocar a peça no congelador. Vai ver que sai com muita facilidade.


Queimado

tecido queimado

O cheiro a queimado é daqueles que facilmente se propaga. Coloque taças cheias com vinagre branco em diferentes pontos da casa. O vinagre tem a propriedade de absorver os maus cheiros, de forma que, em poucas horas, o cheiro terá desaparecido. Grãos de café e infusão de limão com água também são opção.


Relva

nódoa de relva

As nódoas de relva saem com pasta dentífrica branca. Aplique um pouco da pasta na nódoa, mergulhe a escova em água morna e esfregue até remover a nódoa por completo. Termine lavando a peça de roupa na máquina, no programa habitual.


Suor

manchas de suor

É um processo muito simples, o de retirar as manchas de transpiração. Basta pôr a roupa de molho durante 15 minutos numa solução de 3 colheres de chá de vinagre branco por litro de água. Depois, lave normalmente.


Tomate

nódoa de tomate

A clássica nódoa que é um pesadelo para se retirar. Mergulhe a nódoa numa solução de 2 colheres de sopa de vinagre branco e 1 colher de sopa de detergente da loiça por litro de água fria. Deixe a pela de molho durante 1 hora mas vá esfregando. Enxague e lave normalemente.


Urina de animais

manchas de urina de animais

Para disfarçar o cheiro a urina de animais, ponha bicarbonato de sódio numa peneira fina e espalhe sobre a superfície em causa. Deixe atuar durante cerca de 10 minutos e aspire. Se necessário, repita.


Vinho tinto

nódoas de vinho tinto

Ironicamente sai com vinho branco. Deite sobre a nódoa e lave normalmente.

 

Descubra mais dicas como estas no livro de Madalena Villalobos.

 


E para deixar a sua casa realmente impecável, mostramos-lhe como a pode tornar ainda mais bonita com os terrários fechados. Descubra aqui como se fazem.

Comentários

Descubra como tirar nódoas difíceis e maus cheiros da roupa só com o que tem em casa

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.