Bem-estar

Happiness Mentality: o projeto que levou este casal a viajar e a procurar a felicidade

O que é a felicidade? Abbadhia e Leandro Vieira estão numa autocaravana a viajar para a Europa para perceber o verdadeiro significado desta palavra. O destino final é a Finlândia mas, até lá, há muito para explorar. Saiba do que se trata o Happiness Mentality.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Happiness Mentality: o projeto que levou este casal a viajar e a procurar a felicidade Happiness Mentality: o projeto que levou este casal a viajar e a procurar a felicidade
© D.R.
Marta Chaves
Escrito por
Abr. 20, 2022

Fazer uma viagem de autocaravana pode ser o sonho de muitas pessoas, mas para Abbadhia e Leandro Vieira, há um propósito: explorar as questões e as respostas sobre o tema da felicidade. Sabia, por exemplo, que a Finlândia é o país mais feliz do mundo, pelo quinto ano consecutivo? E porque será?

O casal criou o Happiness Mentality, um projeto que investiga as causas para a felicidade das pessoas, dentro e fora do ambiente de trabalho, por toda a Europa, e que se reflete numa série documental no YouTube.

O objetivo é inspirar o publico e despertá-lo para temas como o autoconhecimento e a procura pela mentalidade da felicidade.

Já trabalhámos com o tema da felicidade e bem-estar nas empresas através do teatro e cinema, muito antes desta palavra ser ‘moda’. Desde 2009 que o tema tem ganho relevância e dentro dos nossos estudos descobrimos que a Finlândia foi considerada o país mais feliz do mundo por cinco anos consecutivos e isso despertou a nossa curiosidade em ir até lá e descobrir o porquê”, conta o casal à Saber Viver.

Abbadhia é atriz, humorista e cineasta e trabalha no mercado corporativo desde 2009, onde apresenta soluções lúdicas para melhorar o bem-estar e felicidade no trabalho, e Leandro é fotógrafo e designer de projetos.

“O nosso trabalho é híbrido. Desde o início da pandemia que começámos a realizar ações em formato digital, como palestras, apresentações e vídeos e agora vamos conciliar da melhor maneira o digital durante a viagem”, afirmam.

O público pode esperar imagens incríveis, bom humor, as dificuldades de se viver numa autocaravana pela Europa, além de diversos pontos de vistas a respeito da mentalidade da felicidade, através de histórias e opiniões de diversas nacionalidades – Abbadhia Vieira, atriz

Os dois decidiram viajar numa autocaravana fabricada em 1993 e transformada numa casa em 2021, com partida em Lisboa, rumo à Finlândia. O seu foco está bem definido. “Felicidade foi uma das palavras mais pesquisadas em 2020 no Google. Sempre que perguntamos a alguém sobre os seus objetivos de vida, as pessoas costumam responder: ser feliz! Ou seja, um tema tão relevante a ao mesmo tempo tão subjetivo despertou-nos essa vontade de o querer estudar e explorar mais.”

Desde maio de 2021 que Abbadhia e Leandro estão a preparar esta viagem que promete trazer a debate alguns temas como educação, mercado de trabalho, saúde e genética, poder aquisitivo, segurança, cultura e comportamento.

O casal está a viajar por mais de 50 cidades europeias

O público pode esperar imagens incríveis, bom humor, as dificuldades de se viver numa autocaravana pela Europa, além de diversos pontos de vistas a respeito da mentalidade da felicidade, através de histórias e opiniões de diversas nacionalidades. Sou suspeita, mas eu não perderia por nada!”, garante Abbadhia.

Nesta série composta por seis episódios de 25 minutos cada, o casal irá entrevistar convidados ao longo do percurso, incluindo idosos, estudantes, líderes empresariais e jovens em início de carreira para recolherem todo o tipo de perspetivas sobre este tema. “O foco será a Finlândia, mas teremos alguns entrevistados em algumas cidades da Europa. Temos também o objetivo de retratar algumas paisagens e locais interessantes para momentos de boa disposição.”

Acreditamos que não existe o manual da felicidade, mas, certamente, existem algumas práticas que podem afastar-nos da nossa própria felicidade – Abbadhia Vieira, atriz

Não obstante, quando chegarem à Finlândia, e como o objetivo é explorar e compreender o porquê de este ser o país mais feliz do mundo, o casal já tem nove convidados para entrevistar, mas não só. “Durante o tempo em que estivermos por lá vamos procurar o lifestyle e os principais pontos que explicam a posição de país mais feliz do mundo. Estamos muito curiosos para ver de perto.”

E, afinal, por que razão é tão difícil ser feliz? “É tão difícil? (Risos). Achamos que está mesmo relacionado com a definição do que é ser feliz. Acreditamos que não existe o manual da felicidade, mas, certamente, existem algumas práticas que podem afastar-nos da nossa própria felicidade e, não sabendo o que nos faz feliz, acabamos por não entender o que precisamos de fazer para atingir esse objetivo.”

No final da viagem, ainda não sabem o que irão encontrar ou se terão as respostas que procuram. Ainda assim, esse não será um problema. “Uma das causas da infelicidade é a expectativa e estamos a levar a sério o facto de não termos muitas expectativas. Vamos aproveitar a viagem e, no final, veremos as respostas.”

Últimos