Praticar exercício físico (q.b.) melhora a saúde mental, conclui estudo

Há mais um bom motivo para não faltarmos ao ginásio. Além de contribuirmos para a nossa saúde física, estamos também a trabalhar para uma mente mais sã. Mas atenção ao tempo das aulas!

Já lemos inúmeras vezes sobre os benefícios da prática de exercício físico em termos cardiovasculares, para reduzir o risco de diabetes, entre outras doenças. Mas um novo estudo dá agora provas do bem que os treinos podem fazer à nossa saúde mental.

A prática regular de exercício físico pode melhorar a nossa saúde mental, diminuindo o número de dias por mês que nos sentimos deprimidas. É este o resultado de um dos maiores estudos na matéria realizado nos EUA e publicado na revista The Lancet Psychiatry.

A pesquisa utilizou os dados de 1,2 milhões de participantes adultos daquele país, que classificaram sua saúde mental nos últimos 30 dias. Para tal tiveram em conta sinais como stresse, depressão e problemas emocionais. E ainda qual a frequência da prática de exercício no último mês.

Os resultados confirmaram que os participantes mais ativos registaram ter menos 1,5 dias (-43,2%) com níveis de saúde mental reduzido, em comparação com aqueles que não praticaram exercício físico.

Do total dos 75 tipos de exercícios analisados, todos se associaram a uma melhoria da saúde mental. No entanto, destacaram-se os desportos coletivos, o ciclismo, os exercícios aeróbicos e as atividades de ginásio.

Afinal, quanto tempo devemos praticar exercício?

O que a investigação também sugere é que nem sempre praticar muito exercício físico é melhor. Na verdade, o período mais benéfico é de 45 minutos, numa frequência de 3 a 5 vezes por semana.

Ainda não há muito tempo demos conta da relação entre o stresse e a prática de exercício físico. A produção de serotonina, dopamina e noradrenalina, resultante desta prática, eleva os níveis de bem-estar e a função cognitiva, confirmou-nos Ana Ramires, especialista em Psicologia da Performance.

Fotos destaque: Bruce Mars/Unsplash

É praticante regular de exercício físico? Leia então os planos de treino ideias para cada idade e aprenda a treinar como uma pugilista.

Comentários

Praticar exercício físico (q.b.) melhora a saúde mental, conclui estudo

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.