Bem-estar

Crónica. Como melhorar o Feng Shui do quarto em 9 passos

Como podemos preparar e viver o nosso quarto para ter uma vida com mais harmonia e conforto? Alexandre Gama responde à questão e deixa nove dicas para melhorar o Feng Shui do seu quarto.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Crónica. Como melhorar o Feng Shui do quarto em 9 passos Crónica. Como melhorar o Feng Shui do quarto em 9 passos
© Getty Images
Alexandre Gama, cronista
Escrito por
Mar. 06, 2020

As cores das paredes, a posição da cama ou do espelho são detalhes a ter em conta para que o seu quarto seja o mais confortável e harmonioso possível. Deixo-lhe algumas dicas a ter em conta.

9 dicas para melhorar o Feng Shui do quarto

1. Ter a cama posicionada para que, quando esteja deitada, veja a porta de entrada e tenha controlo sobre o espaço.

2. Evitar todo e qualquer equipamento eletrónico no quarto: televisão só na sala, telefone sem fios nunca na mesa de cabeceira, telemóvel o mais longe possível da cama, despertador de corda ou pilhas de preferência, candeeiros de mesa podem existir desde que tenham o mínimo de fio possível, ou seja, o indispensável até chegar à ficha, sem que se acumule fio enrolado debaixo da cama, pois aumenta ainda mais a nuvem eletromagnética.

3. Se tiver um espelho no quarto, deve estar posicionado de forma a que a pessoa deitada na cama não se consiga ver nele.

4. Os materiais, quer da construção do espaço quer da decoração, devem ser naturais e não sintéticos e devemos apostar nas fibras como a madeira, a palhinha, a cortiça, o algodão, o linho, a lã, etc. Conseguirá através deles muito mais conforto.

5. Evite acumular tralha ou outras coisas que não são necessárias. O quarto deve ser o mais vazio possível.

A cabeceira da cama vai trazer não só conforto como segurança
Alexandre Gama Alexandre Gama

6. Evite fazer uma zona de escritório no quarto. Este espaço deve ser apenas para descansar.

7. As melhores cores para cada quarto depende da orientação solar da casa e da localização da janela, pois a luz natural vai ditar qual a melhor cor para o seu quarto.

Se a luz vem de nascente, prefira cores que jogam melhor com a energia da manhã como os azulados e os esverdeados;

Se a luz vem de sul, evidencia a dinâmica da festa da vida, por isso podemos e devemos ter várias cores misturadas (lembrar que o espaço é para descansar e que, como tal, o uso destas cores deve ser comedido);

Se a luz vem de poente, terá uma luz mais amarelada da parte da tarde, por isso opte por tons alaranjados;

Se o quarto receber luz de norte, escolha apenas brancos ou tons claros que permitam compensar a falta de luz natural.

8. Se for um quarto de casal, deve ter uma cama onde os dois possam dormir com conforto e não deve prescindir da cabeceira (da própria cama em madeira, palhinha, ferro, etc.). Podem mesmo acrescentar e prender na parede ou encostar entre a cama e a parede uma cabeceira feita de espuma forrada a tecido ou pele, por exemplo.

A cabeceira vai trazer não só conforto como segurança. Para além disso, deve também optar por duas mesas de cabeceira iguais para que o casal se sinta apoiado de igual para igual na relação. Aposte em cores suaves como os pastel para trazer conforto.

9. Se o quarto pertence a um ou mais jovens, convém ter diferentes zonas e essas têm de estar bem demarcadas. Uma zona para a cama, outra para brincar e outra para trabalhar.

Alexandre Saldanha da Gama é consultor de Feng Shui e autor do livro ‘Feng Shui @ Lares e Costumes Portugueses’. Estudioso de pessoas e da sua energia, criou a marca Feng Shui Integrativo através da qual orienta seminários, cursos, palestras e faz consultas de astrologia do ki das 9 estrelas. Desenvolve e acompanha in loco projetos de decoração, dá consultas de Feng Shui e faz limpezas energéticas de espaços.

Últimos