Todos sonhamos com uma casa grande – mas confortável e acolhedora –, repleta de luz e um closet como o de Carrie Bradshaw, em O Sexo e a Cidade.
No entanto, a realidade é que, com o preço da habitação nos dias que correm, isto não passa de um desejo que pediríamos ao génio da lâmpada.
Assim, sem a possibilidade de termos um lar tirado de uma revista de decoração, temos alternativas para fazer o nosso cérebro acreditar que vivemos numa mansão. O truque está em pequenos detalhes que pode adotar na sua casa, de forma simples.
Bárbara Dias, no seu recente livro Aprenda a Decorar a sua Casa de Sonho, deixa alguns conselhos para ampliar espaços pequenos, tornando a sua habitação maior do que realmente é.
Partilhamos, aqui, uma mão cheia de dicas para sentir que as suas divisões têm 500 metros quadrados.
Como criar a ilusão que a sua casa é maior
Menos é mais
Já ouviu a expressão “menos é mais” vezes sem conta? Aqui, vai voltar a escutá-la. Tal como na moda ou na beleza, quando o objetivo é dar a ideia que um espaço é maior do que realmente é, devemos ter apenas o essencial.
View this post on Instagram
Ou seja, se acredita que uma poltrona ficaria bem no seu quarto para poder ler tranquila, volte a pensar. Pode folhear um livro no sofá, na cama ou na cadeira da mesa de jantar e, desta forma, ganhar espaço na divisão onde dorme.
Cores claras são o ideal
Branco, bege, tons pastel. Estas são as opções perfeitas para pintar, não só as paredes, como o mobiliário e o revestimento, no geral. “As cores claras são versáteis e contribuem para a sensação de amplitude”, explica Bárbara Dias.
View this post on Instagram
Luz, luz e mais luz
As janelas grandes, que deixam entrar muita luz natural, tendem a dar a sensação que os espaços são maiores. Se se sentir confortável, mantenha-as sem cortinados, de forma a potenciar ao máximo essa ideia. Caso não o consiga, opte por cortinas leves.
Outra forma de amplificar a luz “é através de espelhos”, sublinha. “Ao refletirem a luz, aumentam a claridade do ambiente”, completa a autora.
View this post on Instagram
Já no que diz respeito à luz artificial, “faça uma boa planificação”. Ao desenvolver “um projeto luminotécnico e incluir spots, pendentes ou candeeiros”, vai “valorizar o espaço”.
Dois por um
Embora, neste caso, envolva a necessidade de obras, “o resultado pode ser muito proveitoso”, uma vez que é “uma solução infalível para ganhar área livre”, destaca a mente por trás do Pistacho Decor.
“Os ambientes ganham mais luminosidade e amplitude quando integrados”, por isso torne a sua sala de jantar e a cozinha numa só divisão ou aproveite para unir a sala de estar e o local onde cozinha e se alimenta.
View this post on Instagram
Deve ter em atenção que os espaços devem parecer o prolongamento um do outro, além de comunicarem entre si.
E, claro, não derrube nenhuma parede antes de falar com um especialista. Podem existir canos ou cabos a estragar-lhe os planos.
Divida para conquistar
Caso sinta necessidade de ter alguma privacidade entre as divisões, opte por colocar portas de correr, uma vez que lhe vão permitir ter “mais mobilidade e utilizar o espaço de forma mais útil”. Afinal, “cada centímetro conta quanto temos espaços pequenos”.