Casa

É fã de cores pastel na decoração? Inspire-se nestas ideias

Na sala, no quarto ou até na cozinha, as cores pastel são sempre uma boa opção se pretende obter um ambiente sereno e equilibrado na sua casa.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Cores pastel
Vanessa Pina Santos
Escrito por
Jun. 30, 2019

A paleta de cores pastel, “atribui aos espaços uma atmosfera fresca, relaxante, confortável e acolhedora”, diz-nos a designer de interiores, Maria Inês. Mas, as vantagens de decorar a sua casa com estes tons não se ficam por aqui.

Estas cores facilitam muito a vida das mais indecisas, uma vez que, “as combinações possíveis são inúmeras e podem ser feitas entre si, com cores neutras ou com tonalidades mais fortes”, diz-nos a especialista.

Pode, por exemplo, apostar em tons mais neutros para a base da decoração e em tons mais fortes para pequenos apontamentos, para que o ambiente não se torne cansativo.

Esta mistura de tons fortes com suaves é ideal para que se consiga uma ligação entre todos os elementos da decoração e se crie um ambiente coerente e sereno.

Maria Inês alerta para alguns cuidados que devemos ter em conta na utilização destes tons. “Idealmente, devem ser integrados numa base neutra, com o branco, o bege, o cinzento ou o preto. Se não o fizermos, corremos o risco de ficar com um ‘candy look’, que só faz sentido se for, de facto, essa a intenção”, diz-nos a designer (conheça ainda 10 erros de decoração para manter fora de casa).

Diferentes combinações com cores pastel

Já falámos que o ideal será sempre combinar os tons pastel com tonalidades mais fortes. Ou, então, apenas com pequenos apontamentos.

No caso da cozinha, por exemplo, podemos fazê-lo através da aplicação de azulejos em tons pastel. Ou, então, com eletrodomésticos que têm estes tons, como é o caso dos de estilo vintage, como algumas torradeiras ou frigoríficos em verde água, por exemplo.

A designer de interiores Maria Inês deixa-nos algumas dicas:

“Quando combinamos as cores pastel entre si, vemos que cor-de-rosa tanto fica lindamente com o verde, como com o azul, mas também combina muito bem com o amarelo. O amarelo, por sua vez, pode ficar muito feliz junto a um azul celeste, que tem uma ligação perfeita com um pêssego. A cor malva liga perfeitamente com o verde”, explica.

Onde recomenda a utilização destes tons? 

“Recomendo os tons pastel em qualquer divisão. A intemporalidade e suavidade dessas cores concedem luminosidade e harmonia em todos os espaços onde são aplicadas”, refere.

O que não aconselha?

“Eu diria que há pessoas com personalidades e gostos mais arrojados que preferem cores fortes e intensas e, nesse caso, a prevalência dos tons pastel pode ficar em segundo plano.

15 ideias de cores pastel na decoração (do quarto à casa de banho)

;


;


;


;


;


;


;


;


;


;


;


;


;


;


;


Saiba, ainda, como renovar a sua sala de estar. 

Últimos