São várias as horas em que estamos em frente ao espelho a tentar acertar com a cor da sombra para que os nossos olhos não passem despercebidos. No que diz respeito a opções, “temos sempre diferentes possibilidades para fazer uma maquilhagem de olhos”, diz-nos Diego Schober, maquilhador da marca Makeup Factory, exclusiva da Perfumes & Companhia.
Para que a tarefa não seja uma dor de cabeça, pedimos ao especialista que nos dissesse quais os tons ideais para quem quer realçar o olhar, segundo a sua cor de olhos.
Sugerimos-lhe sombras, mas Diego Schober aconselha também a usar lápis delineadores coloridos, que vão ajudar a fugir à maquilhagem tradicional
Antes de começar a sua maquilhagem de olhos, veja o que combina com a cor do seu olhar.
Maquilhagem de olhos para cada tom
Olhos azuis: maquilhagem natural vs. intensa
“Se tiver uma cliente que me diz que quer um ar natural, mas sem usar castanho por ser demasiado ‘aborrecido’, então escolho uma cor com pigmentos azuis”, explica o maquilhador.
Porém, faz algumas ressalvas. “Não tem de ser mesmo azul, até porque se tiver olhos azuis e usar uma sombra azul vai ficar com um olhar mais cinzento. Pode usar-se mais cor de ameixa, rosas, turquesa ou um azul esverdeado”.
Para quem tem orgulho nos seus olhos cor de oceano e quer realçá-los de forma intensa, então deve seguir na direção contrária. “Nesse caso, vamos trabalhar com a cor oposta, que será tudo o que tiver amarelo. Por isso podemos optar por dourados, para o verão, por exemplo. Pode também ser um tom coral, ou um verde azeitona.”
Estes tons podem não funcionar tão bem sozinhos, por isso o maquilhador aconselha a usar um eyeliner ou lápis pretos para não ficar com “um ar doente”.
Olhos castanhos: maquilhagem natural vs. intensa
Os olhos de cor de terra podem manter-se no mesmo registo, pois o seu tom natural ficará mais evidenciado.
“Se quiser um olhar harmonioso é importante que escolha tons castanhos. Há tons como ameixa ou dourados que têm pigmentos castanhos que são igualmente perfeitos para esta cor de olhos.”
Se o objetivo for uma maquilhagem intensa, a lógica é a mesma: optar pelos tons opostos. Diego Schober sugere que se utilizem cores que contenham pigmentos azuis.
“Sendo estes tons opostos, é normal que tenha medo de os usar porque são, de facto, fortes, mas claro que também depende da quantidade que colocar na pálpebra”. Aqui as cores em destaque são os azuis, claro e escuro, azul turquesa e o magenta.
Olhos verdes : maquilhagem natural vs. intensa
Para quem tem olhos verdes e quiser um look natural, deve continuar nos mesmos tons e escolher sombras com pigmentação verde. Diego Schober fala-nos do tom verde azeitona, ideal para quem tem esta tonalidade.
Pode até parecer estranho – e quase irónico – mas a cor oposta ao verde é mesmo o vermelho. Para um look mais intenso, as sombras como o magenta, o cor de rosa e o roxo podem ser boas opções. Não se esqueça que o uso de lápis por cima pode ajudar a que a maquilhagem de olhos não fique estranha.