Com a chegada dos dias mais longos e das temperaturas mais altas chega também a necessidade de proteger a pele no verão. Isto passa muitas das vezes por medidas simples que todos podemos adotar em casa, mas também por procedimentos estéticos realizados por médicos especialistas. A procura de procedimentos estéticos tem aumentado exponencialmente nos últimos anos e espera-se que continue este crescimento no futuro.
Homens e mulheres procuram procedimentos estéticos minimamente invasivos ou cirúrgicos, não só para melhorarem a sua imagem, mas também para se sentirem melhores consigo próprios. São vários os estudos que demonstram o seu impacto muito positivo na autoestima.
Antes de falarmos especificamente nos procedimentos mais procurados para preparar a pele para o verão, gostaria de dizer que todos os procedimentos realizados devem sempre ter como objetivo obter resultados naturais, que simplesmente potenciem as características individuais de cada um. Além disso, em qualquer aconselhamento, deve-se sempre ter em conta um estilo de vida saudável, com bons hábitos de sono, alimentação saudável, assim como a prática de exercício físico regular. Atualmente sabemos que um estilo de vida saudável atrasa o envelhecimento cutâneo e ajuda a manter a pele bonita.
Como proteger e preparar a pele para o verão
Rotina de skincare com proteção solar
Para preparar a pele para o verão, é importante estabelecer uma rotina de cuidados que prioriza uma limpeza suave, hidratação eficaz, proteção solar diária e o uso de antioxidantes (vitaminas C e E, ácido ferúlico, niacinamida, etc). Aconselha-se também uma esfoliação suave (duas vezes por semana) para remover células mortas, e com isto uniformizar o tom e textura da pele, permitindo uma melhor penetração dos ativos-chave.
De relembrar que os protetores solares devem ser usados todos os dias, ter uma proteção alta >30 (idealmente 50+), proteger contra a radiação ultravioleta do tipo A e B, assim como contra a luz visível. Devem ser aplicados na quantidade certa e reaplicados durante o dia.
A chamada “regra dos três dedos” é uma ajuda muito útil e traduz a quantidade necessária para proteger rosto, orelhas e pescoço.
Manter a pele hidratada
Quanto à hidratação da pele, esta é também importante durante os meses de verão, mesmo em peles oleosas. Nestes casos devemos hidratar a pele recorrendo a produtos com texturas mais leves como um sérum, gel ou gel-creme. Uma pele hidratada é sempre uma pele mais saudável e bonita. Para quem usa substâncias como os retinóides na rotina da noite, estes podem continuar a ser utilizados durante os meses de verão, desde que seja usada fotoproteção.
A hidratação da pele do corpo não deve ser descuidada durante esta altura do ano. A exposição solar e a praia deixam sempre a nossa pele mais seca. Devidos ao aumento das temperaturas e pela sua melhor cosmeticidade podemos dar preferência a texturas mais leves como as das loções corporais.
Apostar nos antioxidantes
No que diz respeito aos antioxidantes, além do seu uso tópico diário na rotina da manhã, devemos também aumentar o seu consumo na forma de frutas e legumes. Estes ajudam a nossa pele a proteger-se contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta, mais intensa no verão, nomeadamente o fotoenvelhecimento, as fotodermatoses (vulgarmente conhecidas por alergias ao sol), hiperpigmentações e aumento do risco cutâneo.
Tratamentos estéticos que também ajudam
Passando aos tratamentos, estes devem ser sempre adaptados à idade, ao tipo de pele, às necessidades e preferências de cada paciente. Um plano individualizado é a chave para obter os melhores resultados e a satisfação do paciente.
Toxina botulínica
Um procedimento muito procurado, aliás o mais realizado mundialmente, é a aplicação de toxina botulínica e traz consigo várias vantagens, sobretudo nesta altura do ano. A toxina botulínica atenua a contração muscular na zona em que é aplicada, tratando assim rugas de expressão. Isto é particularmente interessante durante o verão, uma vez que todos nós temos tendência a franzir a testa quando expostos a maior luminosidade.
Ao relaxar a testa, vamos automaticamente obter um olhar menos “zangado”, relaxado, prevenindo o aparecimento de rugas. Vários estudos mostram também vantagens no tratamento da enxaqueca e depressão. Além disso, a aplicação de toxina botulínica diminui a sudorese na área em que é aplicada, algo muito interessante também nesta altura do ano.
Skinbooster
Skinbooster é um procedimento estético em que é injetado ácido hialurónico na pele para melhorar a hidratação, elasticidade e a luminosidade. Não confere volume. É ideal para quem está com um ar cansado e com a pele sem brilho após o inverno.
Lasers, Radiofrequência com Microagulhamento e Peelings suaves
Antes da chegada do verão, procedimentos como lasers ablativos ou fracionados, radiofrequência com microagulhamento e peelings suaves são uma mais-valia. Estes vão, através de diferentes mecanismos, estimular a renovação celular e a produção de colagénio, melhorando a textura, tom, uniformidade, brilho e elasticidade da pele. São um excelente aliado no fotorejuvenescimento da pele.
Tanto lasers como o microagulhamento com radiofrequência podem melhorar o aspeto das estrias.
Bioestimuladores faciais e corporais
São substâncias injetáveis que estimulam a produção de colagénio na pele, melhorando a firmeza, textura e brilho, com um efeito rejuvenescedor natural e progressivo. São frequentemente utilizados para tratar rugas e flacidez, principalmente no rosto, pescoço e mãos. Podem também ser usados com as mesmas indicações na melhoria do contorno, flacidez e rugas corporais.
Muitos pacientes recorrem aos tratamentos com bioestimuladores nesta altura do ano para melhorar a flacidez e rugas da parte medial do braço e da zona imediatamente acima dos joelhos, zonas mais expostas com o uso de roupas mais frescas.
Ultrassom Microfocado
É um tratamento estético não invasivo que utiliza ondas de ultrassom de alta intensidade para estimular a produção de colágeno e elastina nas camadas mais profundas da pele. Tem efeito de lifting e pode ser utilizado na face, pescoço, abdómen, membros superiores e inferiores, assim como glúteos corrigindo flacidez e suavizando rugas. Considero particularmente interessante nesta altura do ano, visto que não tem downtiming, ou seja, o paciente pode voltar rapidamente à sua vida normal, não condicionando qualquer fotossensibilidade.
Uma pequena referência a outros tratamentos corporais
- Particular destaque para tecnologias como o Emsculpt®, que é um tratamento não invasivo que usa ondas eletromagnéticas que provocam a contração muscular, ajudando a definir e tonificar os músculos, além de reduzir a gordura localizada.
- Relativamente à Criolipólise, trata-se de aparelho que possui ventosas de diversos tamanhos, que aplicam frio nos tecidos, permitindo a redução de gordura localizada.
De realçar que estes tratamentos não substituem um estilo de vida saudável e são reservados para casos selecionados. Em alguns casos é necessário recorrer à Cirurgia Plástica, nomeadamente a cirurgia de contorno corporal com ou sem Lipoaspiração.
Uma palavra final para o facto de muitas pessoas procurarem, nos meses que aí vêm, uma pele morena, usando muitas vezes a expressão “moreno saudável”. Isto não poderia estar mais errado. O bronzeado da pele significa sempre que ocorreu uma agressão à qual a pele se teve de defender. Significa dano da pele. Não há moreno saudável. A fotoproteção e a evicção da exposição solar nas horas de maior calor são a melhor estratégia para manter a nossa pele saudável durante todo o ano, mas em especial nos meses de verão.
Esta altura do ano é também ideal para procurar um médico dermatologista para realizar o rastreio anual do cancro da pele, esclarecer dúvidas e estabelecer um plano individualizado para preparar a pele para os meses de verão.