© The Small Luxury Cookbook

Experimente esta polenta com cogumelos em casa

Foi criada em Itália e adotada por inúmeros países. Dê uma oportunidade a esta polenta com cogumelos e experimente um prato vegetariano cheio de sabor.

É um tipo de puré cremoso, ideal para acompanhar peixe ou carne, mas também pode fazer dele um prato por si só, quando confecionado com alguns ingredientes. A polenta é tipícamente italiana mas é versátil o suficiente para poder fazer dela o que quiser.

Nesta receita do livro The Small Luxury Cookbook, ensinamo-la a cozinhar este prato com cogumelos e prometemos um prato vegetariano diferente e saboroso.

livro "the small luxury cookbook

© The Small Luxury Cookbook, Independently Minded (2018)

Receita de polenta com cogumelos

4 pessoas

Ingredientes

500 g batatas

100 g farinha

150 g farinha de trigo-sarraceno

150 g manteiga sem sal derretida

q.b. Parmegiano regiano

Caldo de cogumelos

20 g cogumelos porcini secos

5 g cogumelos trompete pretos secos

5 g cogumelos de Paris

1 folha de louro ½ caule de aipo

½ alho-francês

2 cebolinhas Pimenta-preta

Guarnição

Alho-francês

Cogumelos pioppini

Lascas de cogumelos porcini frescos

Fios de açafrão

Pétalas de flor de açafrão (ou flores comestíveis)


Modo de preparação

Para o merengue

1. Demolhe os cogumelos secos em água fria até ficarem macios. Pique-os grosseiramente e aloure numa panela. Quando estiverem dourados, junte um litro de água. deixe levantar fervura e cozinhe durante 20 minutos, depois escorra e reserve.

2. Lave e coza as batatas durante 30 minutos em água. depois de cozidas, escorra-as, descasque-as e esmague-as na mesma panela (de preferência, antiaderente). Acrescente as farinhas e mexa com uma espátula. Leve a panela ao lume (médio) e vá mexendo para não se pegar ao tacho. deixe cozinhar uma hora, reajuste temperos e deite a mistura num tabuleiro de forno com uma espessura de 5 mm. Deixe arrefecer.

3. Corte discos da mistura já fria com um cortador de bolachas de 2 cm. Espalhe a polenta num tabuleiro de forno, regue com a manteiga derretida e com uma quantidade generosa de Parmegiano regiano. Leva ao forno a 180 °C até o topo estar dourado e crocante.

4. Grelhe o alho-francês e aloure os cogumelos pioppini em manteiga para acompanhar. Aqueça o caldo de cogumelos. Agora está tudo pronto para o empratamento. Coloque o alho- -francês na base do prato com a polenta por cima e finalize com as lascas finas de cogumelos porcini, cogumelos pioppini e as pétalas e fios de açafrão. Verta o caldo de cogumelos por cima deste preparado apenas quando estiver à mesa.

Já alguma vez experimentou polenta com cogumelos? Prove ainda este delicioso soufflé de queijo.

Mais sobre almoço , jantar , vegetariano

Comentários

Experimente esta polenta com cogumelos em casa

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.